...

Horas Extras Noturnas no Emprego Doméstico: Saiba Como Aplicá-las!

Cada empregador doméstico tem uma necessidade diferente e aplica na relação empregatícia a melhor jornada de trabalho para a sua rotina. Assim, é sempre bom pontuar que cada jornada de trabalho tem as suas peculiaridades, como o que acontece com a jornada noturna, que conta com uma maneira bem diferente de calcular as horas extras noturnas no emprego doméstico.

Por isso, antes mesmo de escolher a melhor jornada de trabalho para você, é preciso descobrir todos os pormenores que a envolvem, para não correr riscos de processos trabalhistas – o terror dos empregadores. Fique por aqui e entenda tudo sobre as horas extras noturnas da doméstica. Boa leitura!

Horas Extras Noturnas no Emprego Doméstico

Como funciona o adicional noturno?

O adicional noturno é um direito garantido na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) a todas as empregadas domésticas com carteira assinada que exerçam a sua função no período das 22:00 às 05:00 da manhã. Esse direito consiste em receber um acréscimo de 20% sobre a hora diurna.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que são as horas extras noturnas no emprego doméstico?

As horas extras noturnas consistem no pagamento de um adicional de 50% ao empregado doméstico que exerceu sua função por mais horas do que o acordado em contrato durante a jornada noturna.

Esse tipo de jornada é contabilizada de maneira diferente da diurna. Ao trabalhar por 7 horas corridas durante a noite, é como se o empregado tivesse trabalhado por 8 horas, isso em razão da hora noturna durar aproximadamente 52 minutos.

Como funciona a remuneração das horas extras noturnas no emprego doméstico?

Segundo a lei Lei nº 150/2015, a PEC das Domésticas, o adicional noturno tem que integrar a base de cálculo das horas extras prestadas no período noturno, caracterizando um acréscimo de, no mínimo, 20% ao valor da hora normal paga ao empregado.

Assim, é fato que, quando o trabalhador noturno supera a jornada de 7 horas, passamos a falar em trabalho em regime de horas extras. Então, segundo decisão unânime da Súmula 60 do TST – gerada como forma de encerrar as dúvidas frequentes dos empregadores – além do adicional de 20%, a partir da sétima hora noturna o empregado deverá receber também o valor de 50% para cada hora ou fração dela.

É importante citar que, nesses casos, mesmo que a hora extra passe das cinco da manhã, o valor a ser pago deve ser o da hora extra noturna propriamente, já que a pessoa não descansou no período da noite.

Já quando a empregada trabalhar durante todo o período diurno e for solicitada a fazer algumas horas a mais, terá direito ao adicional noturno (bem como à hora extra noturna) apenas nas horas excedentes. Ou seja, se trabalhou das 13:00 às 22:00 e precisa ficar até as 23:00, apenas uma hora contará com o adicional noturno (22:00 às 23:00).

Existe limite de horas extras no emprego doméstico?

Sim, a CLT estipula um limite de duas horas extras diárias para empregadas domésticas com jornada de 8 horas, totalizando no máximo 10 horas trabalhadas no dia. Já no contrato de jornada parcial, a legislação permite apenas uma hora extra diária.

Procurando ajuda para a gestão doméstica?

Como você mesmo viu, a legislação trabalhista pode ter seus pormenores e regras excepcionais… Então que tal ficar antenado sobre as alterações das legislações, reformas e projetos de lei que envolvem o emprego doméstico?

O Hora do Lar te auxilia na gestão do emprego doméstico e te informa sobre os assuntos mais importantes sempre em primeira mão. Contando com uma plataforma digital que é referência no mercado, a sua gestão eficiente está mais do que garantida com o chat exclusivo para convocação, cálculos de recibos, integração ao eSocial e muito mais. Cadastre-se e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.