...

Inserir a Jornada de Trabalho da Doméstica no eSocial: Veja como!

Inserir a jornada de trabalho da doméstica no eSocial é parte fundamental da regularização da empregada. Basta acessar a plataforma e escolher o tipo de jornada registrado em contrato. Assim, você consegue informar os horários de início e término das atividades.

Ao contratar uma nova funcionária, a parte mais importante é regularizar a empregada doméstica. Elaborar o contrato de trabalho e fazer o registro no eSocial Doméstico são as etapas principais, às quais o empregador deve se atentar.

Afinal, não se trata apenas de fazer acordos com a doméstica e definir as regras para a realização das atividades. Registrar todas as informações é essencial, uma vez que garante a validade e legalidade de todos os combinados.

Por isso, inserir a jornada de trabalho da doméstica no eSocial é importante tanto para o empregador quanto para o empregado. Quer saber como realizar o processo? Não se preocupe, o Hora do Lar te ajuda com todos os detalhes. Fique conosco até o final e boa leitura.

inserir a jornada de trabalho da domestica no esocial
Passo a passo para inserir a jornada de trabalho da empregada doméstica no eSocial – Foto: Freepik.

Regularização da empregada doméstica

Ao contratar uma nova funcionária, o empregador deve se atentar a todas as devidas etapas para regularizar a empregada doméstica. Não se trata apenas de fazer acordos verbais e definir as regras para a realização das atividades – é preciso registrar todas as informações e processos.

Além do contrato de trabalho, no qual devem constar todos os detalhes sobre a prestação de serviço, o empregador precisa registrar todos os combinados na plataforma do eSocial Doméstico. Afinal, por se tratar de um sistema do Governo Federal, essa ação garante validade, legalidade e transparência à relação trabalhista.

Por isso, antes de inserir a jornada de trabalho da doméstica no eSocial, é importante se certificar de que ambas as partes possuem o cadastro na plataforma. Assim, você consegue informar todos os detalhes que constam no contrato de trabalho.

Cadastro no eSocial Doméstico

O eSocial Doméstico ou Simples Doméstico é um sistema de escriturações fiscais com o objetivo de unificar todas as informações sobre os empregadores e trabalhadores brasileiros. Por isso, é por meio deste sistema que se deve recolher todos os tributos referentes à sua relação trabalhista.

Desta forma, ao contratar a doméstica, é obrigatório que o registro mútuo seja feito no sistema. Em outras palavras, é preciso que tanto o empregador quanto a empregada tenham cadastro na plataforma.

Documentos para cadastro do empregador

Para realizar seu cadastro, o empregador precisa de alguns documentos. São eles:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Recibo de entrega das duas últimas declarações do Imposto de Renda;
  • Título de eleitor.

Ao preencher data de nascimento e CPF, o próprio sistema do eSocial verifica se existe o recibo das últimas 2 declarações. Caso o resultado seja negativo, o empregador deverá preencher o número do titulo de eleitor.

Dados para cadastro da empregada doméstica

Assim como para o cadastro próprio, o empregador deve informar alguns documentos da empregada. Nestes casos, ele pode solicitá-los a ela, mas com a condição de que a devolução ocorra em até 48 horas.

Para cadastrar a empregada doméstica no eSocial, você irá precisar dos seguintes dados:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Data de admissão;
  • País de nascimento;
  • Número do NIS (NIT/PIS/PASEP);
  • Raça/cor;
  • Escolaridade;
  • Número, série e UF da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • Endereço de residência do trabalhador;
  • Endereço do local de trabalho;
  • Tipo de contrato (indeterminado ou determinado);
  • Cargo;
  • Salário e periodicidade de pagamento (por hora, dia, semana, quinzena ou mês);
  • Jornada contratual.

Passo a passo para inserir a jornada de trabalho da doméstica no eSocial

Depois que ambas as partes estiverem devidamente cadastradas na plataforma do Governo, é preciso inserir as informações sobre o trabalho realizado. Aqui, você deve preencher os campos designados de acordo com os acordos feitos no momento da contratação e registrados no contrato de trabalho.

Por isso, um dos processos fundamentais é inserir a jornada de trabalho da doméstica no eSocial. Para te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou este passo a passo. Confira:

  1. Faça login no eSocial Doméstico;
  2. Selecione um tipo de jornada entre as 4 opções disponíveis;inserir a jornada de trabalho da domestica no esocial
  3. Em seguida será exibida a seguinte tela conforme a modalidade escolhida:como inserir jornada de trabalho da doméstica no esocial doméstico
  4. Primeiro, marque os dias de folga para indicar quando será o descanso do empregado. Ao clicar em “Folga” (localizada do lado direito do botão de seleção da jornada), o campo de horário de trabalho será apagado e permanecerá a indicação de folga para aquele dia;
  5. Depois, basta clicar no botão de seleção ao lado do dia da semana (coluna “Horário de Trabalho”) e escolher um horário padrão:
    • Jornada diurna de 4 h, sem intervalo.
    • Jornada diurna de 6 h, com 15 min de intervalo.
    • Jornada diurna de 7 h e 20 min, com 100 min de intervalo.
    • Jornada diurna de 8 h, com 60 min de intervalo.
    • Jornada diurna de 8 h e 48 min, com 72 min de intervalo.
    • Jornada diurna de 8 h, com 120 min de intervalo.
    • Jornada diurna de 9 h, com 60 min de intervalo.
  6. Depois de informar uma jornada em um dos dias da semana, o empregador poderá clicar no botão “Repetir o primeiro horário preenchido para todos os dias” e essa informação será replicada para todos os dias.

Inserir a jornada de trabalho da doméstica no eSocial fora das opções padrões

Além dessa maneira, o empregador pode fazer esse processo de forma manual caso queira inserir um horário diferente das opções padrões. Então, clique no botão “Incluir Horário de Trabalho”. Será exibida a tela abaixo:

inserir a jornada de trabalho da domestica no esocial

Assim, basta Informar a hora de entrada, saída, início e fim do intervalo e indicar os dias de trabalho. Para inclusão dos dados digitados, clique no botão “Continuar”.

Depois disso, basta salvar e pronto. A jornada de trabalho da empregada já está registrada no eSocial.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como simplificar todos os processos da empregada doméstica?

É preciso ter muito sangue-frio para enfrentar todas as etapas de contratação da doméstica, principalmente ao inserir as informações no sistema do eSocial Doméstico.

Desde o início da relação trabalhista, você pode contar com a plataforma Hora do Lar. O HDL te ajuda com todo o processo de contratação, inclusão de informações no eSocial e emissão de documentos mensais. Além disso, você também conta com cálculo de salário e registro de ponto automático.

Seja um empregador digital, cadastre-se plataforma Hora do Lar e comprove toda a facilidade, segurança e eficácia em sua relação empregatícia.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.