Veja o que é e Para que serve o Número do NIS

Publicado por Henrique Mattos em

Calculadora de Salário do Emprego DomésticoPowered by Rock Convert

O NIS (também chamado de NIT) e o PIS (Programa de Integração Social) são o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso as variadas nomenclaturas.

O PIS é gerado no primeiro emprego da pessoa. Já o NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é o NIS ?

NIS significa Número de Identificação Social. É um número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social

nis

Para o que serve o NIS?

Na posse deste número (NIS) os interessados podem se candidatar aos diversos programas sociais do governo, como por exemplo, Bolsa Família, Garantia de Safra (destinado aos agricultores familiares), entre outros. Normalmente, as inscrições nos programas são realizadas na prefeitura da cidade.

O NIS está associado ao PIS, destinado aos trabalhadores do setor privado. Caso uma pessoa que já obteve o NIS pretenda futuramente trabalhar com carteira assinada, usará o mesmo número.

Este único número serve para fazer várias consultas: FGTS, abono salarial e seguro-desemprego, por exemplo.

O NIS traz a possibilidade de simplificar a identificação do trabalhador que pode ser incluído em diferentes cadastros sociais ligados ao governo, portanto, com um único número se pode encontrar todos os benefícios e cadastros que o cidadão possui.

Dessa forma, o NIS pode ser visto com “CPF social” todos que estiverem cadastrados na Previdência Social e/ou no Ministério do Trabalho possui o número do NIS.

Powered by Rock Convert

Lembrando que o cadastro do NIS é realizado na Caixa Econômica Federal.

Como Consultar meu Número do NIS?

Este número pode ser consultado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho. Além do site do Cnis

calculadora de salario da empregada domesticaPowered by Rock Convert

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *