);

Para consultar o extrato do FGTS, ou solicitar o seguro-desemprego é necessário ter em mãos o número do PIS ou NIT mas, você sabe qual a diferença entre NIT e PIS e como conseguir esses números?

Quando ocorre o primeiro registro em carteira, ou a formalização do profissional autônomo, é gerado um código para que haja acompanhamento de saques e benefícios gerados pela Caixa Econômica Federal.

A contribuição e acompanhamento do número do PIS ou NIT, é importante também para controle de calendário da aposentadoria. Então saber qual a diferença entre NIT e PIS é muito importante, além de, saber como consultar. Continue lendo esse artigo e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

O que significa NIT?

NIT – Numero de Registro do Trabalhador, é um código gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), mesma base por exemplo de quem recebe Bolsa Família. Serve para identificar o trabalhador autônomo ou que nunca tiveram carteira assinada.

O que significa PIS?

PIS – Programa de Integração Social, é um código gerado pelo sistema da CAIXA assim que a empresa privada cadastra o funcionário de primeiro registro. O número do PIS é único para cada pessoa, mesmo que ele passe da condição de empregador de empresa privada, para setor público ou autônomo.

Qual a diferença entre NIT e PIS?

Basicamente a diferença entre NIT e PIS é que o NIT é o registro para pessoas que nunca tiveram carteira assinada, no caso para os autônomos e o PIS é para quem está na situação contrária.

Por exemplo, a diarista que nunca manteve vínculo empregatício terá o seu cadastro pelo NIT e a empregada doméstica, devidamente registrada, terá o seu cadastro pelo PIS. O acompanhamento e consulta desses números é importante para aposentadoria, seguro-desemprego e acesso ao extrato do FGTS.

Como consultar o número do NIT e PIS?

Para consultar o seu número de registro é bem simples, basta acessar o site do Meu INSS  e caso seja seu primeiro acesso, acessar Entrar e depois Criar a sua conta, conforme imagens abaixo:

Após isso você pode optar a forma de fazer o seu cadastro, a validação pelo CPF é a mais fácil e rápida. Finalizado o processo você terá acesso ao seu número de registro.

Como é feito o cadastro no NIT para diaristas?

A diarista para se cadastrar no NIT, precisa se cadastrar no INSS. O número do NIT será gerado após esse cadastro que pode ser feito pela internet. Basta acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (cnisnet.inss.gov.br) e informar dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF.

Quer receber novidades sobre o emprego doméstico?

Tudo o que você precisa saber sobre o emprego doméstico como salário mínimo regional, férias, décimo terceiro, suspensão de contrato e outros assuntos estão aqui! Não se esqueça de ativar a notificação de push e receber em primeira mão todos os nossos artigos.

Calculadora de Salário do Emprego Doméstico

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *