...

Obrigações do Empregador Doméstico em Junho: veja lista!

As obrigações do empregador doméstico em junho são: pagamento do salário, pagamento da Guia DAE e adiantamento do vale-transporte referente ao mês de julho, se a empregada não sair de férias. Além disso, o controle de ponto é fundamental para a relação trabalhista.

Com a metade do ano se aproximando, o empregador doméstico tem alguns meses de calmaria e estabilidade. Afinal, os inícios e fins de ciclo sempre são agitados e corridos, uma vez que trazem diversos encargos e responsabilidades. 

Por isso, é comum sentir uma certa familiaridade com os deveres de junho. Contudo, ainda é preciso se atentar e tomar cuidado para não cometer erros e inconsistências que colocam a relação trabalhista em risco. 

Então, quer saber quais são as obrigações do empregador doméstico em junho? Não se preocupe, o Hora do Lar preparou todos os detalhes que você precisa saber. Continue conosco até o final e boa leitura.

obrigacoes do empregador domestico em junho
Lista completa de todas as obrigações do empregador doméstico em junho – Foto: Freepik.

Obrigações do empregador doméstico em junho

Mais um mês que se inicia, mais uma série de deveres para o contratante doméstico. Afinal, contratar trabalhadores domésticos para ajudar no dia a dia de seu lar não é uma tarefa simples, mas que requer atenção e cuidado.

As obrigações do empregador doméstico em junho são:

  • 06/06 (terça-feira): pagamento do salário referente ao trabalho de maio;
  • 07/06 (quarta-feira): emissão e pagamento da Guia DAE do eSocial Doméstico;
  • Até 30/06 (última sexta-feira do mês): adiantamento do vale-transporte referente a julho;
  • Controle e registro de ponto da trabalhadora doméstica.

Ficou com dúvidas em algum deles? Não se preocupe, o Hora do Lar preparou os detalhes para você:

06/06 – Salário da empregada doméstica

O empregador deve pagar o salário da empregada doméstica até o 5° dia útil do mês, que em junho é dia 06/06. Afinal, vale lembrar que o sábado é considerado como dia útil para pagamento da trabalhadora.

Além disso, não se esqueça de realizar os devidos acréscimos e descontos. Lembre-se de calcular as horas extras e adicionais noturnos (se houver), eventuais faltas, desconto da o FGTS e outros.

Você também pode se interessar:

07/06 – Pagamento da Guia DAE

A Guia DAE reúne todos os encargos previdenciários referentes à empregada doméstica. Por isso, ela deve ser paga todos os meses até o dia 07. 

Os principais tributos da Guia DAE são:

  • INSS do empregador: 8%
  • INSS da empregada: 7,5% a 14% (a depender do salário);
  • FGTS: 8%;
  • Reserva indenizatória: 3,2%;
  • Seguro contra acidente de trabalho: 0,8%;
  • IRPF – caso maior que o teto.

O empregador pode pagar o documento via PIX ou em qualquer Casa Lotérica, mediante boleto bancário.

Confira como emitir a Guia DAE com este artigo completo do Hora do Lar: Como Emitir a Guia DAE do eSocial Doméstico? Guia Completo!

Até 30/06 – Adiantamento do vale-transporte

O vale-transporte custeia o deslocamento da empregada doméstica entre sua casa e seu local de trabalho, todos os dias. Contudo, ela apenas recebe o benefício mediante requerimento prévio, no qual ela deve apresentar quantas passagens precisa diariamente e o valor de cada uma.

Por isso, o vale-transporte é pago de forma adiantada, sempre proporcional à quantidade de dias de trabalho do mês seguinte. Afinal, o objetivo é que a empregada tenha condições de chegar até o trabalho.

O empregador pode pagar o benefício em dinheiro ou via depósito no ticket de transporte da empregada. Além disso, é possível descontar até 6% de seu salário, mas nunca mais do que isso. Caso o valor necessário seja maior, o empregador deve retirar de seu próprio bolso.

Ainda, caso disponha de seus próprios meios de transporte, como carro ou moto particular, a empregada não pode requerer o vale-transporte.

Controle de ponto da doméstica

O controle de ponto é uma das principais e mais importantes responsabilidades do empregador – além de ser previsto por lei. Afinal, ao final do mês, ele é seu principal aliado.

Existem 3 maneiras de registrar os horários de entrada, saída e pausa da funcionária:

  • Manual: o empregador oferece uma planilha ou folha de ponto para que a trabalhadora anote seus horários, à mão;
  • Mecânico: uma máquina é responsável pelas marcações quando a empregada inserir o cartão de ponto;
  • Eletrônico: através de um software especializado, a trabalhadora realiza as marcações e o sistema armazena e contabiliza todas as horas de forma automática.

Mas já pensou chegar ao fim do mês e ter que contar todas as horas de trabalho da doméstica? Ou, pior, perder os registros ou eles estarem ilegíveis? Tudo isso apenas torna toda a rotina mais estressante e demorada, além de te deixar vulnerável a erros.

Por isso, que tal contar com o Hora do Lar, uma plataforma especialista em emprego doméstico que faz o registro de ponto de forma automática, simples e segura?

Com o Hora do Lar, basta disponibilizar o código QR para sua empregada para que ela o escaneie sempre que quiser abrir ou fechar o ponto. As horas são contabilizadas de forma automática, e divididas entre horas normais e horas extras.

Fácil, não é? Então não perca tempo e comece agora.

Veja: Aplicativo para Controle de Ponto de doméstica: automatize!

[BÔNUS] Como fazer uma gestão completa da empregada doméstica?

O Hora do Lar não te ajuda apenas com o registro e controle de ponto da empregada doméstica. Nossa missão vai muito além disso, e nosso objetivo é deixar toda a sua rotina de gestão mais simples, prática e automática.

Por isso, há quase 10 anos no mercado, o HDL ajuda mais de 15.000 empregadores no gerenciamento mensal de suas trabalhadores, em todos os momentos, processos e etapas – desde a contratação até a eventual rescisão de contrato.

Tudo isso através de funcionalidades práticas, como:

  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Descubra tudo o que podemos fazer por você otimize seu tempo com segurança na gestão de empregados domésticos. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.