...

Antecipação do 13° Salário nas Férias da doméstica: Guia!

A antecipação do 13° salário nas férias da doméstica é uma medida legal, que pode ser requerida pela trabalhadora. Assim, quando a empregada sai de férias, o empregador deve pagar seu salário + 1/3 constitucional junto à antecipação da 1° parcela do 13°.

Os empregadores domésticos devem pagar uma série de obrigações aos seus empregados, como o 13° salário e a concessão das férias. Mas você consegue imaginar como ficam esses encargos quando devem ser pagos juntos?

Pois é, isso pode acontecer. Quando a empregada doméstica pede o adiantamento da 1° parcela do 13º salário junto com as férias, é preciso saber como proceder, fazer o acordo individual e inserir essas informações no eSocial.

O assunto não é tão popular entre os empregadores, e é por isso que o Hora do Lar elaborou este guia sobre a antecipação do 13° salário nas férias da doméstica. Fiquie conosco até o final e boa leitura.

antecipacao do 13 salario nas ferias da domestica
Guia completo da antecipação do 13° salário da doméstica nas férias – Foto: Freepik.

Férias da empregada doméstica

Para entender como o pedido de antecipação do 13° salário ocorre, é preciso entender primeiro como funcionam as férias da doméstica. Afinal, é junto a este período que ela irá receber o adiantamento.

De acordo com o distposto na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas):

Art. 129 -Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.

Além disso, a Lei Complementar 150 garante o pleno acesso aos direitos trabalhistas pelos empregados domésticos. Por isso, os trabalhadores domésticos têm direito a até 30 dias de férias a cada 12 meses (1 ano) de trabalho.

O empregador deve oferecer o descanso durante o período concessivo, que dura 1 ano e se inícia ao final do período aquisitivo, que também tem duração de 12 meses. Além disso, a quantidade de dias de férias é proporcional ao total diário de horas de trabalho da doméstica.

Dessa forma, em até 2 dias antes do início de suas férias, o empregador deve pagar o salário + 1/3 de seu valor como remuneração referente ao período.

Você pode se interessar: Cálculo de Férias da Empregada Doméstica 2023: Como fazer?

13° salário da doméstica

O 13º salário é o nome popular para a Gratificação de Natal, que garante a todo trabalhador com carteira assinada uma parcela de salário a mais no final do ano, no valor equivalente ao de sua contratação. Ou seja, funciona como um salário a mais para o empregado, pago em até 2 parcelas.

A medida foi instituída pela Lei Nº 4.090 de 1962, segundo a qual:

Art. 1º – No mês de dezembro de cada ano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus.

Avos do 13°

Os avos do 13º salário são os meses trabalhados pelo empregado. Ou seja, representam cada mês, sendo o pagamento do 13° proporcional ao total de avos (meses) trabalhados durante o ano.

Então, se a doméstica tiver prestado serviços durante os 12 meses do ano, tem direito a receber 12/12 avos do 13º salário. Contudo, se ela tiver trabalhado apenas 8 meses, por exemplo, deverá receber o valor correspondente a este período de trabalho – ou seja, 8/12 avos do 13° salário.

Pagamento do décimo terceiro

O empregador pode pagar o 13° salário da doméstica em 2 parcelas: a 1° paga até o dia 30 de novembro e 2° até o dia 20 de dezembro.

Além disso, o empregador também pode realizar o pagamento integral do 13° da doméstica. Ou seja, pagar o valor todo em apenas uma vez. Neste caso, o pagamento do valor completo deve ser feito até o dia 30 de novembro.

Confira: 13° salário da empregada doméstica: Quando pagar? Confira!

Antecipação do 13° salário nas férias da doméstica

Antes de sair de férias, pode ser que a empregada opte por receber o valor da 1° parcela do décimo terceiro de forma antecipada. Neste caso, o empregador deve fazer a antecipação do 13° salário nas férias da doméstica.

Assim, é comum que, ao receberem a remuneração referente a seu período de férias, as domésticas também optem por receber a primeira parcela do 13° salário. Vale lembrar que a antecipação do 13º salário nas férias da doméstica é garantida por lei e um direito da empregada. 

Contudo, atenção: a legislação não permite o adiantamento das duas parcelas do 13° salário, mas sim apenas da 1°. Além disso, a decisão deve partir da empregada e o empregador deve acatar esse pedido. 

A solicitação de antecipação precisa ser feita e entregue por escrito no mês de janeiro, conforme prevê o Decreto 57.155/65.

Por outro lado, é de responsabilidade do empregador realizar a liberação do pagamento à doméstica, válido apenas para as férias a partir do mês de fevereiro de cada ano. 

Ademais, o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente ao mês das férias não apresentará alterações.

O que acontece se o empregador não aceitar o adiantamento do 13°?

A iniciativa do adiantamento do 13° salário deve partir da doméstica. Uma vez feito esse requerimento, o empregador deve aceitar o adiantamento. Caso a doméstica não entregue o documento solicitando a antecipação, então não há necessidade de realizar o adiantamento.

Contudo, caso a doméstica entregue o requerimento mas o empregador não pague o adiantamento, ele pode correr o risco de sofrer ações trabalhistas. Por isso, é importante tomar cuidado para não se deparar com a justiça.

Como inserir antecipação do 13° salário nas férias da doméstica no eSocial

Para registrar a antecipação do 13º salário nas férias da doméstica, confira o passo a passo a seguir:

  1. Faça o login em sua conta do eSocial usando seus dados gov.br;
  2. Clique na opção “Folha de Pagamentos”;
  3. Vá para “Dados de folha de pagamento”;
  4. Selecione a competência na qual houve o pagamento;
  5. Clique no nome do funcionário para editar as remunerações;
Antecipação do 13° salário nas férias da doméstica
Menu “Folha de Pagamentos” do eSocial Doméstico – Foto: eSocial.

Em seguida, continue:

  1. Aperte em “Adicionar outros vencimentos/pagamentos”;
  2. Procure a rubrica de adiantamento de 13° salário;
  3. Clique em “Adicionar”;
  4. Preencha o valor do adiantamento com a metade do salário do mês anterior.
Antecipação do 13° salário nas férias da doméstica
Rubrica de adiantamento do 13° salário da doméstica no eSocial – Foto: eSocial.
Antecipação do 13° salário nas férias da doméstica
Valor da antecipação do 13° salário nas férias da doméstica pelo eSocial – Foto: Freepik.

Já programar as férias da doméstica, basta seguir as seguintes etapas:

  1. Vá em “Empregados” e, em seguida, “Gestão dos empregados”;
  2. Clique no nome do funcionário e, depois, em “Férias”,
  3. Preencha os dados solicitados;
  4. Clique em programar férias.

A tela do eSocial irá mostrar o seguinte texto com informações importantes para que você prossiga com o evento.

Antecipação do 13° salário nas férias da doméstica
Programação de férias da doméstica pelo eSocial – Foto: eSocial.

Pronto. Só não se esqueça de que, no momento de preencher a data das férias, é necessário escolher o período da mesma competência em que houve o adiantamento de 13º salário para que o eSocial calcule os encargos de férias e 13º na mesma guia DAE.

Faça a melhor gestão de empregados domésticos

Ufa, deu para perceber que se atentar a todos os detalhes e processos da relação trabalhista não é uma tarefa simples, não é? Afinal, em meio a uma rotina agitada, é comum que muitos empregadores domésticos tenham dificuldades em fazer uma boa gestão de seus empregados.

Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. 

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.