...

Qualificação Cadastral do Empregado Doméstico: como consultar?

A qualificação cadastral do empregado doméstico é a verificação da consistência de seus dados cadastrados, para a garantir a veracidade e confiabilidade das informações. Desde a unificação de todos os sistemas do Governo Federal, incluindo o eSocial Doméstico, a qualificação cadastral passou a ser feita pelo CPF.

Com a admissão de um trabalhador doméstico, uma das etapas fundamentais é o registro no eSocial Doméstico. São diversas informações e documentos necessários para o cadastro do trabalhador na plataforma, e nem sempre os dados são compatíveis.

A qualificação cadastral do empregado doméstico nada mais é que a análise dos dados oferecidos, a fim de avaliar sua coerência e validade. Anteriormente, o contratante podia comparar o CPF com o número do NIS/NIT/PIS/PASEP do profissional.

Contudo, com a unificação dos sistemas do Governo Federal — incluindo o eSocial Doméstico —, este processo sofreu algumas mudanças. Quer saber o que mudou e como avaliar a qualificação cadastral do empregado doméstico? Então continue com o Hora do Lar até o final e boa leitura.

qualificacao cadastral do empregado domestico
A qualificação cadastral do empregado doméstico garante a validez de todos os dados informados pelo profissional para registro no eSocial Doméstico — Foto: Freepik.

O que é qualificação cadastral do empregado doméstico?

A qualificação cadastral do empregado doméstico é a verificação da consistência e veracidade dos dados de cadastro informados pelo profissional. A ação garante a validez e confiabilidade das informações registradas e repassadas pelo colaborador, no momento da admissão.

Trata-se de um processo muito importante para o registro do empregado doméstico no eSocial. Afinal, a plataforma reúne informações trabalhistas, tributárias e previdenciárias dos empregadores e empregadas brasileiros.

Assim, garante-se a veracidade e coerência de todas as informações dispostas na plataforma e apresentadas ao empregador no momento da contratação da profissional.

Como fazer a qualificação cadastral do empregado doméstico?

Até 2021, o contratante podia realizar a qualificação cadastral do empregado doméstico a partir da comparação dos dados presentes no CPF (Cadastro de Pessoa Física) com o NIS/NIT/PIS/PASEP. Contudo, neste ano, a inserção do NIS deixou de ser exigida pela plataforma.

Desde então, o empregador pode validar as informações cadastrais do empregado a partir do CPF do profissional. Além disso, alguns dados são necessários para a verificação, como o nome completo do trabalhador, sua data de nascimento e o CPF.

Para consultar a qualificação cadastral do empregado doméstico, o contratante pode acessar a funcionalidade pelo próprio eSocial, clicando aqui. Basta preencher os campos com os dados solicitados, informados pelo empregado admitido.

Caso alguma discrepância de dados seja identificada, o eSocial Doméstico impossibilita a informação da contratação do empregado.

Você pode se interessar:

Qual a importância da qualificação cadastral?

A qualificação cadastral do empregado doméstico é muito importante para o registro do profissional no eSocial Doméstico. A partir da validade e coerência das informações e dados do trabalhador, o contratante pode efetivamente informar sua admissão na plataforma do governo federal.

Uma vez que o CPF é a referência fundamental para a qualificação, ambas as partes da relação devem se atentar ao seu informe correto, bem como à atualização de dados sempre que necessário.

Assim, garante-se a coerência de todas as informações referentes ao empregado, evitando-se problema nas etapas de geração e envio das obrigações tributárias e trabalhistas.

Como corrigir as informações?

Para os casos em que o empregado não possui número de CPF ou os dados estejam incorretos, ou desatualizados, é preciso comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios. Nestas, é possível realizar a inscrição ou correção do CPF.

Então, em caso de divergências:

  • Divergências no CPF (“suspenso”, “nulo” ou “cancelado”, nome ou data de nascimento discrepante): o próprio sistema apresenta uma mensagem com a orientação para solicitar a alteração de dados;
  • Divergências relativas ao NIS (CPF ou data de nascimento discrepantes): a orientação é dada conforme o ente responsável pelo cadastro do NIS (INSS, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).

O profissional também pode efetuar o processo online, através do site da Receita Federal.

Um detalhe importante é que as alterações cadastrais realizadas pela Caixa ou pelo Banco do Brasil serão reconhecidas em até 07 dias após o ajuste.

Gestão simples e segura do empregado doméstico

Garantir a coerência e veracidade de todos os dados oferecidos pelo profissional é fundamental para que toda a relação trabalhista esteja nos conformes legais. Contudo, a qualificação cadastral do empregado doméstico não é o único processo que demanda a atenção do empregador.

Todos os meses, o contratante se depara com uma série de responsabilidades e obrigações que vêm com a admissão de um trabalhador doméstico. Em meio a uma rotina corrida e agitada, é comum que lembrar de todas elas se torne um tanto complicado.

Então, que tal contar com uma ajuda especializada?

Conheça o Hora do Lar, a solução completa e inteligente que você precisa para ter segurança e agilidade na gestão de seus empregados domésticos.

Há quase 10 anos, o HDL auxilia mais de 15.000 empregadores, a fim de evitar erros e inconsistências em que causem ações trabalhistas. Para isso, entregamos uma plataforma intuitiva com funcionalidades úteis para a rotina do empregador, como:

  • Registro de ponto por aplicativo;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Geração de informe de rendimentos anual;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e simplifique sua rotina de gestão de empregados domésticos. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.