...

Qualificação Cadastral do Empregado Doméstico: como consultar?

A qualificação cadastral do empregado doméstico é a verificação da consistência de seus dados cadastrados, para a garantir a veracidade e confiabilidade das informações. Desde a unificação de todos os sistemas do Governo Federal, incluindo o eSocial Doméstico, a qualificação cadastral passou a ser feita pelo CPF.

Com a admissão de um trabalhador doméstico, uma das etapas fundamentais é o registro no eSocial Doméstico. São diversas informações e documentos necessários para o cadastro do trabalhador na plataforma, e nem sempre os dados são compatíveis.

A qualificação cadastral do empregado doméstico nada mais é que a análise dos dados oferecidos, a fim de avaliar sua coerência e validade. Anteriormente, o contratante podia comparar o CPF com o número do NIS/NIT/PIS/PASEP do profissional.

Contudo, com a unificação dos sistemas do Governo Federal — incluindo o eSocial Doméstico —, este processo sofreu algumas mudanças. Quer saber o que mudou e como avaliar a qualificação cadastral do empregado doméstico? Então continue com o Hora do Lar até o final e boa leitura.

qualificacao cadastral do empregado domestico
A qualificação cadastral do empregado doméstico garante a validez de todos os dados informados pelo profissional para registro no eSocial Doméstico — Foto: Freepik.

O que é qualificação cadastral do empregado doméstico?

A qualificação cadastral do empregado doméstico é a verificação da consistência e veracidade dos dados de cadastro informados pelo profissional. A ação garante a validez e confiabilidade das informações registradas e repassadas pelo colaborador, no momento da admissão.

Trata-se de um processo muito importante para o registro do empregado doméstico no eSocial. Afinal, a plataforma reúne informações trabalhistas, tributárias e previdenciárias dos empregadores e empregadas brasileiros.

Assim, garante-se a veracidade e coerência de todas as informações dispostas na plataforma e apresentadas ao empregador no momento da contratação da profissional.

Como fazer a qualificação cadastral do empregado doméstico?

Até 2021, o contratante podia realizar a qualificação cadastral do empregado doméstico a partir da comparação dos dados presentes no CPF (Cadastro de Pessoa Física) com o NIS/NIT/PIS/PASEP. Contudo, neste ano, a inserção do NIS deixou de ser exigida pela plataforma.

Desde então, o empregador pode validar as informações cadastrais do empregado a partir do CPF do profissional. Além disso, alguns dados são necessários para a verificação, como o nome completo do trabalhador, sua data de nascimento e o CPF.

Para consultar a qualificação cadastral do empregado doméstico, o contratante pode acessar a funcionalidade pelo próprio eSocial, clicando aqui. Basta preencher os campos com os dados solicitados, informados pelo empregado admitido.

Caso alguma discrepância de dados seja identificada, o eSocial Doméstico impossibilita a informação da contratação do empregado.

Você pode se interessar:

Qual a importância da qualificação cadastral?

A qualificação cadastral do empregado doméstico é muito importante para o registro do profissional no eSocial Doméstico. A partir da validade e coerência das informações e dados do trabalhador, o contratante pode efetivamente informar sua admissão na plataforma do governo federal.

Uma vez que o CPF é a referência fundamental para a qualificação, ambas as partes da relação devem se atentar ao seu informe correto, bem como à atualização de dados sempre que necessário.

Assim, garante-se a coerência de todas as informações referentes ao empregado, evitando-se problema nas etapas de geração e envio das obrigações tributárias e trabalhistas.

Como corrigir as informações?

Para os casos em que o empregado não possui número de CPF ou os dados estejam incorretos, ou desatualizados, é preciso comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios. Nestas, é possível realizar a inscrição ou correção do CPF.

Então, em caso de divergências:

  • Divergências no CPF (“suspenso”, “nulo” ou “cancelado”, nome ou data de nascimento discrepante): o próprio sistema apresenta uma mensagem com a orientação para solicitar a alteração de dados;
  • Divergências relativas ao NIS (CPF ou data de nascimento discrepantes): a orientação é dada conforme o ente responsável pelo cadastro do NIS (INSS, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).

O profissional também pode efetuar o processo online, através do site da Receita Federal.

Um detalhe importante é que as alterações cadastrais realizadas pela Caixa ou pelo Banco do Brasil serão reconhecidas em até 07 dias após o ajuste.

Gestão simples e segura do empregado doméstico

Garantir a coerência e veracidade de todos os dados oferecidos pelo profissional é fundamental para que toda a relação trabalhista esteja nos conformes legais. Contudo, a qualificação cadastral do empregado doméstico não é o único processo que demanda a atenção do empregador.

Todos os meses, o contratante se depara com uma série de responsabilidades e obrigações que vêm com a admissão de um trabalhador doméstico. Em meio a uma rotina corrida e agitada, é comum que lembrar de todas elas se torne um tanto complicado.

Então, que tal contar com uma ajuda especializada?

Conheça o Hora do Lar, a solução completa e inteligente que você precisa para ter segurança e agilidade na gestão de seus empregados domésticos.

Há quase 10 anos, o HDL auxilia mais de 15.000 empregadores, a fim de evitar erros e inconsistências em que causem ações trabalhistas. Para isso, entregamos uma plataforma intuitiva com funcionalidades úteis para a rotina do empregador, como:

  • Registro de ponto por aplicativo;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Geração de informe de rendimentos anual;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e simplifique sua rotina de gestão de empregados domésticos. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.