...

Registrar Contrato de Experiência no eSocial Doméstico: confira!

O contrato de experiência garante um período de teste e adaptação da empregada doméstica antes da contratação. Registrar contrato de experiência no eSocial Doméstico é fundamental, pois deve haver o recolhimento da Guia DAE desde o primeiro mês de experiência.

Toda empregada doméstica que for admitida sob contrato de experiência deve ter sua situação registrada no site do eSocial doméstico. Dessa forma, deve-se estabelecer o cadastro desde o primeiro dia, com a assinatura em carteira e emissão de contrato de experiência. 

Por não ser um contrato convencional, ainda podem surgir dúvidas sobre como registrar contrato de experiência no eSocial doméstico. Essas dúvidas são plausíveis, visto que o sistema do eSocial doméstico, apesar de diversas alterações, ainda resulta em dificuldades para os empregadores.

Por isso, continue nesse artigo para entender melhor sobre contrato de experiência da empregada doméstica e como registrá-lo no eSocial Doméstico. Boa leitura.

registrar contrato de experiencia no esocial domestico
Passo a passo completo de como registrar o contrato de experiência da empregada doméstica no eSocial Doméstico – Footo: Freepik.

O que é um contrato de experiência?

Para garantir um período de avaliação de uma nova empregada doméstica, o empregador tem a opção de estabelecer um contrato de experiência. 

Benéfico para a trabalhadora e também ao empregador, esse contrato permite uma adaptação  e assim, assegura que essa relação de trabalho seja efetiva. 

Nesse tempo de prestação de serviço, a empregada doméstica tem acesso a uma série de direitos e após esse contrato se encerrar, o empregador pode escolher rescindir o contrato sem precisar pagar aviso prévio.

Assim, o modelo de contrato de experiência é uma modalidade de contrato criado para comprovar se a empregada doméstica tem ou não aptidão para desenvolver suas atividades, como também, avaliar se a relação diária atenderá as expectativas de ambos os lados.

O contrato de experiência determina um prazo que pode ser estendido, desde que não ultrapasse o período de 90 dias. Caso esse período seja atingido e o empregador manter o contrato de experiência, a relação trabalhista é anulada, de acordo com as determinações legais.

Veja na tabela os prazos e as extensões possíveis para cada um:

30 diasestendidos durante mais 60 dias;
45 diasestendidos durante mais 45 dias;
60 diasestendidos durante mais 30 dias.

Registro do contrato de experiência na carteira de trabalho

Assim como a assinatura em carteira, o registro no eSocial Doméstico é obrigatórios e deve ser feito logo no ato de contratação. Ambos os registros servem para regularizar a nova relação de trabalho da empregada doméstica.

Dessa forma, o empregador deve registrar o contrato de experiência na página de “Anotações Gerais” da CTPS, transcrevendo as seguintes informações:

(nome do empregado doméstico), foi admitido em (data) no regime de contrato de experiência de xx (dias), podendo ser prorrogado por mais (dias).

Assinatura do empregador

Assinatura do empregado doméstico

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como registrar contrato de experiência no eSocial doméstico

Recentemente, o eSocial passou por mudanças e agora é possível registrar o contrato de experiência no sistema. Após o cadastro do empregador empregador doméstico no eSocial, ele deverá, então, realizar o da empregada doméstica.

Ao preencher as informações pessoais do empregado doméstico, será aberta uma tela de “Dados Contratuais”, onde o empregador irá informar o contrato de experiência.

Nesta aba o empregador deverá selecionar a opção “Prazo determinado (inclusive contrato de experiência)”

como-registrar-contrato-de-experiência-no-esocial-doméstico

Depois disso, a próxima etapa será preencher as informações contratuais do período de experiência, no qual o empregador deverá informar o tempo de duração do contrato.

É importante ressaltar que o período não pode ultrapassar 90 dias. Depois disso, selecione a opção salvar e todos os dados serão armazenados no sistema.

Entretanto, caso o empregador decida por prorrogar o prazo estabelecido no eSocial, deverá ir novamente ao site e computar essa prorrogação.

Para informar a extensão do contrato de experiência, o empregador deverá selecionar a opção “Trabalhadores”. Logo em seguida, deve-se selecionar o nome do empregado que está em experiência. 

Na etapa seguinte entre na opção “Dados Contratuais” e então registre a prorrogação do contrato de experiência no eSocial doméstico.

como-registrar-contrato-de-experiência-no-esocial-doméstico

Recolhimento da Guia DAE

Ao registrar contrato de experiência no eSocial doméstico o empregador tem a obrigação de recolher mensalmente a Guia DAE. Neste documento estão todos os encargos trabalhistas presentes na folha de pagamento do trabalhador.

Esta guia é paga obrigatoriamente ao 7º dia de cada mês, e por isso, atraso no recolhimento pode ocasionar multas ao empregador.

Gestão inteligente e segura da sua empregada doméstica

Todo empregador deve entender que as suas responsabilidades ao contratar um empregado doméstico vão além do recolhimento da Guia DAE. A gestão do empregado engloba registro de ponto, cálculo de férias, 13° salário e horas extras, por exemplo.

Para manter tudo conforme a legislação, o empregador pode contar com o auxílio de uma ferramenta de gerenciamento do empregado doméstico. Por isso, o Hora do Lar foi criado. 

A Plataforma Hora do Lar é a mais segura e tecnologica para a gestão do empregada doméstica. Assim, o HDL ajuda o empregador desde o início da contratação, gerando automaticamente contratos de trabalho, sejam convencionais ou de experiência. 

Além disso, o Hora do Lar faz a emissão da Guia DAE atual e atrasada, gera folha de pagamento e lança diretamente no eSocial.

Com o app do HDL, o empregador tem acesso ao sistema de registro de ponto digital, que então, documenta as informações e realiza os cálculos de faltas, atrasos, férias e folha de pagamento.

Conheça todos os serviços da Plataforma Hora do Lar e descubra como podemos melhorar a gestão do seu empregado doméstico.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.