Como Registrar o Afastamento do Empregado no eSocial Doméstico?

Publicado por Kezia Amaro em

Existem uma porção de motivos para que um empregado doméstico se afaste da sua função. Pode ser por acidente relacionado ou não ao trabalho, licença maternidade, doenças etc.

O mais importante, independente do caso, é saber como proceder após o ocorrido, como por exemplo, registrar o afastamento do empregado no eSocial doméstico.

Neste artigo você vai ficar por dentro do procedimento correto para informar o afastamento no eSocial doméstico sem erros. Ótima leitura!

afastamento emprego doméstico

Informar o afastamento do empregado doméstico no eSocial

O processo é tecnicamente simples e rápido de ser feito no sistema do eSocial. Contudo apesar da pouca complexidade este procedimento é extremamente necessário. Veja abaixo os passos para registrar o afastamento:

1° – Faça login no Portal oficial do eSocial doméstico;

2° – Na guia “Trabalhador”, clique na opção “Afastamento temporário”;

3° – Agora o empregado deve escolher o nome do empregado que está afastado;

4°- Será aberta uma tela, onde o empregador deve selecionar o botão “Registrar afastamento”

5°- Após isso, deve ser informada data e o motivo do afastamento do empregado doméstico.  O usuário poderá informar também a data de término do afastamento no mesmo evento, desde que ele já tenha ocorrido ou que a data do registro não seja superior à data atual acrescida de 15 dias corridos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Retorno de afastamento do empregado

Assim como o afastamento, o retorno do empregado doméstico as suas atividades também deve ser informado no sistema do eSocial. Veja como fazer:

1° – Clique no registro do afastamento do empregado feito anteriormente;

2° – Na próxima tela, selecione o botão “Registrar retorno”. Após isso o empregado deve informa a data de volta do emprega;

3° – Por último clique me “Salvar” para que o sistema registre o retorno do empregado doméstico.

Recolhimento da Guia DAE

Embora o empregado esteja afastado, ainda sim, o empregador deve continuar recolhendo a Guia DAE mensalmente, até o retorno do trabalhador a sua função.

Acidente de trabalho

Todo e qualquer afastamento deve ser registrado no eSocial doméstico, porém no caso de acidente de trabalho outra etapa deve ser feita pelo empregador. Neste caso o ocorrido deve ser registrado na Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O empregador deverá imprimir o documento e preencher as informações referente ao acidente de trabalho e leva-lo até uma agência mais próxima do INSS.

A outra opção para o empregador é baixar o aplicativo do CAT Online e fazer todos procedimento pela internet.

Curtiu toda as informações sobre o eSocial que você leu neste artigo? Então assine a newsletter do Hora do Lar para receber o melhor conteúdo para gestão do seu empregado doméstico.

Gerencie Tranquilamente seu Empregado Doméstico

Com tantas responsabilidades a vida do empregador esta cada vez mais difícil, visto que também tem que gerenciar e seguir todas as leis do trabalho doméstico com sua empregada doméstica, nós do Hora do Lar estamos aqui para simplificar a vida tanto do empregador quanto do empregado! Já que os dois terão registros e seguros de que estão dentro da lei.

O HDL gera automaticamente toda a documentação de pagamento a partir do registro de ponto feito por aplicativo para smartphone do próprio empregado.
Entre os vários controles e documentos gerados estão os recibos de pagamento do 13º.
Uma das plataformas mais sofisticadas e que torna o processo mais automatizado, o Hora do Lar oferece desde a etapa de cadastro, controle de ponto, entrega de documentos mensais e mesmo a regeração de guias DAE do eSocial não pagas no vencimento, um processo bastante prático e rápido, facilitando e tornando tudo mais seguro para o empregador doméstico.

Powered by Rock Convert

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *