Salário e remuneração, apesar de envolver pagamento, podem parecer iguais mas são bem diferentes.
No emprego doméstico existem dúvidas muito complexas, como por exemplo fazer o cálculo de férias da empregada. Porém, outros questionamentos são bem mais simples como a diferença entre salário e remuneração.
Neste momento você pode até estar um pouco surpreso, mas sim, tem diferença entre essas duas definições de pagamento. Justamente sobre este assunto que vamos tratar neste artigo. Boa leitura!

Encontre no Hora do Lar
Salário
Podemos definir salário basicamente como o valor pré-estabelecido em contrato com o empregado doméstico de acordo com o piso salarial ou com aquilo que foi ajustado no ato da contratação.
Desta forma, a base para todos os cálculos referentes às atividades exercidas pela empregada doméstica deverá ser o salário definido na carteira de trabalho.
Salário minimo nacional 2019
O valor do salário minimo nacional sempre é divulgado nos primeiros meses do ano. Ele aumente de acordo com o desenvolvimento do país.
O minimo nacional é válido somente para as regiões do país não estabelecem um salário próprio, como é o caso de alguns Estados do Brasil.
Atualmente o salário minimo nacional para empregados doméstico é de R$ 998,00. Lembrando que a cada mudança de salário, a carteira de trabalho da empregada deve ser atualizada.
Salário mínimo regional 2019
Como dito acima, existem Estados do país que estabelecem o seu próprio salário. Somente São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná possuem minimo regional.
Confira a lista completa com o salário minimo de 2019 de cada Estado com o nosso artigo!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Remuneração
Tudo que vier agregado ao salário da empregada doméstica é considerado remuneração.
Desta forma, as horas extras, adicional noturno, reflexos sobre DSR, bonificações, gratificações são medidos no decorrer das atividades exercidas diariamente e compõem a remuneração a receber no dia do pagamento.
O empregador deve estar sempre atento às atualizações de salário do empregado doméstico assim como manter em dia seus pagamentos.
Curtiu o artigo? Então assine a newsletter do Hora do Lar para receber os melhores conteúdos para gestão do seu empregado doméstico!
0 comentário