...

Vale-Transporte para Empregado Doméstico: como funciona?

O vale-transporte para empregado doméstico é oferecido aos que utilizam transporte público para fazer o trajeto diário entre sua casa e seu local de trabalho. O trabalhador deve requerer e apresentar os valores diários necessários na contratação. Por sua vez, o empregador paga adiantado no fim do mês, referente aos dias de atividade do mês seguinte.

vale-transporte para empregado domestico
O vale-tranporte da empregada doméstica é pago adiantado pelo empregador ao final de cada vez, proporcional aos dias de atividade do mês seguinte. O limite de desconto é de 6% do salário – Foto: Freepik.

Para se locomover entre seu trabalho e sua casa, a empregada doméstica possui diversas possibilidades — sendo a principal delas a utilização do transporte público, como ônibus, metrôs, trem. Além de todo o estresse e tempo, eles também trazem custos diários à trabalhadora.

Por isso, o vale-transporte para empregado doméstico é um benefício garantido pela Lei n.° 7.418/1985, oferecido ao profissional em casos específicos. Além disso, apenas uma parte do valor total pode ser descontado do salário, mesmo que as quantias necessárias ultrapassem o desconto.

Portanto, você, empregador, precisa saber muito mais além do preço das passagens — que também podem mudar a cada ano. São detalhes e regras que podem tornar esse processo um tanto complicado. Afinal, quando o empregador tem direito ao vale-transporte? Quando preciso pagar e quanto posso descontar do salário?

Não se preocupe, estas dúvidas e dificuldades são comuns. Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a entender tudo sobre o pagamento do vale-transporte para empregado doméstico. Fique por aqui e boa leitura.

Vale-transporte para empregado doméstico

O vale-transporte para empregado doméstico, famoso pela sigla VT, é um benefício que custeia o deslocamento entre residência e local de trabalho, previsto e garantido pela Lei n.º 7.418 de 1985.

Apenas trabalhadores que não possuem meios de transporte privados e particulares, como carros e motos, e utilizam transporte público para se locomover diariamente podem solicitar e tem direito ao vale-transporte. Por isso, o trabalhador deve apresentar a quantidade e o valor das passagens necessárias por dia.

O VT é um adiantamento mensal: o empregador paga o valor do vale-transporte ao final do mês, sempre referente e proporcional ao mês de trabalho seguinte. Para custear o deslocamento, o contratante pode descontar, no máximo, 6% do valor necessário do salário do trabalhador.

Empregada doméstica tem direito ao vale-transporte?

Sim, a empregada doméstica tem direito ao vale-transporte.

Afinal, trata-se de um benefício garantido por Lei a todos os trabalhadores brasileiros com carteira assinada, mediante solicitação prévia. Vale ressaltar que apenas as domésticas que utilizam transporte público têm direito ao vale-trasporte.

Conforme a Lei das Domésticas:

Parágrafo único. A obrigação prevista no art. 4º da Lei n.º 7.418, de 16 de dezembro de 1985, poderá ser substituída, a critério do empregador, pela concessão, mediante recibo, dos valores para a aquisição das passagens necessárias ao custeio das despesas decorrentes do deslocamento residência-trabalho e vice-versa. 

O vale-transporte para empregado doméstico é obrigatório?

Não, o vale-transporte para empregado doméstico não é obrigatório caso ele possua meios de locomoção próprios ou não declare que precisa do auxílio.

Ou seja, só é válido quando o empregado precisa se deslocar diariamente para o trabalho usando transportes públicos. Se, por acaso, ele dormir no local ou possuir meios próprios de locomoção, o pagamento pode ser dispensado pelo empregador.

Da mesma forma, quem contrata não é obrigado a oferecer o benefício caso ele próprio ofereça os meios de locomoção, como carro da empresa ou ônibus particular.

Assim, o empregado deve assinar uma declaração que indica o não uso do vale-transporte. Da mesma forma, o empregador deve estar ciente e concordar com o fato. Esse cuidado é essencial para evitar cobranças futuras que podem levar a ações judiciais.

Desse modo, o empregado precisa preencher um formulário com os dados pessoais. Deve-se incluir o endereço da residência e as informações pertinentes à locomoção, como meios de transporte usados no trajeto, o valor do bilhete e quantas vezes por semana ele comparecerá ao local de trabalho.

Quando o vale-transporte não é necessário?

O vale-transporte não é necessário se:

  • A empregada possuir meios de locomoção próprios;
  • O empregador oferecer transporte, como carro particular para a empregada ou fretados;
  • A empregada declarar que não precisa do benefício;
  • A doméstica dormir no local de trabalho.

O que fazer quando o empregado não precisa do vale-transporte?

Se o empregado não precisar do vale-transporte, recomenda-se que o empregador solicite uma declaração de não utilização do benefício. Assim, garante-se que ambas as partes estão cientes da não concessão do VT.

Como funciona o pagamento do vale-transporte para empregado doméstico?

O responsável pelo pagamento do vale-transporte da empregada doméstica é o empregador. Ele pode oferecer o benefício em dinheiro, por meio de recargas em cartões próprios para esse fim — oferecidos pelas empresas de transporte — ou com a entrega de tickets. 

Cabe ao contratante escolher a melhor maneira de fazer o pagamento. Além disso, é preciso fazê-lo ao fim do mês, sempre referente ao próximo, para oferecer as condições para que a empregada se locomova até o local de trabalho.

A quantia não será incluída para fins de contribuição do empregador e nem tributação ao trabalhador. Assim, o valor referente ao vale-transporte não integrará o valor final pago ao empregado para calcular outras verbas.

Além disso, caso houver falta ou ausência no mês, o empregador pode descontar o valor no pagamento do vale-transporte do mês seguinte. Por exemplo: se a empregada recebeu o vale-transporte no valor de 21 dias, mas faltou 2 dias, o contratante pode descontar estes dias no adiantamento do vale para o mês seguinte.

Afinal, como não houve deslocamento para o trabalho, considera-se que ela possui essa quantidade de créditos ainda disponíveis em seu ticket ou vale.

Além disso, nos meses de férias ou afastamento da empregada, não é obrigatório realizar o pagamento, e quando for feito férias fracionadas, o vale-transporte apenas será pago para os dias de trabalho.

Leia também:

Qual o valor do vale-transporte para empregado doméstico?

O valor do VT do empregado doméstico é a quantidade necessária diariamente para a ida e volta entre sua casa e seu trabalho. O empegador deve oferecer a quantia para o mês todo, conforme a quantidade de dias de trabalho no período.

Como calcular o vale-transporte para doméstico?

O empregador deve incluir todos os gastos diários — ônibus, trem, metrô, van, etc. — e multiplicar esse valor pelo número de dias efetivamente trabalhados.

Então, o cálculo fica:

  • (Valor da passagem) x (quantidade de passagens por dia) = valor diário necessário.
  • (Valor diário necessário) x (dias de trabalho no mês) = valor do vale-transporte para empregado doméstico.

Reajuste no valor das passagens

Caso o valor das passagens dos transportes públicos sofra reajustes, o empregador deve se atentar e alterar os cálculos do vale-transporte.

Por isso, é importante se atentar ao valor dos transportes em sua cidade ou estado.

Como funciona o desconto de vale-transporte?

O empregador pode descontar até 6% do valor do salário para custear as despesas com o transporte. Assim, se o empregado doméstico receber o salário mínimo, de R$ 1.412,00, serão abatidos até R$ 84,72 do valor final.

Mesmo com esse desconto, pode ser que falte uma quantia até o total necessário. Nesse caso, o empregador deve complementar, sem descontar da trabalhadora.

Recibo de pagamento do VT

O recibo de pagamento de vale-transporte que não consta na lei. Entretanto, recomenda-se preenchê-lo. Trata-se de uma maneira de comprovar que os direitos da empregada doméstica estão conforme a legislação.

Assim, é muito importante guardar todos os recibos e comprovantes de pagamento. Esse cuidado evita eventuais futuros problemas na esfera judicial trabalhista.

Gestão do empregado doméstico

Realizar a melhor gestão dos seus empregados domésticos não é uma tarefa fácil. Afinal, isso demanda tempo, dedicação e atenção, e pode trazer erros e dificuldades.

Por isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. 

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 15

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.