...

Salário Família e Suspensão de Contrato: Qual o impacto no benefício da doméstica?

Nos últimos meses o mundo inteiro teve que se adaptar ao novo cenário de pandemia, que afetou diversas áreas, principalmente as relações empregatícias. Com a nova realidade, dúvidas surgem, principalmente sobre benefícios. Um exemplo disso é como fica o salário família e suspensão de contrato?

É claro que, ao optar pela suspensão de contrato, há uma mudança em diversos aspectos e o salário família está dentro deste pacote. Para compreender melhor sobre o impacto que a suspensão contratual tem sobre o benefício, continue com a gente. Boa leitura!

Salário Família e Suspensão de Contrato

Novidades no salário família

Com a reforma previdenciária de 2019, vários pontos foram alterados além da aposentadoria. Exemplo disso é o salário família.

Antes o benefício era pago por faixas, de acordo com o salário do trabalhador. Agora quem recebe até R$ 1.425,56 tem direito a R$ 48,62 por filho.

O salário família é pago para a doméstica desde que a mesma atenda às seguintes determinações:

  • filho(s) de qualquer condição com menos de 14 anos de idade, ou filho(s) inválido(s) de qualquer idade, como também
  • remuneração mensal abaixo do valor limite para recebimento do salário-família.

Suspensão de contrato – MP 936

A suspensão de contrato está em vigor por meio da Medida Provisória 936. De maneira geral, o contrato pode ser suspenso por até 60 dias, podendo ser fracionado em até dois períodos de 30 dias.

O empregador deve informar, com dois dia de antecedência, a doméstica sobre a suspensão de contrato. Caso a proposta seja aceita, será necessário fazer um acordo individual por escrito.

Em seguida a suspensão deve ser comunicada ao Ministério da Economia, desta forma o empregador formaliza a decisão e a doméstica recebe o Benefício Complementar de Renda.

O empregador deve também informar no eSocial sobre a suspensão. Este passo é primordial para que o sistema identifique se a doméstica vai receber ou não o salário família.

Salário Família e Suspensão de Contrato

Em meio à pandemia que vivemos e às alterações trazidas para a relação de trabalho, muitos empregadores não sabem ao certo como fica o pagamento do benefício ao trabalhador ou como proceder.

De acordo com as regras divulgadas pelo site oficial do eSocial Doméstico, não haverá o pagamento do Salário-Família nos meses em que a suspensão abranger o mês inteiro.

Dessa forma, se a suspensão de contrato ocorrer no meio do mês, o mesmo é válido e a doméstica deve receber o salário família normalmente. Já nos demais meses em que não houve prestação de serviço ocasionado pela suspensão de contrato, o benefício é suspenso.

Ao escolher a suspensão de contrato como melhor opção para a relação com sua doméstica, atente-se a todos os pontos que precisam ser feitos para garantir que tudo ocorra bem e de acordo com a MP.

Gestão da empregada doméstica

Conheça o Hora do Lar, a plataforma completa e inteligente para gestão de empregada doméstica. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores em todos os momentos da relação trabalhista, desde a admissão até a rescisão da profissional.

Por isso, ao contratar nossa solução, você tem acesso a ferramentas e funcionalidades úteis para sua rotina de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais;
  • Total integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais;

Não perca mais tempo e confira agora a solução definitiva para empregadores domésticos com planos ideais para seu lar. Faça seu cadastro e não perca mais tempo. Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas em trabalho doméstico.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.