);

Nos últimos meses o mundo inteiro teve que se adaptar ao novo cenário de pandemia, que afetou diversas áreas, principalmente as relações empregatícias. Com a nova realidade, dúvidas surgem, principalmente sobre benefícios. Um exemplo disso é como fica o salário família e suspensão de contrato?

É claro que, ao optar pela suspensão de contrato, há uma mudança em diversos aspectos e o salário família está dentro deste pacote. Para compreender melhor sobre o impacto que a suspensão contratual tem sobre o benefício, continue com a gente. Boa leitura!

Salário Família e Suspensão de Contrato

Novidades no salário família

Com a reforma previdenciária de 2019, vários pontos foram alterados além da aposentadoria. Exemplo disso é o salário família.

Antes o benefício era pago por faixas, de acordo com o salário do trabalhador. Agora quem recebe até R$ 1.425,56 tem direito a R$ 48,62 por filho.

O salário família é pago para a doméstica desde que a mesma atenda às seguintes determinações:

  • filho(s) de qualquer condição com menos de 14 anos de idade, ou filho(s) inválido(s) de qualquer idade, como também
  • remuneração mensal abaixo do valor limite para recebimento do salário-família.

Suspensão de contrato – MP 936

A suspensão de contrato está em vigor por meio da Medida Provisória 936. De maneira geral, o contrato pode ser suspenso por até 60 dias, podendo ser fracionado em até dois períodos de 30 dias.

O empregador deve informar, com dois dia de antecedência, a doméstica sobre a suspensão de contrato. Caso a proposta seja aceita, será necessário fazer um acordo individual por escrito.

Calculadora de Salário do Emprego Doméstico

Em seguida a suspensão deve ser comunicada ao Ministério da Economia, desta forma o empregador formaliza a decisão e a doméstica recebe o Benefício Complementar de Renda.

O empregador deve também informar no eSocial sobre a suspensão. Este passo é primordial para que o sistema identifique se a doméstica vai receber ou não o salário família.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Salário Família e Suspensão de Contrato

Em meio à pandemia que vivemos e às alterações trazidas para a relação de trabalho, muitos empregadores não sabem ao certo como fica o pagamento do benefício ao trabalhador ou como proceder.

De acordo com as regras divulgadas pelo site oficial do eSocial Doméstico, não haverá o pagamento do Salário-Família nos meses em que a suspensão abranger o mês inteiro.

Dessa forma, se a suspensão de contrato ocorrer no meio do mês, o mesmo é válido e a doméstica deve receber o salário família normalmente. Já nos demais meses em que não houve prestação de serviço ocasionado pela suspensão de contrato, o benefício é suspenso.

Ao escolher a suspensão de contrato como melhor opção para a relação com sua doméstica, atente-se a todos os pontos que precisam ser feitos para garantir que tudo ocorra bem e de acordo com a MP.

Curtiu o artigo e as dicas? Então compartilhe nas suas redes sociais e mantenha outros empregadores domésticos antenados nas novidades!

[Modelo] Recibo de pagamento do empregado doméstico

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *