...

Uso de uniforme para empregada doméstica é obrigatório?

O uso de uniforme para empregada doméstica é facultativo, conforme determinação do contratante que pode solicitar ou não a vestimenta. Contudo, a responsabilidade pela higiene e cuidado do uniforme é da empregada.

Sempre que assistimos a um programa de TV, seja um filme ou uma série, é comum observar a caracterização de empregadas domésticas com uniformes típicos para a categoria. Em geral, sempre pensamos naquela roupa preta com avental branco.

Contudo, o uso do uniforme para empregada doméstica é obrigatório? O empregador deve oferecer a vestimenta? O que diz a lei? É muito comum que essas dúvidas surjam no momento de admissão da profissional.

Então, para te ajudar com todos os detalhes referentes ao uso de uniforme pela profissional, o Hora do Lar preparou este artigo completo para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

uso de uniforme para empregada domestica
A empregada doméstica precisa usar uniforme para realizar suas atividades? O que diz a lei? Confira todas as determinações – Foto: Freepik.

É obrigatório o uso de uniforme para empregada doméstica?

O uso de uniforme para empregada doméstica não é obrigatório, mas pode ser uma solicitação do empregador. Assim, o contratante pode optar ou não pelo uso do uniforme, ficando a seu total critério e vontade.

Caso o contratante opte pelo uso de uniforme em ambiente de trabalho, o cuidado e higiene da vestimenta é de total responsabilidade da funcionária.

Muitos empregadores determinam um padrão de vestimenta que a empregada deve seguir. Assim, evitam-se ocorrências de roupas inapropriadas ou inadequadas para a atividade, que podem constranger ou ir contra o contratante e sua família.

Além disso, o mais recomendado é que a solicitação pelo uso do uniforme seja feita de maneira respeitosa e amigável à trabalhadora, mediante uma conversa prévia que esclareça o motivo.

Por fim, recomenda-se que, em caso de obrigatoriedade do uso de uniforme, o empregador registre a determinação no contrato de trabalho. Por isso, o melhor momento para estabelecer o padrão de vestimenta é no momento de admissão da profissional.

Você pode se interessar:

O que diz a lei sobre o uso de uniforme para empregada doméstica?

A Lei Complementar 150, que rege o trabalho doméstico, não dispõe sobre o uso de uniformes. Já a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que vale para todos os profissionais brasileiros, traz:

Art. 456-A.  Cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.

Parágrafo único.  A higienização do uniforme é de responsabilidade do trabalhador, salvo nas hipóteses em que forem necessários procedimentos ou produtos diferentes dos utilizados para a higienização das vestimentas de uso comum.

Roupas e vestimentas adequadas para o trabalho doméstico

Mesmo que o padrão de vestimenta não seja determinado por lei e fique a critério do empregador, o contratante pode estabelecer um determinado tipo de uniforme. Neste caso, algumas recomendações são:

  • Roupas confortáveis e que garantam a mobilidade da trabalhadora, para que ela exerça suas tarefas e funções;
  • Em caso de uniforme personalizado, escolher um que apresente bom custo-benefício e tecido de qualidade (resistente e duradouro);
  • Peças de higienização fácil;

Além disso, o empregador deve oferecer materiais de segurança, como luvas ou até sapatos anti-derrapantes para evitar acidentes de trabalho.

Ainda, o empregador pode solicitar que a trabalhadora participe ativamente da escolha do uniforme, de maneira que ambos os lados estejam satisfeitos.

Quem paga o uniforme da doméstica?

Caso o empregador determine o uso de uniforme, ele fica responsável pelo seu custo e fornecimento em quantidade suficiente para a empregada doméstica poder utilizá-lo em seus dias de trabalho.

Além disso, recomenda-se que o contratante pense nos verões e invernos, quando a temperatura atinge alguns extremos.

Confira estes conteúdos que o Hora do Lar preparou para você:

E se a empregada recusar o uso do uniforme?

Se o empregador determinar o uso do uniforme para empregada doméstica, ela deve prontamente acatar a solicitação. Afinal, trata-se de uma regra estabelecida pelo contratante, e a profissional, quanto trabalhadora subordinada, deve cumprir.

Assim, caso a empregada não respeite o uso de uniforme e se mostre contra a sua utilização, o empregador pode considerar como ato de insubordinação. Em última instância, é possível rescindir o contrato da empregada por justa causa.

Uniforme danificado ou perdido

A legislação trabalhista não determina qual parte fica responsável pela perda ou danificação do uniforme. Por isso, o empregador e a empregada podem chegar a um acordo prévio e conjunto, a fim de determinar a responsabilidade pela perda ou mau uso da vestimenta.

Aqui, recomenda-se que o empregador registre a disposição em contrato de trabalho, bem como a opção pelo uso do uniforme. Dessa maneira, garante-se a boa relação trabalhista entre as partes.

Gestão segura e completa da empregada doméstica

Com tantos detalhes e responsabilidades para lembrar, é comum que o contratante doméstico se sinta sobrecarregado e tenha dificuldades em alguns processos. Contudo, tudo isso pode comprometer a regularização da relação trabalhista, uma vez que o empregador fica suscetível a passivos trabalhistas.

Para evitar prejuízos nesse sentido, conheça o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores.

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.