...

Viagem de Família com a Babá: Como remunerar?

A viagem de família com a babá é permitida. Nestes casos, a hora de trabalho vale 25% mais. Além disso, gastos relacionados à hospedagem, alimentação, transporte e estadia são de responsabilidade total do empregador.

É comum em viagens de família ser necessário levar a babá, uma vez que as necessidades dos membros continuam sendo as mesmas, inclusive das crianças.

Contudo, uma dúvida costuma pairar entre os empregadores que não podem dispensar os serviços de seus domésticos durante uma viagem. Afinal, em caso de viagem de família com a babá, como remunerá-la?

Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir como pagar corretamente a babá em uma viagem de família, continue a leitura deste post. Boa leitura

viagem de familia com a baba
Babá pode viajar com a família? Guia completo para viagem com a babá – Foto: Freepik.

Depesas pagas pelo empregador na viagem de família com a babá

Durante a viagem de família coma  babá, o empregador deve pagar de modo integral todas as despesas da funcionária durante o período. Assim, todos os valores relacionados à hospedagem, estadia, transporte e alimentação são de responsabilidade do empregador.

No caso da alimentação, o empregador deve arcar com o seu pagamento durante todo o período da viagem.

Além disso, se a viagem em família for internacional, o empregador deve pagar para a babá os encargos referentes à emissão de vistos e passaporte.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

É necessário o pagamento de algum adicional pelo período da viagem de família com a babá?

Nos casos de viagem de família com a babá, é preciso, primeiro, contar com o seu consentimento. No que diz respeito às horas, são devidas todas as que forem efetivamente trabalhadas.

Contudo, também é preciso observar que, nesse caso, há a incidência do adicional de viagem. Afinal, nesse tipo de situação, as horas de trabalho do empregado doméstico não são pagas como horas normais de trabalho.

Assim, deve-se acrescentar um adicional de 25% sobre o valor da hora de trabalho usual em casos de viagem de família com a babá. Dessa maneira, a remuneração do serviço em viagem conta com o valor 25% superior ao valor habitual de seu salário-hora.

É válido ressaltar, ainda, que o pagamento de hora extra, adicional noturno e direito a intervalo seguem os mesmos princípios da rotina comum de trabalho. Portanto, devem ser pagos normalmente.

Quer conferir mais sobre o assunto? Então você precisa conferir estes artigos do Hora do Lar:

Como ficam os gastos pessoais e de lazer da babá durante a viagem?

O empregador deve arcar com a entrada de locais e eventos em que a empregada estiver prestando serviços, como os ingressos de um parque ou do cinema. Contudo, quando a babá estiver em sua hora de lazer, as despesas desse momento são de sua responsabilidade, pois são considerados gastos pessoais.

Assim, se no seu período de descanso a babá desejar realizar um passeio turístico por conta própria, por exemplo, o pagamento é de sua responsabilidade. O mesmo ocorre com compras em lojas e gastos com locomoção nos momentos de folga.

No caso de viagens internacionais, se as compras realizadas pelas domésticas forem taxadas na alfândega, esse custo também é de sua inteira responsabilidade e não deve recair sobre o empregador.

Portanto, em viagem de família com a babá, todos os gastos fora de seu horário de serviço são de sua própria responsabilidade. Assim, o empregador não deve pagar nenhum adicional, além de não se responsabilizar pelas quantias.

Quer ajuda na gestão da babá?

Aproveite o momento da viagem em família para o que realmente importa e divirta-se. Deixe as obrigações de cálculos e outras preocupações com o Hora do Lar.

O aplicativo te permite controlar ponto e fazer ajustes necessários para que o controle de horas continue, mesmo longe de casa. Além disso, a plataforma calcula todos os encargos necessários, como salário, férias e até rescisão.

Conheça agora a plataforma completa e veja como extrair o máximo da tecnologia. Faça agora o seu cadastro e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.