...

Como Fazer Adiantamento De salário No eSocial Doméstico? Confira Passo A Passo Atualizado

O adiantamento de salário no eSocial Doméstico já passou por diversas mudanças desde a sua criação na plataforma, e até na atualização mais recente esse processo ainda é trabalhoso.

É complicado lançá-lo, mas é essencial que se faça esse procedimento para documentar a atividade e deduzir do valor a ser pago no dia comum de pagamento.

O Hora do Lar sabe que essa situação é muito comum entre empregadas e empregadores, por isso fez um passo a passo atualizado para não cometer erros.

Adiantamento de salário no emprego doméstico é permitido?

Sim, o adiantamento de salário no emprego doméstico é permitido. Embora não haja nenhuma lei sobre o assunto, esse é um acordo individual entre empregador e empregada. Ou seja, não é um processo obrigatório, e não tem problema caso uma das partes não queira que seja realizado.

Por não haver nenhuma norma oficial do Governo Federal sobre o assunto, os sindicatos estabeleceram algumas regras de boa prática para o adiantamento de salário no emprego doméstico.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais as regras para fazer adiantamento salarial para a doméstica?

Para realizar o adiantamento salarial, a empregada precisa fazer a solicitação com antecedência, dando um tempo para o empregador conseguir se organizar financeiramente e pagar o valor na data combinada.

Além disso, existem diversas outras regras que o empregador deve seguir à risca, sobre as quais falaremos a seguir.

Existe limite de adiantamento de salário?

Sim, o limite para o adiantamento é de 40% do salário da empregada doméstica. Isso significa que não é permitido realizar esse procedimento com o valor integral.

Essa quantia é baseada em acordos sindicais, não tendo nenhuma previsão legal na CLT e muito menos na Lei complementar 150 (PEC das Domésticas), já que ambos não declararam normas para o adiantamento de salário da empregada doméstica.

Qual o prazo para pagamento de adiantamento de salário?

O prazo para pagamento de adiantamento de salário é até o dia 20 de cada mês. Não existe um prazo previsto em lei, mas como se trata de adiantamento, essa parcela é feita antes da data de pagamento comum e antes do fechamento da folha.

Como o fechamento da folha no eSocial é realizado no dia 30, o dia 20 se tornou uma dia comum para pagar adiantamento de salário.

Como ficam os cálculos de encargos de hora extra e adicional noturno?

Como o adiantamento é realizado antes do fechamento do mês, esses encargos devem ser acrescentados apenas no dia do pagamento comum.

Logo, não é necessário colocar hora extra e adicional noturno no adiantamento. Deixe para colocar esses valores no fechamento do mês e adiante apenas o que foi combinado entre você e a empregada.

Esse ponto causa grandes dúvidas nos empregadores, principalmente em relação a colocá-los no eSocial. Por conta disso, preste bem atenção nas informações contidas em cada folha.

É possível fazer o lançamento do adiamento de salário no eSocial Doméstico?

Sim, é possível fazer o lançamento do adiamento de salário no eSocial Doméstico. Esse procedimento é feito manualmente e inclui diversas etapas, que serão mostradas a seguir.

Passo a passo de como fazer o lançamento do adiamento de salário no eSocial Doméstico

Para fazer o lançamento do adiamento de salário no eSocial Doméstico, você precisará seguir os seguintes passos:

  1. entre no eSocial e acesse o menu “Folha de Pagamentos”;
  2. vá em “Dados da Folha de Pagamento” e selecione o mês e ano da atividade;
  3. clique em cima do nome da empregada;

Adiantamento de salário no eSocial Doméstico

4. clique em “Incluir Desconto”;

Adiantamento de salário no eSocial Doméstico

5. busque o desconto “Adiantamento de Salário” e clique em “Adicionar”;

Adiantamento de salário no eSocial Doméstico

6. inclua o valor pago e salve a remuneração.

Adiantamento de salário no eSocial Doméstico

Pronto! Agora a folha já está com o adiantamento pago deduzindo do salário integral onde será pago o salário líquido até o 5° dia útil.

Quer fazer tudo isso de forma automática e segura?

O processo de lançar o adiantamento no eSocial Doméstico pode ser simples, mas é muito trabalhoso. Além disso, quando essa prática é realizada com frequência, fazendo o empregador gastar um bom tempo apenas registrando os dados.
Existe uma forma de você ter esse e muitos outros processos feitos de forma automática: com a plataforma Hora do Lar. O HDL é um sistema de gestão de empregadas domésticas integrado ao eSocial Doméstico, e nele você consegue fazer procedimentos como adiantamento de salário em apenas um clique.
Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.