);

O adiantamento de salário no eSocial Doméstico já passou por diversas mudanças desde a sua criação na plataforma, e até na atualização mais recente esse processo ainda é trabalhoso.

É complicado lançá-lo, mas é essencial que se faça esse procedimento para documentar a atividade e deduzir do valor a ser pago no dia comum de pagamento.

O Hora do Lar sabe que essa situação é muito comum entre empregadas e empregadores, por isso fez um passo a passo atualizado para não cometer erros.

Adiantamento de salário no emprego doméstico é permitido?

Sim, o adiantamento de salário no emprego doméstico é permitido. Embora não haja nenhuma lei sobre o assunto, esse é um acordo individual entre empregador e empregada. Ou seja, não é um processo obrigatório, e não tem problema caso uma das partes não queira que seja realizado.

Por não haver nenhuma norma oficial do Governo Federal sobre o assunto, os sindicatos estabeleceram algumas regras de boa prática para o adiantamento de salário no emprego doméstico.

Quais as regras para fazer adiantamento salarial para a doméstica?

Para realizar o adiantamento salarial, a empregada precisa fazer a solicitação com antecedência, dando um tempo para o empregador conseguir se organizar financeiramente e pagar o valor na data combinada.

Além disso, existem diversas outras regras que o empregador deve seguir à risca, sobre as quais falaremos a seguir.

Existe limite de adiantamento de salário?

Sim, o limite para o adiantamento é de 40% do salário da empregada doméstica. Isso significa que não é permitido realizar esse procedimento com o valor integral.

Essa quantia é baseada em acordos sindicais, não tendo nenhuma previsão legal na CLT e muito menos na Lei complementar 150 (PEC das Domésticas), já que ambos não declararam normas para o adiantamento de salário da empregada doméstica.

Qual o prazo para pagamento de adiantamento de salário?

O prazo para pagamento de adiantamento de salário é até o dia 20 de cada mês. Não existe um prazo previsto em lei, mas como se trata de adiantamento, essa parcela é feita antes da data de pagamento comum e antes do fechamento da folha.

Como o fechamento da folha no eSocial é realizado no dia 30, o dia 20 se tornou uma dia comum para pagar adiantamento de salário.

Como ficam os cálculos de encargos de hora extra e adicional noturno?

Como o adiantamento é realizado antes do fechamento do mês, esses encargos devem ser acrescentados apenas no dia do pagamento comum.

Logo, não é necessário colocar hora extra e adicional noturno no adiantamento. Deixe para colocar esses valores no fechamento do mês e adiante apenas o que foi combinado entre você e a empregada.

Esse ponto causa grandes dúvidas nos empregadores, principalmente em relação a colocá-los no eSocial. Por conta disso, preste bem atenção nas informações contidas em cada folha.

É possível fazer o lançamento do adiamento de salário no eSocial Doméstico?

Sim, é possível fazer o lançamento do adiamento de salário no eSocial Doméstico. Esse procedimento é feito manualmente e inclui diversas etapas, que serão mostradas a seguir.

Passo a passo de como fazer o lançamento do adiamento de salário no eSocial Doméstico

Para fazer o lançamento do adiamento de salário no eSocial Doméstico, você precisará seguir os seguintes passos:

  1. entre no eSocial e acesse o menu “Folha de Pagamentos”;
  2. vá em “Dados da Folha de Pagamento” e selecione o mês e ano da atividade;
  3. clique em cima do nome da empregada;

Adiantamento de salário no eSocial Doméstico

4. clique em “Incluir Desconto”;

Adiantamento de salário no eSocial Doméstico

5. busque o desconto “Adiantamento de Salário” e clique em “Adicionar”;

Adiantamento de salário no eSocial Doméstico

6. inclua o valor pago e salve a remuneração.

Adiantamento de salário no eSocial Doméstico

Pronto! Agora a folha já está com o adiantamento pago deduzindo do salário integral onde será pago o salário líquido até o 5° dia útil.

Quer fazer tudo isso de forma automática e segura?

O processo de lançar o adiantamento no eSocial Doméstico pode ser simples, mas é muito trabalhoso. Além disso, quando essa prática é realizada com frequência, fazendo o empregador gastar um bom tempo apenas registrando os dados.
Existe uma forma de você ter esse e muitos outros processos feitos de forma automática: com a plataforma Hora do Lar. O HDL é um sistema de gestão de empregadas domésticas integrado ao eSocial Doméstico, e nele você consegue fazer procedimentos como adiantamento de salário em apenas um clique.
São mais de 7.500 empregadores satisfeitos com o Hora do Lar. Teste por 30 dias grátis e simplifique a sua gestão!

Laura Albuquerque Poveda

Oie, prazer! Meu nome é Laura, sou publicitária em formação pela Anhembi Morumbi, amo os animais e passo o meu tempo livre revirando todo o catálogo da Netflix com meu cachorro Dufy. Comunicadora com fome de mundo, acredito que só quando ajudamos o outro é que realmente estamos ajudando a nós mesmos. Por isso, espero ajudar vocês através dos meus conteúdos!