...

Mudança no acesso do eSocial Doméstico: Confira todas!

A principal mudança no acesso do eSocial Doméstico é o fim do código de acesso, alterando a forma de acesso ao sistema por empregadores e terceiros. Agora, o login no sistema ocorre com os dados cadastrados no gov.br, para contas níveis ouro e prata.

Desde sua implementação em 2015, o empregador doméstico acompanhou diversas mudanças no eSocial Doméstico. O objetivo das alterações é sempre melhorar a experiência dos usuários, tornando todos os processos cada vez mais simples, rápidos e intuitivos.

Afinal, trata-se de uma plataforma fundamental no dia a dia de muitos empregadores domésticos, parte de sua rotina. É através dela que deve-se registrar e lançar uma série de processos para garantir a legalidade da relação trabalhista.

Desde dezembro de 2022, o acesso ao eSocial Doméstico mudou. Pode ser que muitos empregadores tenham dúvidas sobre as alterações, já que as mudanças são recentes e podem ter te pego desprevenido.

Quer saber de todas as mudanças no eSocial da doméstica? O Hora do Lar te ajuda a entender todos os detalhes. Continue lendo e responda a todas as suas dúvidas.

mudanca no acesso do esocial domestico
A principal mudança no acesso do eSocial Doméstico é o fim do acesso por código, possibilitando o login dos empregadores por meio de seus dados gov.br — Foto: Freepik.

O que mudou no eSocial Doméstico?

Para facilitar a vida do empregador doméstico, é comum que o eSocial Doméstico passe por atualizações que o simplifique. Tendo isso em vista, muitas delas estão ligadas à automatização de processos internos da plataforma.

O assistente virtual, por exemplo, tornou-se grande amigo do empregador. Ele facilita o preenchimento de dados e guia quem acessa as informações corretas.

Do mesmo modo, o layout também passou por mudanças. Isto é, a própria estrutura do site foi alterada, para deixar a navegação do usuário mais simples e intuitiva. Em 2019, além de alterações na tela principal, o acesso ao eSocial Doméstico passou a contar com alertas e atalhos.

Afinal, lembretes são essenciais para se evitar dores de cabeça e para o empregador estar em dia com seus compromissos. O sistema, contudo, não prevê uma experiência tão personalizada quanto a de uma plataforma digital especializada.

Você pode se interessar:

Mudança no acesso do eSocial Doméstico

Em dezembro de 2022, ocorreu uma nova mudança no acesso do eSocial Doméstico. Agora, o empregador deve fazer o login no sistema através de seus dados do gov.br. Assim, o código de acesso não vale mais.

Além disso, apenas as contas com certificado ouro e prata do gov.br poderão acessar a plataforma do eSocial.

Vale lembrar que a medida pretende mais segurança e unidade ao empregador, visto que diversos serviços oferecidos pelo Governo Federal são acessados por meio do gov.br.

Em outras palavras, a principal mudança no acesso do eSocial é que o empregador apenas precisa de seu CPF e senha cadastrados no sistema do governo. Desse modo, não se pode mais fazer o login com o código de acesso.

A medida vale tanto para o site via web quanto para o Aplicativo Empregador Doméstico. Além disso, o fim do acesso por código muda a maneira que empregadores e terceiros, como o Hora do Lar, acessam a plataforma.

Já a partir de fevereiro de 2023, apenas contas gov.br com níveis ouro ou prata conseguem informar os eventos e processos trabalhistas, como admissões, desligamentos, férias, etc. Por isso, para registrar informações no sistema, o empregador deve aumentar seu nível de confiabilidade na plataforma.

Como acessar o gov.br como empregador doméstico? 

O gov.br é uma plataforma criada e disponibilizada pelo Governo Federal para facilitar e melhorar seu relacionamento com os brasileiros. Assim, todos os órgãos e entidades da administração pública federal encontram-se nesta plataforma única.

Por isso, é neste sistema que você consegue acessar diversos serviços e dúvidas relacionados às políticas públicas. Além disso, ele reúne todas as informações em um sistema único.

Se você já usou o Conecte SUS, Meu INSS e outros serviços, provavelmente já se deparou com o gov.br. Agora, o eSocial Doméstico também possui integração com este sistema.

Então, para acessar o gov.br como empregador doméstico, basta fazer o login com seu CPF e senha registrados — os mesmos que você utiliza para os outros serviços.

É a partir destas informações que você irá acessar o eSocial Doméstico daqui em diante.

O que é nível de confiabilidade ouro e prata?

No site do gov.br, as contas dos usuários recebem classificações de acordo com seus níveis: ouro, prata e bronze.

A nova mudança no acesso do eSocial Doméstico permite que apenas os empregadores nível ouro ou prata tenham acesso ao sistema. O objetivo é oferecer uma confiabilidade e segurança maior à plataforma.

Então, caso o empregador precise aumentar o nível de sua conta, basta seguir os passos solicitados pelo próprio governo. Você pode encontrá-los em: https://confiabilidades.acesso.gov.br/

Etapas da mudança no acesso do eSocial Doméstico

O fim do código de acesso foi aplicado em fases, sendo que cada etapa tem uma data de vigência. Assim, as datas ficaram separadas em:

  • A partir de 12/12/2022, o login gov.br nível bronze não será aceito para os módulos web do eSocial. O login será feito exclusivamente por gov.br níveis ouro ou prata, ou por código de acesso e senha.
  • A partir de 19/12/2022: o login passa a ser pelos dados registrados no gov.br para níveis ouro e prata, apenas para informar admissões e/ou desligamentos. Além disso, o aplicativo eSocial Empregador Doméstico passa a exigi-los para todas as funcionalidades;
  • A partir de 13/02/2023: será preciso o login por gov.br ouro e prata para informar todos os eventos e processos trabalhistas (admissões, desligamentos, férias, afastamentos, alterações contratuais e cadastrais);
  • Em abril de 2023: o uso do código de acesso será finalizado de forma definitiva;

Por isso, é importante que o empregador se atente às datas e às alterações, a fim de não ser pego de surpresa.

Qual é a importância de manter o acesso ao sistema regular?

O acesso regular ao eSocial Doméstico é parte da rotina do empregador, visto que a plataforma garante a legalidade e transparência de todos os processos trabalhistas.

Em outras palavras, o acesso ao sistema é necessário para gerenciar o emprego doméstico com segurança e da melhor forma possível. Assim, você garante que nenhum detalhe passe batido ou despercebido.

É por meio do eSocial que o empregador deve realizar, por exemplo, a emissão de Guias DAE. Esses documentos devem ser pagos todos os meses, reunindo todos os tributos referentes à empregada doméstica.

Portanto, caso o empregador não as pague de forma correta, ele será penalizado com multas.

Além disso, o empregador deve registrar e lançar no sistema as informações que dizem respeito à empregada doméstica, como licenças, férias e reajustes.

Assim sendo, caso você ainda não tenha regularizado o acesso, não deixe de usar as dicas dadas acima. O processo é rápido e fácil, e com o Hora do Lar fica ainda mais simples.

Como lidar com mudanças e novidades?

Que tal contar com uma plataforma integrada ao eSocial Doméstico, que transporta todos os registros para o sistema do governo de forma automática?

Esse é o Hora do Lar.

Todos os processos que você lançar e registrar no HDL serão levados até o eSocial sem que você tenha que se preocupar. Assim, você não precisa se preocupar: deixe que o Hora do Lar cuida disso para você.

Somos a solução mais inteligente e completa, presente no mercado há quase 10 anos e auxiliando mais de 15.000 empregadores domésticos todos os meses. Nós te ajudamos a fazer a melhor gestão da empregada doméstica, por meio de funcionalidades e ferramentas úteis ao seu dia a dia de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Cálculos automáticos;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Emissão do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Confira tudo o que o Hora do Lar pode fazer para melhorar a gestão de seu lar. Quer saber mais? Cadastre-se hoje mesmo!

Como fica a minha conta no Hora do Lar?

Caso você já conte com o Hora do Lar para te ajudar com todos os processos do eSocial Doméstico, não se preocupe. A nova forma de acesso por terceiros apenas é permitida por meio da Procuração.

Por isso, se você já é registrado no Hora do Lar, basta nos dar a permissão para acessar seu eSocial Doméstico por meio de uma procuração. Você pode acessar o cadastro e assinatura do documento de forma digital, através do Portal e-CAC.

O processo é simples, rápido e de aprovação imediata. Então, depois que você fizer isso, basta comunicar ao Hora do Lar.

É importante ressaltar que, caso você não faça a procuração, o HDL não pode acessar seu eSocial. Em outras palavras, a integração entre as plataformas não será mais possível.

Se tiver dúvidas, basta entrar em contato com a equipe Hora do Lar. 

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.