...

Ajuste Retroativo de Salário no eSocial: Passo a passo completo!

Na correria do dia a dia, pode acontecer do empregador esquecer de alterar alguma informação no Simples Doméstico. Contudo, é preciso fazer o ajuste retroativo de salário no eSocial o quanto antes, já que o cálculo de porcentagens é feito sobre o valor registrado no sistema.

Ser empregador doméstico não é uma tarefa simples, já que são diversas obrigações para lembrar em meio a uma rotina agitada. Por isso, é comum que alguns deveres passem despercebidos – o que pode trazer problemas futuros.

Uma das ações que o empregador deve fazer todos os anos é alterar os valores do salário da empregada doméstica no eSocial. Afinal, é comum que os valores mudem, e deixar essa mudança clara ao Governo é essencial.

Contudo, pode ser que você se esqueça.Mas como para tudo nesta vida tem jeito, a maneira de fazer o ajuste retroativo no eSocial Doméstico é bem simples e exige somente alguns minutos do empregador. Neste artigo você encontra como fazer sem dor de cabeça. Boa leitura!

Alteração de salário

Anualmente, o salário mínimo e regional são alterados, a partir disso, o empregador tem pequenas obrigações para fazer, que seriam a alteração no eSocial Doméstico e também na carteira de trabalho.

O outro cenário comum, é quando o empregador por conta própria aumenta o salário da doméstica, com isso os mesmos processos de eSocial e carteira devem ser cumpridos.

Pode parecer exagero tantos processos para um simples aumento de salário, mas eles são bem necessários. Isso porque, ao alterar o valor o empregador faz o registro do histórico trabalhista e comprova que sempre fez tudo certo e a guia foi paga corretamente.

Informações importantes sobre o ajuste retroativo de salário no eSocial

Realizar o ajuste retroativo de salário no eSocial demanda atenção e algumas etapas pelas quais o empregador deve passar.

A alteração do valor incorreto só pode ser feito se neste meio tempo a empregada doméstica não tiver sofrido qualquer tipo de afastamento, férias e atualizações de dados no eSocial, como a inclusão de um dependente para receber salário-família.

Caso um destes eventos tenha acontecido enquanto o valor do salário esteve incorreto, o empregador precisa tomar algumas providências.

Primeiramente, a movimentação trabalhista deve ser excluída do histórico do eSocial. É possível realizar este processo através da aba” Gestão do Empregados” > clicar no nome do funcionário > clicar em Movimentações Trabalhistas.

No exemplo a seguir, o empregador irá excluir as férias da trabalhadora:

ajuste retroativo de salario no eSocial
Excluir férias da empregada doméstica no eSocial

Depois disso, é preciso fazer o processo de reajuste citado acima colocando a data retroativa. Então, após essa etapa, basta lançar novamente a informação que foi excluída, que no nosso exemplo foram as férias.

Ajuste Retroativo de Salário no eSocial

O Simples Doméstico passou por mudanças para facilitar a vida do empregador, que antes precisava entrar em muitas, mas muitas abas para atualizar o salário.

Agora, o processo é bem mais simples! Ao logar no eSocial Doméstico, logo na tela inicial, há a opção “Reajustar Salário”.

ajuste retroativo de salario no eSocial
Reajuste de salário da doméstica no eSocial Doméstico

Contudo, existem dois processos distintos a serem feitos para fazer o reajuste retroativo. Tudo depende se a folha de pagamento daquela competência está aberta ou fechada.

Então, veja a seguir como devem ser feitos os dois procedimentos no eSocial.

Reajuste com a folha de pagamento aberta

Vamos começar com a mais simples. Caso você vá fazer o ajuste retroativo com a guia ainda em aberto, basta fazer o procedimento que citamos acima e pronto, tudo resolvido. A DAE será gerada com o valor correto.

ajuste retroativo de salario no eSocial

Reajuste com a folha de pagamento fechada

Se a sua guia estiver fechada, e não atender os critérios já citados no início e proibidos pelo eSocial, é preciso alterar o salário da doméstica da mesma forma que foi visto até aqui.

Com essa parte finalizada, o empregador deverá fazer o reajuste retroativo da folga de pagamento, que aliás que será o tópico a seguir.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Ajuste Retroativo de Salário da folha de pagamento no eSocial

Com o salário retroativo ajustado, é a hora de fazer a mudança na folha de pagamento. É importante que a documentação esteja ajustada, afinal, foi feita uma correção no histórico do eSocial e isso reflete na folha de pagamento.

Os passos para fazer o ajuste retroativo na folha de pagamento são:

  1. Vá em “Folhas de Pagamento”;
  2. No mês em questão, clique em “Reabrir Folha”;
  3. Clique em “excluir” e verifique se a remuneração está correta.
  4. Após verificar, clique em “Encerrar Folha”.
reabrir folha
pagamento retroativo

Neste momento, será necessário gerar a guia com o valor complementar ao mês do salário incorreto. Para fazer isso, é só clicar em “Edição de Guia”.

edicao de guia

O empregador será redirecionado para outra tela, na qual deve clicar em “Abater pagamentos Anteriores”.

abatimento de valores

Feito isso, será possível emitir a guia complementar com o salário retroativo e fazer o pagamento!

Não podemos negar que para chegarmos até aqui, muitos passos precisaram ser feitos, mas com alguns serviços digitais todo esse longo processo pode ser simplificado e o melhor automatizado.

A plataforma Hora do Lar para gestão de empregados domésticos facilita toda a regularização da sua vida com o eSocial Doméstico. Afinal, contamos com um serviço ultra digital e profissionais dispostos a te ajudar.

Seja digital, conheça o Hora do Lar e todos os benefícios que podemos trazer para sua gestão doméstica.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 14

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.