...

Aposentadoria por Invalidez da Empregada Doméstica: Veja!

A aposentadoria por invalidez da empregada doméstica é concedida a todas as profissionais incapacitadas e inaptas para a atividade por tempo indeterminado — ou seja, que não possuem previsão de melhora.

O trabalho doméstico garante uma série de direitos aos profissionais que atuam na área. Dentre eles estão os benefícios previdenciários, oferecidos pela Previdência Social, mediante a contribuição mensal ao INSS — de responsabilidade do contratante.

Um dos mais importantes é a aposentadoria da empregada, que pode ser por tempo de contribuição e/ou por idade. Contudo, caso alguma condição acometa a profissional, pode ser que ela necessite da aposentadoria por invalidez.

Quer saber todos os detalhes da aposentadoria por invalidez da empregada doméstica? Não se preocupe, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

aposentadoria por invalidez da empregada domestica
A empregada doméstica aposentada por invalidez é aquela que não possui mais capacidade para a prestação de serviços, conforme determinado pela Previdência Social — Foto: Freepik.

Aposentadoria por invalidez da empregada doméstica

De acordo com o INSS, a aposentadoria por invalidez é concedida ao trabalhador incapaz de trabalhar e que não pode ser reabilitado em outra profissão. O benefício será pago enquanto a invalidez persistir, podendo ser reavaliada a cada 2 anos.

Caso a empregada doméstica tenha algum problema ou complicação de saúde, ela deve procurar um profissional da saúde para fins de avaliação. Uma vez atestado não apenas o problema e sua incapacidade pela prestação de serviços, o INSS afasta a profissional e lhe concede uma carta de aposentadoria por invalidez.

Contudo, atenção: existe uma diferença fundamental entre o afastamento da empregada doméstica e a aposentadoria por incapacidade. No primeiro, entende-se o caráter temporário da inatividade por motivos de saúde, de forma que a empregada retornará ao trabalho quando se recuperar.

Já a aposentadoria por incapacidade entende que a condição é quase ou totalmente permanente, de modo que a atividade da trabalhadora seja comprometida.

O que fazer em caso de aposentadoria por invalidez da empregada doméstica?

Caso a empregada se aposente por invalidez, ela deve comunicar a ocorrência ao contratante. Este, por sua vez, deve realizar o afastamento permanente da profissional no eSocial Doméstico.

Neste caso, o contrato deve ser suspenso, mas não encerrado. O Artigo 475 da CLT prevê:

 
 Art. 475 – O empregado que for aposentado por invalidez terá suspenso o seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis de previdência social para a efetivação do benefício.

§ 1º – Recuperando o empregado a capacidade de trabalho e sendo a aposentadoria cancelada, ser-lhe-á assegurado o direito à função que ocupava ao tempo da aposentadoria, facultado, porém, ao empregador, o direito de indenizá-lo por rescisão do contrato de trabalho, nos termos dos arts. 477 e 478, salvo na hipótese de ser ele portador de estabilidade, quando a indenização deverá ser paga na forma do art. 497

§ 2º – Se o empregador houver admitido substituto para o aposentado, poderá rescindir, com este, o respectivo contrato de trabalho sem indenização, desde que tenha havido ciência inequívoca da interinidade ao ser celebrado o contrato.

Ou seja, o contrato fica suspenso e, caso o profissional volte a ter capacidade para a prestação de serviços, a aposentadoria é cancelada e ele retorna à função e ao cargo que exercia anteriormente.

Registro da aposentadoria por invalidez no eSocial

Para registrar a aposentadoria por invalidez no eSocial:

  1. Faça login no eSocial Doméstico usando seus dados gov.br;
  2. No menu “Trabalhador”, clique em “Afastamento”;
  3. Selecione a empregada;
  4. Na nova tela, clique em “Registrar afastamento”
  5. Informe a data o motivo 6 – aposentadoria por invalidez.

Caso a profissional retorno à função, deve-se informar a data de encerramento do afastamento. Para isso, confira: Como Informar ao eSocial o Retorno da Doméstica.

Quais as principais doenças que resultam em aposentadoria por invalidez?

Existem diversas doenças e causas que resultam na incapacidade da profissional e, consequentemente, na sua aposentadoria por invalidez. Para todos os casos, há perícia médica para analisar a gravidade.

O INSS divulgou a seguinte lista com as principais causas de solicitações:

  • Hanseníase;
  • Mal de Parkinson;
  • AIDS;
  • Câncer;
  • Paralisia (algumas condições como paraplegia, triplegia e tetraplegia);
  • Tuberculose ativa;
  • Alienação mental (distúrbios de ordem psicológica que incapacitam o trabalhador);
  • Esclerose múltipla;
  • Cegueira;
  • Hepatopatia grave;
  • Cardiopatia grave;
  • Nefropatia grave;
  • Contaminação por radiação;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Doença de Paget.

Aposentadoria por invalidez da empregada doméstica, como solicitar?

O procedimento é feito pela empregada doméstica, que deve agendar uma solicitação de auxílio-doença no Instituto Nacional do Seguro Social. Após a avaliação com a perícia médica, será recomendado, de acordo com o caso, a aposentadoria por invalidez.

Caso constatada a incapacidade temporária, libera-se o auxílio-doença para o tempo previsto até a recuperação. Porém, após o prazo, se a incapacidade continuar, é possível solicitar a prorrogação do benefício.

Assim, no dia da perícia médica, a empregada deve apresentar documentos que comprovem a doença, como atestados médicos, exames, prontuários, laudos, etc.

Dúvidas frequentes sobre a aposentadoria por invalidez da empregada doméstica

Para evitar quaisquer dúvidas ou problemas, o Hora do Lar respondeu às perguntas mais frequentes sobre a aposentadoria por invalidez da empregada doméstica:

Posso demitir empregada doméstica aposentada por invalidez?

A empregada aposentada por invalidez apenas pode ter seu contrato de trabalho rescindido nas situações:

  1. Recuperação da capacidade para a prestação de trabalhista;
  2. Cancelamento da aposentadoria pelo INSS;

Existe um período de carência?

A lei determina carência de 12 contribuições mensais para a profissional requerer auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

E o salário da empregada durante a aposentadoria por invalidez?

O salário da empregada doméstica aposentada por invalidez é pago pela Previdência Social, durante todo o tempo de incapacidade e afastamento.

Confira: Quem Paga o Afastamento da Doméstica em 2023?

Como ficam os encargos trabalhistas na aposentadoria por invalidez?

Uma vez que o contrato estará suspenso, o contratante doméstico não precisa pagar nenhum encargo ou verba referente à profissional afastada. Dessa forma, não é preciso pagar a Guia DAE do eSocial durante o período.

E o FGTS da doméstica aposentada?

Ao se aposentar por invalidez, a doméstica tem direito a sacar o saldo em sua conta do FGTS, mediante apresentação da carta de aposentadoria oferecida pela Previdência Social, em uma agência da Caixa Econômica Federal. 

Posso contratar outra empregada doméstica durante a aposentadoria?

Sim, o contratante doméstico é livre para contratar outra empregada doméstica caso a anterior tenha se aposentado por invalidez. Então, mesmo com o contrato suspenso, o empregador pode admitir outra trabalhadora.

Você pode se interessar: Contratar aposentada como empregada doméstica é permitido?

Gestão completa e eficiente do trabalho doméstico

A aposentadoria por invalidez da empregada doméstica é um momento muitas vezes delicado para empregados e empregadores. Por isso, estar atento aos detalhes é fundamental para evitar erros e inconsistências na relação trabalhista.

Mas, que tal receber uma ajudinha extra ao longo dos demais deveres enquanto empregador?

Conheça o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.