...

Banco de Horas com Compensação da Doméstica: Guia completo!

O banco de horas com compensação da doméstica ocorre mediante acordo prévio entre empregador e empregada. Neste cenário, todas as horas de trabalho extra pela profissional são registradas em um banco para que haja compensação posterior.

Ao longo de sua atuação como empregador doméstico, é preciso se atentar a uma série de obrigações e responsabilidades a fim de manter a legalidade da prestação de serviços. Uma delas, de grande importância para ambas as partes da relação trabalhista, é o cumprimento de horas extras.

As horas extras são todos os horários de trabalho da empregada para além de sua jornada usual, acordada em contrato de trabalho. Assim, em geral, a Lei garante o pagamento a mais por estes horários extras de atividade.

Mas, afinal, como fica o banco de horas com compensação da doméstica? Ele é possível e legal no trabalho doméstico? Para te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou este artigo completo especialmente para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

banco de horas com compensacao da domestica
Como funciona o banco de horas com compensação da doméstica? Confira o que diz a Lei – Foto: Freepik.

Banco de Horas com Compensação da Doméstica

De acordo com a Lei Complementar 150, as horas extras podem ser convertidas em banco de horas com compensação da doméstica, mediante acordo prévio e individual entre as partes. Neste caso, a utilização fica a critério da empregada.

Em geral, o empregador deve pagar as horas extras com o devido acréscimo, conforme previsto em Lei. Contudo, é possível estabelecer um acordo entre as partes para a elaboração de um banco de horas, que serão compensadas posteriormente.

Art. 11.  Em relação ao empregado responsável por acompanhar o empregador prestando serviços em viagem, serão consideradas apenas as horas efetivamente trabalhadas no período, podendo ser compensadas as horas extraordinárias em outro dia, observado o art. 2o

§ 3o  O disposto no § 2o deste artigo poderá ser, mediante acordo, convertido em acréscimo no banco de horas, a ser utilizado a critério do empregado. 

Assim, quando a jornada de trabalho ultrapassar as 44 horas semanais, a doméstica pode, ao invés de receber a remuneração extra referente às horas extras exercidas, compensá-las em banco de horas.

Então, as regras previstas para o banco de horas da doméstica são:

  • Pagamento das primeiras 40 horas extras extras ao horário normal de trabalho;
  • As primeiras 40 horas poderão ser compensadas dentro do mês, em função de redução do horário usual de trabalho ou de dia útil de atividade não realizada;
  • O saldo de horários que ultrapassarem as 40 primeiras horas mensais poderá ser compensado em, no máximo, de 1 ano;
  • Em caso de rescisão contratual sem compensação integral das horas extras, o empregador deve pagar os horários não compensados, calculados sobre o valor da remuneração na data de demissão.

Você pode se interessar: Pagamento de Hora Extra da Empregada Doméstica: como fazer?

O que diz a lei sobre o banco de horas?

O banco de horas, como conhecemos atualmente, formalizou-se a partir da Lei n° 9.601/1998, válido para todos os trabalhadores amparados pela CLT (Consolidação das Leis Tabalhistas).

Contudo, o conceito apenas foi introduzido ao trabalho doméstico a partir da Lei Complementar 150/2015, que rege e ampara a categoria. Assim, o texto legal trouxe as determinações necessárias para a aplicação do banco de horas no emprego doméstico, em âmbito residencial.

Já a Lei 13.467/2017 – conhecida de forma popular como Reforma Trabalhista – alterou alguns pontos da legislação original. Contudo, atenção: as regras dispostas pela Reforma não impactam e não alteram o disposto na LCP 150, ou seja, não afetam os trabalhadores domésticos.

Acordo individual para banco de horas da doméstica

Para conferir legalidade ao banco de horas da doméstica, é preciso que o acordo individual entre ela e seu empregador seja elaborado por escrito, além de assinado por ambos.

O documento, por sua vez, deve expressar o acordo mútuo pela adoção do sistema de banco de horas. Assim, é preciso mencionar que, caso a jornada de trabalho da profissional seja maior que 44 horas semanais, ela poderá compensar com banco de horas ao invés de receber o adicional referente a elas.

Prazo para compensação do banco de horas

O banco de horas da doméstica tem prazo de 1 ano para sua compensação. Depois deste período, se ainda houverem horas extras para compensar, o empregador deve pagá-las com acréscimo de, no mínimo, 50% do valor/hora.

Além disso, o inciso 3° do Art. 11 da LCP 150 determina que a empregada doméstica pode utilizar o banco de horas a seu critério.

Limite de horas extras

A empregada doméstica não pode exercer quantas horas extras quiser, assim como o empregador não pode solicitar os horários de atividade a mais como e quando preciso. Afinal, existem limites para o cumprimento de horas extras.

A profissional que atua em regime integral, de 8 horas diárias e limite de 44 semanais, pode exercer até 2 horas extras por dia. Já a doméstica com jornada parcial, de até 25 horas semanais, pode cumprir apenas 1 hora extra por dia.

Por isso, é muito importante que ambas as partes se atentem a fim de não ultrapassar os limites legais.

Confira: Carga Horária Semanal da Empregada Doméstica: Qual o limite?

Controle de jornada

No emprego doméstico, o controle de jornada é obrigatório, conforme previsto no 12° artigo da Lei Complementar 150. Assim, o registro de horários é um dever e responsabilidade do contratante.

A ação traz diversas vantagens à relação trabalhista. Afinal, a partir do controle de jornada, é possível garantir que ambos os lados respeitem a carga horária e a jornada de trabalho definidas em contrato. Assim, é possível verificar se a empregada está cumprindo os horários determinados, o exercício de horas extras e/ou noturnas, as eventuais faltas injustificadas, etc.

Confira: Por que fazer o Controle de Ponto do Empregado Doméstico?

Dessa forma, o controle de jornada garante que todas as horas extras, adicionais noturnos e banco de horas sejam devidamente pagos e registrados, visto que, toda a sua carga horária foi controlada ao longo do mês.

O empregador pode controlar o ponto da doméstica de 3 maneiras: manual, mecânico ou eletrônico. Mas que tal contar com uma plataforma especialista em registro de ponto da empregada doméstica?

Com o aplicativo Hora do Lar fica muito mais fácil registrar os horários de entrada, saída e pausas da profissional. Basta que o contratante disponibilize um código QR para sua empregada para que ela o escaneie sempre que quiser abrir ou fechar o ponto.

Além disso, o Hora do Lar contabiliza o total de horas normais e extras de atividade, para que você economize tempo com cálculos e evite erros e inconsistências.

Gestão da empregada doméstica

Hora do Lar é um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 4

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.