...

Cancelar as Férias no eSocial Doméstico: Passo a passo!

O empregador pode cancelar as férias no eSocial Doméstico quando acordado com a empregada que haverá mudança nas datas ou retorno antecipado, por exemplo. Basta acessar a plataforma e, na seção de programação de férias, selecione e abra o período e clique na opção de excluir.

Não é uma situação comum, mas quem nunca precisou mudar os planos em cima da hora por conta de algum imprevisto? O empregador doméstico não está a salvo dessa situação, e precisar mexer no que estava certo com a empregada doméstica, como as datas de férias, pode ser necessário.

Então, ao longo da relação trabalhista, pode ser que haja necessidade de cancelar as férias da empregada doméstica. Nestes casos, a responsabilidade é do empregador, que efetuou o registro do evento na plataforma do governo.

Para te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou um passo a passo de como cancelar as férias no eSocial Doméstico. Fique conosco até o final e boa leitura.

cancelar as ferias no esocial domestico
Passo a passo completo para cancelar as férias da empregada doméstica no eSocial em 2023 — Foto: Freepik.

Quais situações permitem a alteração de férias da empregada doméstica?

As situações em que pode ocorrer alteração de férias da doméstica precisam estar acordadas entre os dois lados envolvidos — empregador e empregada. Algumas dessas situações podem ocorrer por conta de imprevistos por parte do contratante, nas quais a empregada precisa voltar antes para o trabalho.

Ou até mesmo por conta de solicitação da própria empregada, será necessário cancelar as férias no eSocial Doméstico e lançar novamente as datas acordadas. Vale ressaltar que qualquer alteração desse tipo precisa ser feita em comum acordo e com registro em documento formal.

Como cancelar as férias no eSocial Doméstico?

O empregador tem 2 opções:

  1. Cancelar as férias no eSocial Doméstico a partir da exclusão do lançamento;
  2. Cancelar as datas alterando o registro de férias já lançado na plataforma.

Os dois procedimentos serão feitos pelo menu “Empregados” > ”Gestão dos Empregados”:

cancelar as ferias no esocial domestico
Passo 1: faça login no eSocial com seus dados gov.br e abra o menu superior “Empregados” > “Gestão de Empregados” — Foto: eSocial.

Escolha a empregada doméstica que terá o cancelamento feito, vá em “Programar férias” e selecione qual período lançado será cancelado, por exclusão ou por alteração de datas.

cancelar as ferias no esocial domestico
Passo 2: Selecione a empregada e o período de férias que você deseja cancelar — Foto: eSocial.
cancelar as ferias no esocial domestico
Passo 3: abra o registro de férias da empregada e clique em “Excluir” — Foto: eSocial.

É muito importante salientar que toda alteração de férias tem impacto direto na folha de pagamento. Ou seja, além de fazer o procedimento de exclusão ou de alteração, deve-se verificar como ficou o reflexo da ação na folha de pagamentos.

Caso a folha esteja encerrada, é necessário reabrir, excluir a remuneração de férias lançada e clicar em recalcular folha.

folhas de pagamento no cancelamento de férias da empregada doméstica
Folhas de pagamento da empregada doméstica — Foto: eSocial.

É permitido fracionar as férias da empregada doméstica?

Sim, pode-se fracionar as férias da empregada doméstica em até 2 períodos de 15 dias. O empregador pode cancelar as férias no eSocial Doméstico e optar por fracionar os lançamentos.

Nesses casos, o empregador pode acordar com a doméstica quais serão os períodos de concessão de férias, a fim de evitar a necessidade de excluir ou alterar os lançamentos já feitos no sistema.

 

Há penalidade por cancelar as férias?

Não há penalidades por cancelar as férias. O empregador pode, dentro do período concessivo, escolher qual é a melhor data para que as férias ocorram. Vale lembrar que o período não deve ultrapassar 12 meses, a fim de não considerar como férias vencidas.

Todavia, cancelar as férias em cima da hora pode causar prejuízos para a empregada doméstica, que posteriormente pode cobrar isso através da Justiça. Por isso, é importante fazer todas as alterações de férias em comum acordo entre contratante e profissional.

Além disso, não existe respaldo legal para a alteração de férias ou cancelamento delas, mesmo que o sistema do eSocial permita a ação.

Confira: Alterar a Data de Demissão no eSocial Doméstico: Passo a passo!

Quer saber como organizar a gestão do emprego doméstico?

Cancelar as férias no eSocial Doméstico não é o ideal, embora imprevistos possam ocorrer com qualquer um, a qualquer momento. Por isso, o empregador que se prepara e conta com uma ajuda especializada para fazer a gestão de suas trabalhadoras consegue evitar erros e inconsistências — além de todos os possíveis prejuízos e problemas com a Lei.

Para evitar isso, conheça o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.