...

Carta de Demissão de Empregada Doméstica é obrigatória?

A carta de demissão de empregada doméstica manifesta a iniciativa da profissional em rescindir seu contrato e vontade pelo encerramento do vínculo empregatício. Então, com o pedido de demissão, a doméstica deve apresentar o documento.

O vínculo empregatício pode se encerrar por uma série de motivos, inclusive por vontade e iniciativa da própria profissional. Por isso, ao tomar essa decisão, a empregada possui algumas responsabilidades que levam à rescisão contratual.

Elaborar a carta de demissão, portanto, é fundamental para as trabalhadoras que desejam colocar um fim ao contrato de trabalho. Ao preparar o documento, é preciso se atentar a uma série de detalhes e informações que o compõem, para que tudo esteja correto e seja feito da melhor maneira.

Por isso, para te ajudar a elaborar a melhor carta de demissão de empregada doméstica, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo. Continue conosco até o final e boa leitura.

carta de demissao de empregada domestica
A carta de demissão de empregada doméstica é o documento que manifesta o desejo pela rescisão contratual pela profissional — Foto: Freepik.

O que é a carta de demissão da doméstica?

A carta de demissão de empregada doméstica é o documento no qual ela demonstra sua vontade de rescindir o contrato de trabalho. Ou seja, é o pedido de demissão formal por parte da empregada, que manifesta seu desejo pelo rompimento e encerramento do vínculo empregatício.

Dessa forma, o documento informa ao empregador o seu desejo em ser desligada e deixar de prestar serviços. Os motivos da empregada podem ser expressos ou não, mas vale lembrar que nem sempre a rescisão possui uma razão única, podendo ser uma necessidade ou vontade da profissional.

Carta de demissão de doméstica é obrigatória

A carta de demissão de empregada doméstica não é obrigatória, mas considera-se sua solicitação pelo empregador doméstico como um ato preventivo.

A empregada deve preencher o documento à mão pela empregada, para documentar e comprovar que a iniciativa pela rescisão realmente partiu da doméstica e não foi uma ação decisão do empregador.

Afinal, o fato de “quem” tomou a iniciativa de romper o contrato define questões que afetam os cálculos da rescisão, como a liberação ou não do FGTS e do seguro-desemprego.

Não é muito raro ocorrer algum tipo de desentendimento entre as partes na hora de apresentar o termo de rescisão.

Para que isso não ocorra e falsas acusações tenham lugar, é sempre bom que o empregador solicite a carta de demissão de empregada doméstica caso ela tenha tomado a iniciativa da rescisão.

Como fazer a carta de demissão da empregada doméstica

Na carta de demissão, a empregada doméstica deve deixar clara a sua intenção e vontade em rescindir o contrato — não prestar mais os serviços — e explicar os motivos que a fizeram pedir demissão do seu trabalho.

O documento não precisa ser sofisticado, mas sim curto, direto e objetivo. Além disso, a carta de demissão deve ser obrigatoriamente apresentada por escrito, feito à mão pela profissional.

Ainda, a carta de demissão de empregada doméstica deve apresentar informações como:

  • Dados pessoais da empregada doméstica — nome completo, telefone de contato, etc;
  • Data de elaboração da carta — [dia, mês por extenso, ano];
  • Cidade — onde a empregada escreve o documento;
  • Dados do empregador.

No documento não serão permitidas ofensas ou discriminações ao empregador, ou a qualquer membro de sua família.

Além disso, ela deve ser feita e apresentada em duas vias: uma para o empregador e outra que a empregada doméstica mantém consigo.

Escrevendo a carta de demissão da doméstica

A empregada doméstica deve escrever a carta de demissão em primeira pessoa, dirigindo-se ao contratante. O documento deve conter, no máximo, uma página e ser escrito à mão.

Além disso, seja breve e formal, não se esquecendo de assinar a carta ao seu final.

  1. Saudação de abertura: comece o documento com um cumprimento formal ao empregador;
  2. Primeiro parágrafo: explicite os motivos da rescisão contratual — podem ser razões pessoais, início em um novo emprego, etc;
  3. Segundo parágrafo: estabeleça a data de saída e o prazo para que todas as pendências sejam entregues;
  4. Saudações finais: utilize um cumprimento para encerrar a carta de demissão — pode-se utilizar termos como “atenciosamente”, “cordialmente”, etc;
  5. Assinatura.

Modelo de carta de demissão da empregada doméstica

Para deixar mais claro para você, o Hora do Lar elaborou o modelo de uma carta de demissão de empregada doméstica, com todas as informações que precisam consta:

“À ______ (nome do empregador doméstico)

Prezado(a) Senhor(a),

Por motivos pessoais (ou profissionais), venho comunicar formalmente, por meio desta carta, meu pedido de demissão, e consequente desligamento da minha função.

Afirmo que cumprirei o aviso prévio, em conformidade com a lei, no período entre __ /__ /_____ (data de início) a __ /__ /____ (data de cumprimento).

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

(Sua assinatura)

(Seu nome por extenso)”

Hora do Lar para gestão de empregada doméstica

Momentos que podem pegar o empregador doméstico de surpresa, como apresentação da carta de demissão de empregada doméstica, requerem o dobro de cuidado. Afinal, são períodos delicados e nos quais o empregador está mais suscetível a erros por conta dos inúmeros detalhes para lembrar.

Por isso, você pode contar com o Hora do Lar para gestão da empregada doméstica: a plataforma completa e inteligente que te ajuda em todos os momentos da relação trabalhista. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores domésticos brasileiros todos os meses, em todos os processos.

O Hora do Lar te auxilia em todas as etapas, desde a admissão até a eventual rescisão contratual, por meio de ferramentas e funcionalidades úteis ao seu dia a dia como empregador doméstico. São elas:

  • Aplicativo para registro de ponto da doméstica;
  • Integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculos automáticos;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos anual;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Quer trazer mais praticidade e segurança para sua gestão doméstica? Então conte com o Hora do Lar. Cadastre-se agora e tenha acesso a melhor plataforma para gestão da empregada doméstica.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.