...

Carta de Demissão de Empregada Doméstica é obrigatória?

A carta de demissão de empregada doméstica manifesta a iniciativa da profissional em rescindir seu contrato e vontade pelo encerramento do vínculo empregatício. Então, com o pedido de demissão, a doméstica deve apresentar o documento.

O vínculo empregatício pode se encerrar por uma série de motivos, inclusive por vontade e iniciativa da própria profissional. Por isso, ao tomar essa decisão, a empregada possui algumas responsabilidades que levam à rescisão contratual.

Elaborar a carta de demissão, portanto, é fundamental para as trabalhadoras que desejam colocar um fim ao contrato de trabalho. Ao preparar o documento, é preciso se atentar a uma série de detalhes e informações que o compõem, para que tudo esteja correto e seja feito da melhor maneira.

Por isso, para te ajudar a elaborar a melhor carta de demissão de empregada doméstica, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo. Continue conosco até o final e boa leitura.

carta de demissao de empregada domestica
A carta de demissão de empregada doméstica é o documento que manifesta o desejo pela rescisão contratual pela profissional — Foto: Freepik.

O que é a carta de demissão da doméstica?

A carta de demissão de empregada doméstica é o documento no qual ela demonstra sua vontade de rescindir o contrato de trabalho. Ou seja, é o pedido de demissão formal por parte da empregada, que manifesta seu desejo pelo rompimento e encerramento do vínculo empregatício.

Dessa forma, o documento informa ao empregador o seu desejo em ser desligada e deixar de prestar serviços. Os motivos da empregada podem ser expressos ou não, mas vale lembrar que nem sempre a rescisão possui uma razão única, podendo ser uma necessidade ou vontade da profissional.

Carta de demissão de doméstica é obrigatória

A carta de demissão de empregada doméstica não é obrigatória, mas considera-se sua solicitação pelo empregador doméstico como um ato preventivo.

A empregada deve preencher o documento à mão pela empregada, para documentar e comprovar que a iniciativa pela rescisão realmente partiu da doméstica e não foi uma ação decisão do empregador.

Afinal, o fato de “quem” tomou a iniciativa de romper o contrato define questões que afetam os cálculos da rescisão, como a liberação ou não do FGTS e do seguro-desemprego.

Não é muito raro ocorrer algum tipo de desentendimento entre as partes na hora de apresentar o termo de rescisão.

Para que isso não ocorra e falsas acusações tenham lugar, é sempre bom que o empregador solicite a carta de demissão de empregada doméstica caso ela tenha tomado a iniciativa da rescisão.

Como fazer a carta de demissão da empregada doméstica

Na carta de demissão, a empregada doméstica deve deixar clara a sua intenção e vontade em rescindir o contrato — não prestar mais os serviços — e explicar os motivos que a fizeram pedir demissão do seu trabalho.

O documento não precisa ser sofisticado, mas sim curto, direto e objetivo. Além disso, a carta de demissão deve ser obrigatoriamente apresentada por escrito, feito à mão pela profissional.

Ainda, a carta de demissão de empregada doméstica deve apresentar informações como:

  • Dados pessoais da empregada doméstica — nome completo, telefone de contato, etc;
  • Data de elaboração da carta — [dia, mês por extenso, ano];
  • Cidade — onde a empregada escreve o documento;
  • Dados do empregador.

No documento não serão permitidas ofensas ou discriminações ao empregador, ou a qualquer membro de sua família.

Além disso, ela deve ser feita e apresentada em duas vias: uma para o empregador e outra que a empregada doméstica mantém consigo.

Escrevendo a carta de demissão da doméstica

A empregada doméstica deve escrever a carta de demissão em primeira pessoa, dirigindo-se ao contratante. O documento deve conter, no máximo, uma página e ser escrito à mão.

Além disso, seja breve e formal, não se esquecendo de assinar a carta ao seu final.

  1. Saudação de abertura: comece o documento com um cumprimento formal ao empregador;
  2. Primeiro parágrafo: explicite os motivos da rescisão contratual — podem ser razões pessoais, início em um novo emprego, etc;
  3. Segundo parágrafo: estabeleça a data de saída e o prazo para que todas as pendências sejam entregues;
  4. Saudações finais: utilize um cumprimento para encerrar a carta de demissão — pode-se utilizar termos como “atenciosamente”, “cordialmente”, etc;
  5. Assinatura.

Modelo de carta de demissão da empregada doméstica

Para deixar mais claro para você, o Hora do Lar elaborou o modelo de uma carta de demissão de empregada doméstica, com todas as informações que precisam consta:

“À ______ (nome do empregador doméstico)

Prezado(a) Senhor(a),

Por motivos pessoais (ou profissionais), venho comunicar formalmente, por meio desta carta, meu pedido de demissão, e consequente desligamento da minha função.

Afirmo que cumprirei o aviso prévio, em conformidade com a lei, no período entre __ /__ /_____ (data de início) a __ /__ /____ (data de cumprimento).

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

(Sua assinatura)

(Seu nome por extenso)”

Hora do Lar para gestão de empregada doméstica

Momentos que podem pegar o empregador doméstico de surpresa, como apresentação da carta de demissão de empregada doméstica, requerem o dobro de cuidado. Afinal, são períodos delicados e nos quais o empregador está mais suscetível a erros por conta dos inúmeros detalhes para lembrar.

Por isso, você pode contar com o Hora do Lar para gestão da empregada doméstica: a plataforma completa e inteligente que te ajuda em todos os momentos da relação trabalhista. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores domésticos brasileiros todos os meses, em todos os processos.

O Hora do Lar te auxilia em todas as etapas, desde a admissão até a eventual rescisão contratual, por meio de ferramentas e funcionalidades úteis ao seu dia a dia como empregador doméstico. São elas:

  • Aplicativo para registro de ponto da doméstica;
  • Integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculos automáticos;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos anual;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Quer trazer mais praticidade e segurança para sua gestão doméstica? Então conte com o Hora do Lar. Cadastre-se agora e tenha acesso a melhor plataforma para gestão da empregada doméstica.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.