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Como Organizar a Rotina de Trabalho da Empregada?

Saber como organizar a rotina de trabalho da empregada ajuda empregador e doméstica a estabelecerem um dia a dia de atividade melhor. As melhores práticas demandam um canal de comunicação aberto entre as partes e a elaboração de um cronograma.

Ao admitir uma nova trabalhadora doméstica, diversas responsabilidades e deveres vêm junto para ambos os lados da relação. Por isso, organizar a rotina da profissional em conjunto pode trazer bons resultados e ajudar em um dia a dia cada vez melhor.

Afinal, não se trata apenas de contratar a funcionária para que ela cumpra com todas as atividades determinadas. Neste meio tempo, pode haver desencontros, tarefas que deveriam ser exercidas até um determinado dia, entre outros.

Por isso, saber como organizar a rotina de trabalho da empregada é fundamental para garantia uma boa relação trabalhista entre contratante e trabalhadora. Quer saber as melhores dicas e práticas para isso? Não se preocupe, continue com o Hora do Lar até o final e boa leitura.

como organizar a rotina de trabalho da empregada
6 dicas de como organizar a rotina de trabalho da empregada doméstica da melhor maneira possível — Foto: Freepik.

Como organizar a rotina de trabalho da empregada?

A organização do dia a dia de atividade da profissional traz vantagens para ambos os lados, garantindo uma boa manutenção da relação trabalhista e evita problemas e atritos entre as partes.

Por isso, as principais dicas de como organizar a rotina de trabalho da empregada são:

  1. Estabeleça um canal de comunicação claro e aberto com a profissional;
  2. Esclareça cada função da empregada;
  3. Defina as tarefas que não devem ser realizadas;
  4. Elabore uma planilha de orientação para a atividade;
  5. Estabeleça um cronograma de execução de tarefas;
  6. Diferencie as tarefas diárias, semanais e mensais.

Para te ajudar com cada etapa e boa prática, o Hora do Lar preparou os detalhes completos. Confira:

Estabeleça um canal de comunicação claro e aberto

Conversar com a sua profissional é essencial para a organização de uma boa rotina. Dessa forma, você expõe suas necessidades e demandas e ela, por sua vez, comunica as próprias.

Assim, você consegue considerar as necessidades pessoais e até mesmo limitações da empregada no momento de elaborar uma rotina de trabalho eficiente, e contempla a funcionária.

Além disso, um canal de comunicação claro e aberto entre as partes melhora a relação trabalhista, visto que o empregador e a empregada chegam a acordos e possuem liberdade para conversar sobre as eventuais dificuldades e problemas.

Esclareça e explique as funções da empregada

Por mais óbvias que as tarefas da empregada possam parecer, explicar como você deseja que elas sejam realizadas evita desentendimentos entre as partes.

Aqui, você pode orientar o uso de produtos específicos, como você deseja que cada atividade seja exercida até mesmo as limitações da empregada em cada uma. Além disso, reforce suas necessidades pessoais para que ela entenda como exercer as atividades da melhor maneira possível.

Confira: Quais Serviços são Considerados Domésticos? Lista completa!

Defina as tarefas que não devem ser realizadas

Da mesma forma que você deve definir quais as funções da empregada, é preciso esclarecer quais atividades ela não deve exercer.

Pode ser por motivos pessoais ou por não constar em contrato de trabalho, visto que a realização de tarefas não registradas no documento pode configurar-se como acúmulo de função.

Contudo, caso a empregada exerça uma tarefa além de suas funções, mesmo após sua orientação para a não realização, reforce seu ponto e deixe claro que ela não deve seguir com aquela tarefa.

Elabore uma planilha de orientação para a atividade

Uma vez com todos os detalhes das atividades definidos e acordados entre as partes, o empregador pode elaborar uma planilha com todas as funções e os detalhes de cada uma.

Assim, sempre que tiver dúvidas ou dificuldades, a empregada pode consultar a tabela. Por isso, não se esqueça de elaborar colunas úteis e com detalhes importantes, para que tudo fique registrado e nenhum ponto fique omisso.

Estabeleça um cronograma de execução de tarefas

Além da planilha com as tarefas e seus detalhes, o empregador pode estabelecer um cronograma com datas e horários para a execução das atividades. Isso ajuda ambas as partes a se organizarem melhor, visto que a empregada doméstica sabe até quando realizar aquela atividade e como fazê-la.

O cronograma pode identificar os períodos e a frequência de realização de cada atividade, bem como a função em si (arrumar, limpar, consertar, etc) e o local da residência.

Diferencie as tarefas diárias, semanais e mensais

Nem todas as tarefas da empregada doméstica terão a mesma frequência de atividade. Afinal, existem as que devem ser realizadas diária, semanal ou mensalmente, conforme as próprias demandas do empregador.

Vale lembrar que o empregador não deve solicitar o cumprimento de tarefas que não constam em contrato de trabalho, visto que isso pode configurar o acúmulo de função da empregada.

  • Tarefas diárias: varrer a casa, organizar as camas, arrumar os cômodos da residência, colocar o lixo para fora, lavar a louça, tirar pó dos móveis, etc;
  • Atividades semanais: fazer compras para a casa e organizar a despensa, regar plantas, limpar vidros, janelas e portas, trocar as roupas de cama, passar pano no chão, etc;
  • Tarefas mensais: lavar tapetes e cortinas, limpar e lustrar móveis, etc.

A definição das tarefas e suas respectivas frequências dependem da necessidade e demanda do contratante, que deve conversar com a funcionária e deixar todos os aspectos claros para não haver erros e desentendimentos.

Funções da empregada doméstica

Ao contrário do senso comum, a empregada doméstica não é responsável apenas por serviços de limpeza e manutenção da casa. Afinal, diversas outras categorias profissionais se encaixam sob o trabalho doméstico, como cozinheiros, cuidadores de idosos, jardineiros, etc.

Assim, o empregador doméstico deve definir as funções da trabalhadora no momento de admissão, e registrá-las em contrato de trabalho. Além disso, suas atividades devem condizer com a categoria profissional sob a qual foi contratada.

O contratante, então, tem total liberdade para definir as funções da empregada doméstica de acordo com sua necessidade e demanda. O importante, portanto, é registrar todas as tarefas da empregada em contrato e mediante acordo prévio com a funcionária, a fim de evitar desentendimentos e problemas futuros.

Saiba mais: Funções da empregada doméstica: confira lista completa!

Gestão da rotina de trabalho da empregada

Organizar a rotina de trabalho da empregada doméstica não é uma tarefa simples, mas garante a boa relação trabalhista entre ela e o contratante. Contudo, não é a apenas a organização do dia a dia da doméstica que é importante ao empregador, mas também a organização de sua própria rotina.

Afinal, são diversas responsabilidades e deveres que vêm junto à contratação de uma funcionária doméstica. Então, que tal contar com uma ajuda especializada?

Hora do Lar é um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

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