...

Como Fazer Processo de Seleção e Contratação de Babá?

O processo de contratação de babá deve ser cauteloso, o empregador deve atentar-se ao comportamento, experiências e referências da candidata. Observar estes detalhes é fundamental, pois a escolha da candidata certa significa maior cuidado com o seu filho.

Apesar de muitos empregadores saberem os procedimentos para a seleção da babá, algumas dúvidas tendem a surgir neste processo.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão ajudar o empregador encontrar a candidata certa e fazer a melhor contratação possível.

Como entrevistar?

A entrevista pessoal revela muito sobre o candidato.Portanto, repare na postura, na expressão corporal, o modo como fala. Pergunte sobre a família da candidata, é importante conhecer sua história pessoal.

Sobretudo você deve sentir empatia por uma pessoa que irá conviver com você e sua família. Pergunte dos empregos anteriores e porque saiu deles, peça referências.

Check-list

Para ajudá-lo no processo de entrevista, selecionamos algumas perguntas que consideramos importantes serem feitas, por exemplo:

  • Onde você mora e com quem?
  • Você tem filhos?
  • Você estudou? Qual seu grau de instrução?
  • Você gosta de crianças? Por que motivo escolheu esta profissão?
  • Quais funções você já exerceu em sua carreira?
  • Você já fez algum curso de babá? Gostaria de fazer?
  • Já fez algum curso ou tem noções de primeiros socorros?
  • Você prefere conviver e trabalhar com bebês ou crianças maiores?
  • Qual era a idade das crianças nas casas em que trabalhou?
  • Por que você saiu dos antigos empregos?
  • Como era seu relacionamento com os antigos patrões?
  • Ainda tem contato com as crianças de quem cuidou?
  • Você está de acordo em seguir as regras, as rotinas e os limites da minha casa?
  • Qual sua pretensão salarial? (Ou então ofereça o valor que considere justo. Explique que será registrada, a informe sobre férias, folgas, viagens, benefícios etc.)
  • Você está de acordo com a lista de atividades proposta? (Depois de expor qual é a rotina da casa e do bebê e o que você espera dela)
  • Como você lidaria com situações cotidianas, como se o meu filho não quiser comer ou tomar banho?
  • Como você agiria em uma situação de engasgo ou no caso de a criança se machucar?
  • Qual sua disponibilidade para eventuais emergências ou viagens em um fim de semana?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Cheque se as referências são verdadeiras

Pessoas de má índole costumam fornecer referências falsas. Pegue não só o telefone dos antigos empregos, mas também os endereços. Confira no site da empresa de telefonia se as informações batem. Evite obter referências apenas por celular.

Para conferir se a referência é verdadeira, apresente algumas situações falsas ao antigo empregador e perceba a reação. Por exemplo, se a candidata disser que a ex-empregadora era dentista, você pode perguntar: “A senhora é arquiteta, certo?”. Se a ex-empregadora corrigir, é um sinal de que essa referência deve ser verdadeira.

Requisitos básicos

Outros pontos que podem te auxiliar na avaliação:

  • Apresentação pessoal (para ter cuidado com os outros, a pessoa deve estar bem consigo);
  • Higiene (impecável);
  • Vocabulário (falar corretamente, sem muitos erros);
  • Repertório (histórias, músicas e brincadeiras que apresenta à criança);
  • Bom relacionamento e cordialidade com sua família e amigos;
  • Paciência (saber insistir e argumentar é importante para lidar com crianças);
  • Gostar de crianças (não deve ser amável só com seu filho, observe o comportamento com outras crianças);
  • Pontualidade e responsabilidade;

Como avaliar?

Você já checou antecedentes, entrevistou, conferiu referências, conversou com antigos empregadores, sentiu empatia. O processo de avaliação continua durante os primeiros meses de trabalho.

Se a criança tiver mais de dois anos, é relativamente fácil perceber se o comportamento dela muda após a chegada da babá.

Reações de nervosismo, hostilidade, irritabilidade, birra são sinais de alerta! Se o problema persistir, tente acompanhar o trabalho dela por pelo menos um dia ou chegue em casa em horários diferentes, para flagrar eventuais problemas.

Alguns psicólogos dizem que se a profissional é boa, o mais comum é que a criança vá demonstrando cada vez mais afeto por ela. Por mais que os pais possam sentir ciúmes, o bom é quando a criança não desgruda da babá: gosta de brincar, dorme no colo, pergunta por ela.

Também vale perguntar a opinião de familiares, amigos, vizinhos e outros funcionários sobre a nova babá.

Depois faça uma avaliação pesando todos os prós e contras. É ruim para a criança ficar sob os cuidados de uma má profissional, porém a troca constante de babás também não é boa.

A idade da babá

Babás mais velhas ganham na experiência. Geralmente são mães e avós. Também contam com mais tempo de vida profissional, por isso podem ter mais responsabilidade e maturidade para lidar com problemas.

As mais jovens podem não ter tanta experiência, mas geralmente têm mais disposição para acompanhar crianças acima dos dois anos, que são muito ativas e exigem bastante energia física.

Essas não são regras absolutas, mas podem ser um critério a ajudar durante a busca pela melhor profissional.

Promover a empregada doméstica a babá

Se é uma pessoa de confiança, que presta serviços para a família há bastante tempo e que tenha esse desejo, pode ser uma boa opção.

Há uma boa diversidade de instituições que fornecem cursos de capacitação de babás e a profissional pode ser treinada para desempenhar a nova função.

Nesses casos, é importante que o contrato de trabalho seja revisado para que as novas atribuições estejam especificadas por escrito e assinada por ambos. A carteira de trabalho também deverá ser atualizada com o novo registro de babá.

O que as babás precisam saber

  • A prioridade da casa é cuidar da criança;
  • A higiene pessoal e roupas têm de estar impecáveis;
  • Utensílios do bebê devem ser higienizados de maneira especial (tudo o que se usa para alimentá-lo deve ser esterilizado, brinquedos devem ser limpos com álcool 70 ºGL diariamente);
  • Bebês precisam ser constantemente vigiados e não podem ficar sozinhos (a menos que estejam no berço e com a babá eletrônica ligada);
  • Estar ciente sobre os princípios de educação da residência em que está trabalhando. O que pode e o que não pode na relação com a criança, como dizer um não, como impor limites;
  • Avisar com antecedência sempre que for se atrasar ou quando precisar faltar. A falta da babá, reflete na falta da mãe ou do pai no trabalho. Toda e qualquer relação trabalhista deve ser baseada em respeito e repensabilidade;
  • Reportar absolutamente TUDO que acontecer à mãe: qualquer queda (por menor que seja), birra, falta de apetite, quantas fraldas foram trocadas, visitas de parentes, quem veio, quem pegou no colo, etc

Pontos que o empregador deve ficar atento

1 – todas as atribuições de função devem ser esclarecidas antes da contratação da babá e especificadas por escrito no contrato de trabalho;

2 – mesmo para a babá que dorme é obrigatório o controle de horário. Caso seja acionada durante a noite, ela deve abrir o ponto e fechá-lo quando terminar, o sistema calculará todas as horas automaticamente.

3 – estipular um salário base médio e pagar as horas extras dessa forma é correto e pode ser mais vantajoso do que um salário  base alto para que ela fique 24 horas a sua disposição, o que é condenado por lei;

4 – se o combinado é a babá fazer as refeições em sua residência, certifique-se de que tenha comida para ela. Não é necessário deixar um banquete, mas é importante que em sua dispensa haja o básico para que ela se alimente de maneira adequada;

5 – férias devem ser acordadas com antecedência, com emissão de acordo e assinatura. Programar viagens de última hora e dar “férias” para a babá sem consultá-la está fora de questão;

6 – Utilização do sistema de banco de horas ou de compensação de horas devem ser registrados por meio de um acordo por escrito e assinado por ambos.

Com estas dicas em mente fica bem mais fácil fazer o processo de seleção e contratação de babá e encontrar a melhor candidata que cuide com carinho e respeito do seu bem mais precioso.

Como contratar babá para final de ano?

Já se viu dentro do seguinte cenário: período de férias escolares, nenhum parente disponível para ajudar, babá saiu férias e você trabalhando? Pois bem, isso é mais comum do que parece.

O mais indicado para final de ano, é fazer a contratação de uma empregada doméstica temporária. Ou seja, fazer um contrato com prazo determinado.

Segundo o artigo quarto da PEC das Domésticas, o contrato de trabalho com prazo determinado pode ser feito nas hipóteses:

  • Contrato de experiência.
  • Para atender algumas necessidades familiares, de natureza transitória, momentânea. Por exemplo: substituição momentânea, temporária de empregado doméstico com contrato de trabalho interrompido ou suspenso.
  • Para cobrir outra empregada que esteja afastada das funções.

O empregador não pode se esquecer que o contrato temporário, também deve ser registrado em carteira. No registro, que será feito em “anotações gerais” , devem constar: período, remuneração e assinatura.

Emita o contrato da babá de acordo com a lei

Com a babá escolhida é hora de seguir os precedimentos para a contratação. Primeiramente, o empregador deve assinar a carteira da profissional, logo após fazer o contrato de trabalho.

Para que o contrato tenha validade legal o mesmo deve atender a diversas exigências previstas. Entretanto muitas vezes esses requisitos não são cumpridos, pois o empregador não tem orientação necessária para formalizar o contrato de trabalho.

Faça o contrato de trabalho da babá como manda a lei na plataforma Hora do Lar. Nosso serviço gera de forma automática contratos de trabalho até mesmo os de experiência, seguindo todas as questões prevista na Consolidação das Leis de Trabalho para que você contrate do jeito certo.

Além disso, o Hora do Lar também é integrado ao eSocial Doméstico e faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.