...

É Possível Descontar Dano Material Causado Pela Empregada Doméstica? Veja Aqui!

É possível descontar dano material do salário dos empregados domésticos quando causam estragos aos bens da sua casa? Essa é uma dúvida bastante comum para qualquer pessoa que contratou um empregado doméstico para trabalhar na sua residência.

O cuidado com a casa e os bens do empregador são de responsabilidade do empregado doméstico, por isso, ele deve ser responsabilizado se gerar prejuízos ao empregador. Contudo, é fundamental saber o que a legislação diz sobre o assunto e como o desconto é feito na prática. Confira tudo isso nesta leitura!

É possível descontar dano material da empregada doméstica?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) diz que o empregador não pode fazer qualquer desconto no salário do empregado, salvo em casos de adiantamentos, previsões legais ou contrato coletivo (acordo feito entre o empregador e o sindicato dos trabalhadores).

Entretanto, o §1º do artigo 462, da mesma lei, prevê que fazer descontos no salário é permitido desde que haja algum dano causado pelo empregado. Entretanto, as partes precisam ter acordado essa possibilidade previamente — há uma cláusula prevista no contrato de trabalho — ou o empregado ter agido com dolo.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) — órgão máximo do judiciário no que diz respeito às questões trabalhistas do país — e outros tribunais regionais do trabalho (TRTs) apenas permitem o abatimento de valores quando há provas de dolo ou culpa do empregado.

Como funciona o conceito de dolo?

Dolo significa que o indivíduo quis causar dano ao patrimônio do seu empregador propositalmente. Isso acontece, por exemplo, quando câmeras identificam que um empregado doméstico quebrou diversos vidros da casa sem que tenha sido acidental.

O dolo pode acontecer por três motivos:

  • negligência: o empregado age com desatenção, indiferença ou descuido;
  • imprudência: a pessoa toma uma ação precipitada e sem cautela;
  • imperícia: o funcionário não tem conhecimento técnico para sua atividade.

Por exemplo, se o funcionário deixa diversos objetivos frágeis caírem e quebrarem por simples descuido, ele ter agido com negligência. Lembre-se de que o empregador deve comprovar que o empregado doméstico agiu com culpa e dolo.

Como o desconto pode ser feito na prática?

Pode ser difícil exigir o pagamento em dinheiro do prejuízo causado. Geralmente, o empregador desconta os valores do salário do empregado. Também, pode-se parcelar a quantia e descontar parte do valor conforme o transcorrer dos meses, evitando que o prejuízo do empregado doméstico.

Quanto ao limite do desconto, o TST definiu que somente pode-se descontar valores até o máximo de 70% do salário do empregado — confira na orientação jurisprudencial (OJ) n.º 18 SDC do TST. Lembre-se, sempre que fizer um desconto do salário do empregado, de recolher sua assinatura em uma autorização específica indicando o motivo de fazê-lo. Assim, você terá mais segurança caso tenha que enfrentar um eventual processo trabalhista.

Pense duas vezes antes de descontar dano material de empregados domésticos. É preciso seguir as exigências legais e garantir que a relação entre as partes continue saudável mesmo após a cobrança, o que é importante para evitar desentendimentos futuros com sua empregada doméstica.

Gestão completa da empregada doméstica

O Hora do Lar é a solução completa, inovadora e inteligente que você precisa para fazer a melhor gestão de sua empregada. Afinal, com tecnologia de ponta, você deixa toda a sua rotina mais simples e segura, reduzindo as chances de erros em até 98%.

Por isso, ao contratar nossa solução, você tem acesso a ferramentas e funcionalidades úteis para sua rotina de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais;
  • Geração de informe de rendimentos;
  • Total integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais;

Seja um empregador digital, torne a gestão doméstica simples e muito mais tecnológica com todas as funcionalidades do Hora do Lar. Encontre o melhor plano para seu lar e, se ainda tiver qualquer dúvida, entre em contato com nossos especialistas, à disposição para te auxiliar no que for preciso.

Cadastre-se agora e não perca mais tempo.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.