A diferença entre NIT e PIS é o tipo de profissional abrangido. Enquanto o NIT é o número de identificação atribuído aos profissionais autônomos, o PIS é concedido aos profissionais a partir do seu primeiro registro em Carteira de Trabalho. O número de ambos é o mesmo.
Para consultar alguns benefícios da Previdência Social, o trabalhador precisa de alguns documentos e números de identificação em mãos, como NIT e PIS. Atualmente, existem diferentes números e programas que identificam profissionais distintos, e cada um foi criado para fins divergentes entre si.
Mas você sabe qual a diferença entre NIT e PIS e como conseguir esses números? Ainda que a sequência numérica seja a mesma, eles são gerados em momentos e para profissionais diferentes.
Por isso, é importante não apenas compreender a diferença entre os dois, mas também como consultá-lo. E, para te ajudar, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo para você. Continue conosco até o final e boa leitura.
Acesso rápido
O que é NIT?
O NIT é a sigla para Número de Identificação do Trabalhador. Ele é gerado pela Previdência Social no momento em que profissionais autônomos, contribuintes individuais, segurados especiais e empregados domésticos queiram começar a contribuir para o INSS e ter acesso aos benefícios previdenciários.
Trata-se, portando, de uma identificação do profissional no sistema Previdência Social, gerada no momento de inscrição no INSS.
O que é PIS?
PIS é a sigla de Programa de Integração Social, através do qual as empresas e companhias privadas depositam uma contribuição todos os meses para o fundo ligado aos colaboradores que atuam nela.
Por meio deste programa, visa-se integrar o trabalhador ao desenvolvimento da empresa privada que o contratou.
Ou seja, o PIS é para os trabalhadores da iniciativa privada, que possuem carteira de trabalho assinada e que prestam serviços para pessoas jurídicas. Além disso, a instituição pela sua administração é a Caixa Econômica Federal.
Qual a diferença entre NIT e PIS?
As principais diferenças entre NIT e PIS são as categorias profissionais que cada um abrange e o responsável pelo cadastro do profissional.
Enquanto o NIT é atribuído aos profissionais autônomo, contribuintes individuais e empregados domésticos, o PIS é para os trabalhadores da iniciativa privada, que prestam serviços para pessoas jurídicas.
Além disso, o NIT é gerado a partir da inscrição do profissional na Previdência Social, enquanto o PIS é atribuído no primeiro emprego em iniciativa privada, com o cadastro feito pela empresa contratante.
Em outras palavras, a empregada doméstica tem direito ao NIT, mas não ao abono salarial do PIS.
Contudo, atenção: o NIT e o PIS são identificados pelo mesmo número. Então, se o trabalhador já possui inscrição em um dos dois programas, não é necessário procurar por uma nova sequência numérica.
Você pode se interessar:
Para que serve o número do NIT e do PIS?
De modo geral, o número do NIT e do PIS identifica os trabalhadores e permite seu acesso aos benefícios e auxílios da Previdência Social.
Um exemplo é o registro das contribuições previdenciárias, computadas de maneira correta para carência e tempo de contribuição quando vinculadas ao número do NIT ou PIS de um profissional.
Além disso, eles comprovam vínculos empregatícios e validam informações em diversas instituições, principalmente no INSS.
Empregada doméstica tem direito ao NIT ou ao PIS?
A empregada doméstica tem direito ao NIT, e não ao PIS. Ou seja, todas as domésticas são contempladas pelo NIT.
Afinal, o PIS destina-se a profissionais que prestam serviços para empresas privadas, ou seja, pessoas jurídicas. O empregador doméstico, contudo, é uma pessoa física.
Mas, caso a empregada doméstica já tenha o PIS por conta de antigos empregos, o número se converte no NIT.
Leia também:
Como consultar o número do NIT e do PIS?
Atualmente, existem diversas maneiras de consultar o número do NIT e do PIS:
- Documento da Identidade: a trabalhadora pode encontrar seu número do NIT, NIS, PIS ou PASEP no verso da nova identidade, próximo ao registro de sua digital;
- Cartão Bolsa Família: no cartão do Bolsa Família, você pode encontrar o código numérico logo abaixo do nome do portador;
- Cartão Cidadão: o NIT são os 11 primeiros números do cartão cidadão;
- Site do Meu INSS: a partir do login com seus dados gov.br, você consegue consultar o seu código numérico;
- Telefone: pelo número 135;
- Aplicativo FGTS;
- Site da Caixa Econômica Federal;
- Site do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais);
- Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital: basta fazer login com seus dados gov.br e verificar suas informações pessoais.
Passo a passo para consultar o NIT pelo Cisnet
Uma das principais maneiras de consultar seu número do NIT é pelo Cisnet (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Para isso:
1. Acesse o site https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/ e clique em “Cidadão”;
2. Depois, selecione “Inscrição” e, em seguida, “Filiado”. Caso a opção não apareça de imediato, basta clicar nas 3 barras em azul, no canto superior direito;
3. Preencha os campos com seus dados e cumpra a verificação de “Não sou um robô”, depois basta continuar;
4. Caso você já possua um número do NIT, a seguinte mensagem irá aparecer: “Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu número de Identificação — NIT — para efetuar recolhimentos”. Nela, irá constar seu número do NIT.
Consulta do NIT pelo CadÚnico
Com o CadÚnico, você pode consultar o NIT tanto pelo aplicativo quanto pelo site:
- Pelo site:
- Acesse o site do CadÚnico;
- Faça login na seção “Meus Benefícios”;
- Preencha os dados solicitados e clique em “Emitir Certificado”;
- Consulte o número do NIT na identificação do número “NIS”.
- Pelo aplicativo:
- Baixe o aplicativo em seu celular (disponível para sistemas Android e iOS);
- Faça login com seus dados pessoais;
- Clique em “Consulta Simples”;
- Em seu cadastro, na parte de “Responsável Familiar”, você pode consultar seu número do NIT.
FAQ — Dúvidas frequentes
Para acabar com todas as suas dúvidas, o Hora do Lar respondeu às dúvidas mais frequentes sobre a diferença entre NIT e PIS:
Existe diferença entre NIS e NIT?
O NIS é um número de identificação atribuído a uma pessoa física inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) pela Caixa Econômica Federal. Por isso, qualquer cidadão tem direito ao NIS, mediante cadastro no CadÚnico.
O NIT, conforme vimos, é conferido a empregadas domésticas, profissionais autônomos e contribuintes individuais.
NIT e PIS são o mesmo número?
Sim, o NIT e o PIS são o mesmo número, mas diferem no momento de criação e para as categorias profissionais que atendem.
Qual a diferença entre PIS e PASEP?
O PIS e o PASEP possuem a mesma função, mas se destinam a tipos de profissionais diferentes.
Enquanto o PIS se aplica para trabalhadores de empresas do setor privado, o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor) se destina aos funcionários públicos.
Os números do NIS, NIT, PIS e PASEP são iguais?
Sim, os números do NIS, NIT, PIS e PASEP são os mesmos, mas o motivo de criação do código numérico é diferente. Ou seja, o número é igual, mesmo cadastrado por entidades diferentes.
Então, se o indivíduo tiver um número de PIS, ele serve como NIT e NIS também. A diferença de nomes ajuda a dividir as categorias e órgãos que cadastram o profissional. Então, quem possui um deles não precisa e nem pode emitir outro.
Quer receber novidades sobre o emprego doméstico?
Saber e lembrar de tantos detalhes pode ser um tanto complicado para o empregador doméstico, sobretudo em meio à sua rotina agitada. Afinal, é preciso saber muito mais que apenas a diferença entre NIT e PIS.
Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores.
A ferramenta, integrada ao eSocial Doméstico, faz:
- Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
- Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
- Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
- Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
- Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.
Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planos e cadastre-se agora para começar.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?