...

Doméstica tem Direito a Acerto por Tempo de Serviço? Confira!

Com a decisão pelo fim de contrato, seja por qualquer uma das partes, a doméstica tem direito a acerto por tempo de serviço. Os direitos da empregada e as quantias dependem do tipo de rescisão, e devem ser calculados com cuidado pelo empregador.

A rescisão do contrato de trabalho é um momento delicado para ambos os lados, por quaisquer que sejam os motivos que levaram ao fim da relação. Por isso, é preciso muita atenção e cuidado na hora de fazer os devidos cálculos e processos.

A doméstica tem direito a acerto por tempo de serviço, independente do tipo de rescisão. Contudo, é importante se atentar aos valores e quantias, pois elas variam e afetam diretamente o total final.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então você está no lugar certo. Fique conosco até o final e boa leitura.

domestica tem direito a acerto por tempo de servico
Acerto da empregada doméstica na rescisão de contrato – Foto: Freepik.

A empregada doméstica tem direito a acerto por tempo de serviço?

A empregada doméstica tem direito a acerto por tempo de serviço, que consiste na resolução de pendências e acerto de valores no fim do contrato de trabalho. As quantias e direitos da funcionária variam de acordo com o tipo de rescisão.

Todos os direitos trabalhistas da empregada doméstica são previstos pela Lei Complementar 150, conhecida de maneira popular como PEC das Domésticas.

Quais direitos a empregada doméstica na demissão?

A empregada doméstica pode ser demitida pelo empregador em dois cenários: por justa causa e sem justa causa.

O primeiro caso acontece quando a empregada cometeu alguma falta grave ou agiu de forma prejudicial para com o empregador. Já a segunda é quando o empregador não tem um motivo aparente para recisão, mas opta por fazê-la mesmo assim.

Na rescisão sem justa causa, a empregada doméstica tem direito a:

  • Aviso prévio: indenizado, em que a empregada recebe 30 dias sem trabalhar, caso o empregador assim prefira, ou trabalhado, em que ela deve trabalhar mais 30 dias a partir do aviso de desligamento;
  • Saldo de salário referente aos dias trabalhados no mês;
  • Férias proporcionais + 1/3 constitucional;
  • 13° salário proporcional;
  • Multa de 40% sobre o valor do FGTS, que corresponde ao valor pago pelo empregador mês a mês referente à indenização de 3,2% de forma antecipada.

Além disso, ela também deve receber o valor do FGTS e tem o direito ao seguro-desemprego se atender às condições exigidas por lei.

Caso a rescisão for efetuada por justa causa, os valores rescisórios correspondem apenas aos dias trabalhados, férias vencidas e proporcionais. Nesse caso, ela não tem direito ao Fundo de Garantia e nem ao seguro-desemprego.

O que a empregada doméstica recebe se pedir demissão?

Existem três possibilidades quando o rompimento do contrato de trabalho é feito pela empregada doméstica. A primeira é quando ela deseja sair por razões particulares. Nesse cenário, ela deverá receber:

  • Dias trabalhados no mês;
  • Férias proporcionais e vencidas + 1/3 referente a cada uma delas;
  • 13° salário proporcional.

Entretanto, ela não terá direito a realizar o saque do FGTS, à multa rescisória de 40% e nem ao seguro-desemprego. Vale dizer que, no caso de pedido de demissão, o aviso prévio deve ser trabalhado ou indenizado. Porém, quem paga por ele é a empregada.

Outra possibilidade de encerramento do contrato de trabalho é pela rescisão indireta, que ocorre quando o empregador deixa de cumprir com uma ou várias obrigações contratuais, como se fosse uma justa causa por parte do contratante.

Nesse caso, a demissão deve ser declarada judicialmente. Além disso, ela terá os mesmos direitos rescisórios que a demissão sem justa causa. Por fim, há a possibilidade de rescisão acordada, em que as partes concordam com a demissão e fazem algumas concessões.

Nesse cenário, existe uma variação quanto à porcentagem de alguns itens. São eles:

  • Recebimento de metade do valor de aviso prévio;
  • Multa de 20% sobre o valor do FGTS, que pode ser resgatado em 80% do valor correspondente;
  • Não tem direito ao seguro-desemprego.

A empregada doméstica tem direito a acerto por tempo de serviço. Entretanto, existem diferentes cenários para considerar no momento de acertar as contas. Vale ressaltar que é importante cumprir com as exigências da lei nesse momento para evitar uma reclamação trabalhista no futuro.

Como fazer o acerto de contas de um jeito rápido, seguro e fácil?

Agora que você já sabe que a empregada doméstica tem direito a acerto por tempo de serviço e quais os tipos e encargos rescisórios em cada caso, pode ser que tenha percebido os inúmeros detalhes e regras.

Em meio a uma rotina corrida e agitada, ainda mais em um momento delicado como encerramento de contrato, é comum se sentir sobrecarregado e ter dúvidas nos processos e etapas.

Por isso, há mais de 5 anos, existe uma solução completa e inteligente no mercado: o Hora do Lar. Ajudando mais de 1500 empregadores todos os meses, nós deixamos toda a sua rotina e gestão de domésticas mais simples, prática e automática. Tudo isso com funcionalidades exclusivas, como:

  • Cálculo de rescisão, adicionais e outros processos;
  • Integração total ao eSocial Doméstico;
  • Controle de ponto;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte especializado multicanal;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e faça a melhor gestão do emprego doméstico em seu lar. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 13

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.