...

Doméstica gestante pode ter o contrato suspenso ou jornada reduzida?

Antes de aplicar as medidas como as propostas pela MP 936, o empregador deve saber se a doméstica gestante pode ter o contrato suspenso ou jornada reduzida. Isso porquê a empregada gestante goza de direitos diferentes das empregadas que não estão na mesma condição.

A suspensão de contrato ou redução da jornada se tornou não só uma solução financeira para o empregador conseguir lidar com o complicado momento financeiro em que estamos mas, também é uma solução para reduzir as possibilidades de contágio de todos.

Se até esse momento você conseguiu manter seus contratos ativos mas fatalmente terá que suspender, tire aqui todas as dúvidas como por exemplo se a empregada gestante pode ter o contrato suspenso ou sua carga horária reduzida. Boa leitura!

Doméstica gestante pode ter o contrato suspenso

Até quando posso suspender ou reduzir carga horária?

A MP passou a valer a partir da data de sua publicação em 1º de abril de 2020, desde então o empregador domestico pode solicitar a suspensão ou redução da jornada de trabalho de sua empregada. A medida provisória tem validade enquanto durar o cenário de pandemia, ou seja, até o momento não tem data limite para que o empregador faça o procedimento pelo site do Ministério do Trabalho.

Existem algumas regras como o prazo máximo de suspensão, que são 60 dias podendo ser prorrogados em dois períodos de 30 dias. O casos de redução de salário podem ser aplicados por até 90 dias.

Já foi solicitado e o governo estuda publicar um novo texto, referente a MP já publicada, para que o prazo para a redução de salário se estenda por mais 30 dias, totalizando 120 dias de redução. Ou seja, se o empregador ainda não precisou solicitar, pode iniciar o processo. Nesse novo texto também prevê a suspensão por mais 60 dias.

Como solicitar a suspensão ou redução da jornada?

Todo processo é feito online, o empregador precisa ter em mãos alguns dados do empregado. Feito isso deve seguir os passos:

  1. acesse o site do Ministério da economia e se não tiver o cadastro, cadastre-se para poder abrir o sistema;
  2. após entrar no sistema, aparecerá o termo de ciência sobre o programa, você pode ler o arquivo e se concordar, clicar em “aceito”;
  3. na página principal acesse “área do trabalhador” e clique em “benefício emergencial”;
  4. selecione “empregador doméstico” e em seguida em “novo trabalhador doméstico”;
  5. preencha todos os dados solicitados;
  6. feito isso clique em “salvar”.
 

Doméstica gestante pode ter o contrato suspenso ou jornada reduzida?

Sim, a doméstica gestante pode ter contrato suspenso ou jornada reduzida entretanto, ao iniciar o período de licença-maternidade os valores do salário devem ser restabelecidos integralmente, sendo pagos pelo INSS durante esse período.

A licença-maternidade mantém os 120 dias, mesmo em situações como pandemia e a estabilidade garantida pela licença continua valendo.

Precisa de ajuda nesse período?

Então conheça o Hora do Lar, a plataforma completa e inteligente para gestão de empregada doméstica. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores em todos os momentos da relação trabalhista, desde a admissão até a rescisão da profissional.

Por isso, ao contratar nossa solução, você tem acesso a ferramentas e funcionalidades úteis para sua rotina de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais;
  • Geração de informe de rendimentos;
  • Total integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais;

Não perca mais tempo e confira agora a solução definitiva para empregadores domésticos com planos ideais para seu lar. Faça seu cadastro e não perca mais tempo. Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas em trabalho doméstico.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.