...

Veja Aqui Como Prorrogar a Suspensão do Contrato da Doméstica

Atualizado em 08 de abril/2021: as informações a cima foram válidas para o ano de 2020.

Houve a prorrogação da Medida Provisória 936, que permite aos empregadores mais tempo para escolher a suspensão do contrato da doméstica ou a redução de salário e jornada.

Prometida desde o dia 17/05, o presidente da República assinou a atualização do sistema que permite prorrogar a suspensão do contrato da doméstica por mais 60 dias, totalizando 120 dias de suspensão.

Quando a Medida Provisória 936 começou a valer no início do mês de abril, a possibilidade de suspensão do contato da doméstica ou redução da jornada de trabalho, traziam ao empregador boas soluções para gestão dos funcionários. O que não esperávamos era que o cenário de calamidade meio a pandemia fosse prorrogar por tanto tempo.

Caso você faça parte dos empregadores que precisarão prorrogar a suspensão contrato da doméstica, ou prorrogar a redução da jornada, leia esse artigo e veja como proceder para informar ao Ministério do Trabalho.

Boa leitura!

prorrogar a suspensão do contrato da doméstica

Passo a passo para prorrogar o contrato de suspensão da doméstica

  1. Acesse o site do Ministério da Economia e faça o login em “Já tenho cadastro”;
  2. selecione no menu a opção “Benefício emergencial”;
  3. clique em “Empregado doméstico” e em seguida em “alterar”;
  4. no campo “Adicionar dias” preencha com o número de dias, sendo o máximo permitido de 120. Se a primeira suspensão foi de 30 dias, o máximo de dias a serem acrescidos serão 90;
  5. clique em “salvar”.

No campo “histórico” é possível conferir se a prorrogação foi salva no sistema e se a quantidade de dias está correta.

O processo de prorrogação da redução da jornada de trabalho, com redução salarial, é feito da mesma forma (limite de 120 dias). O empregador deve comunicar ao empregado doméstico com dois dias de antecedência sobre a prorrogação (para ambas as situações).

O prazo de estabilidade do empregado se mantém?

O prazo de estabilidade é acrescido se o empregador optar por prorrogar a suspensão do contrato de trabalho da doméstica. De acordo com a MP o empregado tem direito a estabilidade, para caso de suspensão do contrato de trabalho por 30 dias, por 60 dias (30 dias de suspensão e 30 dias seguintes).

Caso haja prorrogação a regra seguirá, serão 60 dias de contrato de trabalho suspenso e mais 60 dias de estabilidade. Lembrando que a estabilidade não é válida para casos de demissão por justa causa ou pedido de demissão. Logo, o empregado também tem que cumprir com suas responsabilidades para que a garantia de emprego nesse período seja eficaz.

Caso a prorrogação tenha sido lançada erroneamente, é possível excluir?

Em caso de desistência do acordo de suspensão, é possível que o empregador exclua a solicitação pelo sistema. Neste caso pelo menu do empregador, clicando em “Cancelar” o processo é rapidamente feito.

Prorrogar a redução da jornada também é possível?

Sim, com o Decreto nº 10.422, de 13 de julho de 2020 assinado prorroga-se em 30 dias o período em que as empresas poderão reduzir o salário e a jornada de trabalho de seus funcionários, elevando-o de 90 dias para 120 dias.

Novas funcionalidades

O sistema apresenta desde maio 3 opções novas. Já é possível:

  • reprocessar os arquivos com erro, ou que fora rejeitados por conter dados bancários vazios;
  • incluir acordos anteriores que foram sobrepostos;
  • alterar informações como CPF, número do PIS, dados bancários, data de nascimento e data de admissão.

Quer ajuda com a gestão do empregado doméstico?

Redução, prorrogação, suspensão da jornada de trabalho são coisas que costumam a dar um pouco de dor de cabeça. Antecipação de férias, acerto de banco de horas e outras medidas que foram autorizadas pelo governo, também não costumam ser tranquilas de calcular.

Por isso, o Hora do Lar te ajuda a resolver 11 grandes problemas da vida do empregador doméstico. Quer saber mais?

Então conheça o Hora do Lar, a plataforma completa e inteligente para gestão de empregada doméstica. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores em todos os momentos da relação trabalhista, desde a admissão até a rescisão da profissional.

Por isso, ao contratar nossa solução, você tem acesso a ferramentas e funcionalidades úteis para sua rotina de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais;
  • Geração de informe de rendimentos;
  • Total integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais;

Não perca mais tempo e confira agora a solução definitiva para empregadores domésticos com planos ideais para seu lar. Faça seu cadastro e não perca mais tempo. Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas em trabalho doméstico.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.