...

Lançar Redução de Jornada e Salário da Doméstica no eSocial!

Lançar redução de jornada e salário da doméstica no eSocial foi um processo fundamental para garantir a prestação de serviços durante a pandemia do Covid-19. Contudo, com o fim da MP 1045 em agosto de 2021, não é mais possível realizar a ação.

Com a Pandemia do Covid-19, muitos aspectos da realidade trabalhista mudaram de forma drástica. Em busca de encontrar o melhor para todos e diminuir os impactos negativos, o Governo Federal fez algumas mudanças e reformas.

As resoluções da medida provisória do início de 2021 geraram alvoroço entre empregadores e empregadas. Curiosos a respeito das novas possibilidades, todos notaram a necessidade de atenção aos detalhes da lei e sobre como aplicá-los.

Mas pesquisar sobre legislação pode ser trabalhoso, não é mesmo? Por isso, a fim de te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar separou todas as informações que você precisa abaixo, de maneira simples e segura.

lancar reducao de jornada e salario da domestica no esocial
Passo a passo para fazer o lançamento da redução de jornada e de salário da empregada doméstica no eSocial Doméstico – Foto: Freepik.

Redução de jornada e salário da doméstica

A pandemia do Coronavírus impôs dificuldades inesperadas a todos. Ao mesmo tempo em que a segurança se tornou prioridade, a manutenção de uma rotina saudável também se fez necessária.

A casa tornou-se o espaço de trabalho, de lazer, de estudo. Um único ambiente passou a integrar todas as áreas de nossas vidas, o que tornou o trabalho doméstico ainda mais indispensável.

Por isso surgiu a Medida Provisória (MP) 1045, de 28 de abril de 2021. A partir dela, a redução de salário e jornada proposta pela MP se tornou uma realidade em potencial. Afinal, com menos tempo de contato entre empregador e empregada, as chances de contágio eram menores.

A redução se dá apenas de maneira conjunta; isto é, salário e jornada deveriam diminuir juntos e de forma proporcional. Os pisos de redução eram de 25%, 50% ou 75%.

Visto isso, o valor da hora trabalhada permanecia o mesmo. A diminuição salarial da empregada doméstica, portanto, diz respeito apenas à redução jornada. Trabalha-se menos e, por isso, recebe-se menos.

Em outras palavras, o empregador não pode e não deve reduzir o salário base da empregada doméstica. Ela apenas irá receber menos por ter a jornada de trabalho reduzida.

Outro ponto importante dizia respeito ao direito de recusa da empregada doméstica. Uma vez tendo recebido a proposta, ela possuía até dois dias para aceitar ou recusar. É imprescindível que na proposta estivessem claros os valores e o período de validez do acordo, que não poderiam ultrapassar o período de vigência da MP.

Detalhes importantes

A MP 1045, que previa a diminuição de jornada e salário, perdeu a validade no dia 25 de agosto de 2021. Sendo assim, não é mais possível lançar redução de jornada e salário da doméstica no eSocial desde então.

O piso de redução era essencial para que o acordo seguisse os conformes da lei. O valor deveria seguir a média dos últimos três salários recebidos, tendo como piso o valor do seguro desemprego no ano vigente.

Durante o período de redução de jornada, o empregador pagaria o salário de acordo com a jornada reduzida. A empregada, porém, não ficaria sem o dinheiro: o governo complementava a diferença ocasionada pela redução.

Além disso, o cadastro do acordo no eSocial Doméstico foi fundamental tanto para empregador quanto para empregada. Apenas assim a redução entrava nos conformes da lei. Além disso, ao aplicar as informações no eSocial, o direito ao complemento do governo era conecido à doméstica.

Como lançar redução de jornada e salário da doméstica no eSocial

Para lançar redução de jornada e salário da doméstica no eSocial, o empregador deveria seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o eSocial e clique em “Gestão de Empregados”;
  2. Selecione o funcionário, acesse “Dados Contratuais” e clique em “Consultar ou Alterar”;
  3. Insira a data de início da suspensão;
  4. Ajuste o campo “Salario Fixo” com o valor já deduzido de acordo com o percentual de redução (25% , 50% ou 75%) e altere o campo de horas semanais, assim como o tipo de jornada;
  5. Altere carga horária reduzida;
  6. Programe-se para refazer o processo após o período de redução ou suspensão, alterando os dados para os que eram anteriormente.

Economize seu tempo

Administrar uma empregada doméstica não é uma tarefa fácil ou rápida. Em meio a diversas obrigações e responsabilidades, contar com uma plataforma especialista no assunto pode deixar sua rotina mais simples e até automática.

Há mais de 5 anos, o Hora do Lar ajuda mais de 1500 empregadores domésticos todos os meses. Somos uma solução completa e inteligente, pronta para te ajudar a fazer a melhor gestão da empregada doméstica. Tudo isso com diversas vantagens, como:

  • Controle de ponto;
  • Integração completa com o eSocial Doméstico;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Cálculo automático de salário, 13°, férias e rescisão;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você. Faça seu cadastro agora mesmo!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.