);

O empregador doméstico conta, em 2021, com a opção de pagamento da guia DAE via Pix, sistema de pagamentos e transferências do Banco Central.

 

O pagamento da guia DAE faz parte da rotina de milhares de empregadores, que todo dia 7 de cada mês precisam emitir o documento e, após conferir os valores, fazer o pagamento. Os atrasos no pagamento, ou o não pagamento, geram multas e até podem resultar em processo trabalhistas.

A boa notícia é que, para facilitar a vida do empregador, agora o pagamento da guia DAE via PIX é uma realidade. O pagamento é reconhecido no mesmo dia e o empregador pode fazê-lo a partir da leitura de um QR Code. Legal, né? Quer saber mais sobre isso? Confira aqui com a gente e entenda tudo sobre essa novidade.

Pagamento da Guia DAE via Pix

O que é o Pix?

Pix é o novo sistema de transferência e pagamento bancário desenvolvido pelo Banco Central. É importante dizer que os famosos DOC e TED não deixam de existir por conta desse novo sistema.

O empregador doméstico deve cadastrar uma chave Pix em seu banco atual. O processo pode ser feito via app do próprio banco. Após isso, as principais vantagens são:

  1. O serviço estará disponível 24 horas do dia, todos os dias, inclusive finais de semana;
  2. as transações serão concluídas em menos de 10 segundos;
  3. será gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais).

E, por curiosidade, o nome Pix não é uma sigla. A escolha do nome se dá pela relação com a tecnologia do termo em inglês “pixel”.

Como fazer o pagamento da guia DAE via Pix?

O pagamento da guia DAE via Pix é bem simples. Tudo é feito através da leitura do QR Code encontrado no canto inferior do documento. Para isso, o empregador deve abrir o app do banco que utiliza, via celular, e acessar a opção de “pagamento via Pix”.

Claro que o procedimento só pode ser feito após a chave do sistema ter sito cadastrada, autorizada pelo banco e com a guia DAE em mãos, já conferida pelo empregador.

Vantagem do pagamento dos tributos do eSocial via Pix

Se, até aqui, você pensou que a forma de pagamento via Pix nada difere do que você já costumava fazer antes, há um engano no pensamento. Isso porque a maior vantagem de pagamento dos tributos do eSocial via Pix é que o pagamento pode ser feito em qualquer dia semana.

Ou seja, caso o dia 07 seja um sábado ou domingo, o empregador não precisa se preocupar em antecipar o pagamento para fugir de multas e juros. Via Pix, o pagamento é feito em qualquer dia da semana, 24 horas e o sistema reconhece no mesmo dia.

É possível agendar o pagamento da guia DAE?

Sim, é possível agendar o pagamento da guia DAE para pagamento através do Pix ou através de sistema bancário comum. Claro que, via Pix, o vencimento, mesmo sendo de final de semana ou feriado, poderá ser contabilizado.

Então, para que o empregador doméstico não perca a data, emitir a guia DAE e deixar o pagamento dos tributos agendados via Pix é uma excelente opção.

Quer facilitar outros processos do dia a dia?

O pagamento da guia DAE via Pix é uma facilidade que o empregador ganhou, mas quer saber como tornar o processo de gestão da empregada doméstica cada vez mais fácil? Conte com a plataforma do Hora do Lar e veja tudo o que podemos fazer por você.

Siga nosso Instagram, Facebook e LinkedIn e conheça nossos materiais.

Calculadora de Salário do Emprego Doméstico