...

Ponto Facultativo para Domésticas, Entenda Como Fica o Trabalho Nestes Dias!

As regras dos feriadões quase todo mundo sabe, afinal, ele concede a tão sonhada folga que nós tanto esperamos. Mas, e quanto ao ponto facultativo para domésticas será que também é folga ou trabalho normal?

Primeiramente, é bom deixar claro que tem uma diferença grande entre feriado e ponto facultativo, mas a boa notícia é que vamos diferencia-los e tratar de tudo a respeito ponto facultativo no artigo abaixo. Boa leitura.

Ponto facultativo para domésticas

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

O feriado é decretado por meio da lei nº 605/49, onde garante aos trabalhadores uma folga obrigatória, sem que haja desconto no salário. Já o ponto facultativo, segundo a lei n°662/49, o empregador não tem obrigação de dispensar a empregada, visto que a data não está no calendário oficial de feriados.

Se eu convocar a minha empregada em feriados devo pagar adicional?

Sim, apesar do empregador estar liberado para convocar a doméstica nos feriados, a lei deixa bem claro que, nesses casos deve ser pago um adicional de 100% sob o dia trabalhado.

O que fazer quando a doméstica se recusa a trabalhar em pontos facultativos?

Quando o empregador não concede o ponto facultativo como folga, e a empregada não comparece ao trabalho sem motivo plausível, pode ser aplicado a falta injustificada.

As faltas injustificadas prejudicam diretamente o salário e as férias da trabalhadora. Funciona assim, se a empregada tiver faltas injustificadas durante a semana, ela perde automaticamente o direito ao DSR daquela mesma semana.

Dependendo da quantidade de faltas injustificadas que a empregada tiver em seu período aquisitivo, os dias de férias vão sendo diminuídos gradualmente. Entenda melhor na lista a seguir:

  • 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes;
  • 24 (vinte e quatro) dias corridos quando houver tido 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas;
  • 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas;
  • 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.

Empregada doméstica tem direito ao ponto facultativo?

Seguindo a lógica do artigo 3° da lei n°662, a empregada doméstica só terá direito ao ponto facultativo, caso o empregador liberar na determinada data.

Se o empregador não quiser dispensar, neste caso ele não é obrigado, a empregada deve ir trabalhar normalmente e não haverá nenhum acréscimo ao salário por trabalhar em ponto facultativo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Posso descontar o ponto facultativo do salário?

O desconto de salário só poderá ser feito caso a empregada doméstica se recuse a trabalhar no ponto facultativo, mesmo que o empregador não a tenha dispensado. Em resumo, será aplicado o desconto de falta injustificada.

No entanto, se a empregada trabalhar no ponto facultativo como o combinado, cumprir suas tarefas o empregador não pode aplicar nenhum tipo de descontos no salário da doméstica.

Tem que pagar adicional no ponto facultativo?

Não, mesmo que o empregador peça para a empregada trabalhar no ponto facultativo, esse dia não recebe nenhum adicional. Justamente porque a lei determina que nesta data quem libera o funcionário ou não é o empregador.

Quais são os ponto facultativos de 2020?

Assim como, os feriados nacionais, os ponto facultativos para domésticas são liberados pelo Governo todo início de ano. Confira a lista para o ano de 2020.

  • 04 de março: Carnaval (ponto facultativo);
  • 05 de março: Carnaval (ponto facultativo);
  • 06 de março: quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas) ;
  • 20 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo) ;
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo);
  • 24 de dezembro, véspera de natal (ponto facultativo após as 14 horas);
  • 31 de dezembro, véspera de ano novo (ponto facultativo após as 14 horas).

Por mais que o ponto facultativo para doméstica seja um dia normal de trabalho, ainda sim vale um acordo para que vez ou outra haja uma dispensa, mas só se os dois lados concordarem, é claro. Já no caso dos feriados tem que haver folga, esse não tem jeito.

Gostou do artigo e das dicas sobre ponto facultativo de domésticas? Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.