...

Prazo para Cadastrar a Empregada Doméstica no eSocial!

O prazo para cadastrar a empregada doméstica no eSocial é um dia útil antes do início das atividades. Você deve registrar a profissional quanto antes, caso contrário, fica sujeito a multas e prejuízos financeiros por mantê-la em situação irregular e informal.

prazo para cadastrar a empregada domestica no esocial
O prazo para cadastrar a empregada doméstica no eSocial é de até um dia antes do início das atividades. Recomenda-se que o registro na plataforma do Governo Federal seja imediato, logo após a assinatura de contrato – Foto: Freepik.

Ao contratar uma empregada doméstica, você deve cumprir com ações de registro que garantem a regularidade e a formalidade da relação trabalhista. Além de assinar o contrato de trabalho, o registro da empregada no eSocial Doméstico é fundamental para informar o novo vínculo ao Governo Federal.

Mas qual o prazo para cadastrar a empregada doméstica no eSocial? Até quando o empregador pode realizar essa ação? Existem penalidades em caso de não cumprimento do período estipulado?

Tratando-se de um momento delicado pela chegada da profissional, é comum ter dificuldades. Por isso, dúvidas podem surgir e, a depender do erro e da inconsistência, acabar em prejuízos e problemas com a Justiça do Trabalho.

Dessa forma, preparamos este conteúdo completo especialmente para você. Então continue conosco até o final e descubra todos os detalhes e prazos. Boa leitura.

Qual é a importância do cadastro da doméstica no eSocial?

O cadastro da doméstica no eSocial, além de obrigatório, facilita a rotina e as suas obrigações como empregador doméstico. Afinal, o sistema do Governo Federal ajuda a manter todas as obrigações fiscais e tributárias em dia, como o recolhimento do INSS e do FGTS da empregada doméstica.

Desde 2015, ano de sua implementação oficial, o eSocial reúne uma série de funcionalidades que permitem o registro de eventos e ocorrências da relação trabalhista, que devem ser informadas no sistema sempre que ocorrerem — como as férias, 13° salário, CAT, entre outros.

Além disso, o empregador ainda pode encurtar muitos processos, já que a Carteira de Trabalho Digital é integrada ao eSocial. Assim, as informações precisam ser atualizadas apenas na plataforma do Governo Federal, sempre precisar preencher o documento físico. Da mesma forma, a doméstica tem todos os seus direitos resguardados — e monitorados.

Vale ressaltar que o cadastro dos funcionários com carteira assinada no eSocial passou a ser obrigatório para todos os empregadores a partir do Decreto 8.373 de 2014:

§ 1º A prestação das informações ao eSocial substituirá, na forma disciplinada pelos órgãos ou entidades partícipes, a obrigação de entrega das mesmas informações em outros formulários e declarações a que estão sujeitos.

I — o empregador, inclusive o doméstico, a empresa e os que forem a eles equiparados em lei;

Qual o prazo para cadastrar a empregada doméstica no eSocial?

O prazo para cadastrar a empregada doméstica no eSocial é um dia útil antes do início da prestação de serviço. O ideal é que o registro da profissional no sistema do Governo Federal ocorra quanto antes, sendo o cadastro imediato o mais recomendado.

Lembre-se de registrar todas as informações sobre a atividade com base nos acordos firmados e as informações presentes no contrato de trabalho.

Com essa ação, você garante a legalidade da empregada doméstica e validade de todos os processos trabalhistas registrados. Ainda, se certifica de que a empregada está regular e com pleno acesso aos direitos trabalhistas.

Além disso, o prazo é previsto pelo Manual do Empregador Doméstico, produzido pelo próprio eSocial.

Confira o passo a passo completo para registro da empregada doméstica:

Quais são os documentos necessários para o registro de empregador e empregada no eSocial doméstico?

Agora que você sabe o prazo para cadastrar a empregada doméstica no eSocial, é hora de fazer o cadastro mútuo.

Então, para o cadastro do empregador doméstico no eSocial, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Recibo da última declaração de Imposto de Renda (caso declare).

Já para o cadastro da empregada doméstica no eSocial, você precisa dos seguintes dados:

  • Número do CPF;
  • Data de nascimento;
  • País de nascimento;
  • Número do NIS (NIT/PIS/Pasep/SUS);
  • Raça/cor;
  • Escolaridade;
  • Número, série e UF (Estado) da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • Endereço residencial;
  • Endereço do local de trabalho;
  • Data da admissão;
  • Data da opção pelo FGTS (depósito obrigatório desde a competência outubro/2015);
  • Valor do salário contratual;
  • Número do telefone (de preferência celular).

Então, para concluir o processo com sucesso, basta preencher todas as informações nos campos indicados e pronto, a empregada doméstica já está cadastrada no eSocial.

O que acontece se a empregada não for cadastrada no eSocial Doméstico?

O empregador que não informa afastamentos, admissões, acidentes e outras obrigatoriedades no eSocial Doméstico sente no bolso. Por isso, é muito importante se atentar ao prazo para cadastrar a empregada doméstica no eSocial.

Se a contratação da empregada não for comunicada até um dia antes do primeiro dia de trabalho, o empregador pode sofrer uma multa de R$ 402,53 a R$ 805,06 por funcionário. Além disso, caso a situação volte a ocorrer, o valor da multa ainda pode dobrar.

Quer uma dica para nunca mais perder os prazos do eSocial Doméstico?

Com uma rotina atarefada, é comum que os empregadores fiquem confusos com todos os prazos do eSocial Doméstico. Contudo, é preciso fazer todos os esforços possíveis para não perder nenhum prazo e estar sempre em dia com a lei.

Por isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta, integrada ao eSocial Doméstico, faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Então, para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.