...

Entenda Tudo Sobre o Prazo para Compensar Banco de Horas da Doméstica

De acordo com a legislação o prazo para compensar banco de horas da doméstica é de um ano, após isso o saldo positivo, se houver, deve ser pago em dinheiro, com o acréscimo de, no minimo, 50% do valor da hora de trabalho em contrato.

A gestão de um empregado doméstico exige atenção em vários aspectos desde a contratação até a rescisão. No meio desse caminho há cálculos de férias, horas extras e então as questões sobre o banco de horas.

Está na dúvida sobre qual o prazo para compensar banco de horas da doméstica? Continue lendo esse artigo e fuja do risco de processos trabalhistas. Boa leitura!

Prazo para Compensar Banco de Horas da Doméstica

Regras sobre hora extra e banco de horas pela Lei Complementar 150?

Com certeza você já ouviu muito as duas expressões mas, normalmente falando sobre “pagar/receber hora extra” e “compensar banco de horas”. Dificilmente ouvimos falar sobre “pagar o banco de horas”, isso porque a ideia de banco de horas de fato se relaciona mais com as questões de compensação da jornada de trabalho.

Segundo a Lei Complementar 150 Art 2º é devido o pagamento das primeiras 40 horas extras mensais. Das 40 horas extras podem ser deduzidas sem o correspondente pagamento as horas não trabalhadas em função de redução do horário normal de trabalho ou de dia útil não trabalhado, durante o mês.

O saldo de horas que exceder as 40 primeiras horas mensais após a dedução prevista pode ir para banco de horas sem a necessidade de pagamento dos extras no mês. Se houver horas negativas ao final do mês então o saldo pode ir para banco de horas.

Qual o Prazo para Compensar Banco de Horas da Doméstica?

Segundo a Lei Complementar 150:

Artigo 2º

5º No regime de compensação previsto no § 4o:

III – o saldo de horas que excederem as 40 (quarenta) primeiras horas mensais de que trata o inciso I, com a dedução prevista no inciso II, quando for o caso, será compensado no período máximo de 1 (um) ano.

Ou seja, o empregado terá de compensar o banco de horas da doméstica no máximo em um ano. O que sugere um bom planejamento e gestão da rotina do trabalho, para que não haja risco de faltar mão de obra em um momento necessário ou então sobrecarregar a empregada.

Como controlar os horários de trabalho da empregada doméstica?

Existem algumas formas, que também são estabelecidas pela Lei Complementar, que são elas:

  • livro de ponto (folha de ponto);
  • ponto digital;
  • ponto eletrônico.

De acordo com a legislação o empregador pode optar pela forma que lhe for mais confortável, desde que ela seja idônea. Ou seja, é importante escolher um método de controle de ponto que te dê segurança e um controle correto.

Uma forma de controlar o ponto, já muito utilizada por milhares de empregadores, é o meio digital através da utilização de QR Code. O empregador pode disponibilizar a imagem do QR Code em algum ponto da casa e solicitar que a empregada, através de um aplicativo instalado em seu celular, faça a leitura do código e registre o ponto digitalmente.

Um sistema totalmente integrado permitirá que o empregador tenha acesso e total controle das horas, também a partir de um aplicativo em seu celular.

Hora do Lar para gestão da empregada doméstica

Então conheça o Hora do Lar, a plataforma completa e inteligente para gestão de empregada doméstica. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores em todos os momentos da relação trabalhista, desde a admissão até a rescisão da profissional.

Por isso, ao contratar nossa solução, você tem acesso a ferramentas e funcionalidades úteis para sua rotina de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais;
  • Geração de informe de rendimentos;
  • Total integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais;

Seja um empregador digital, torne a gestão doméstica simples e muito mais tecnológica com todas as funcionalidades do Hora do Lar. Encontre o melhor plano para seu lar e, se ainda tiver qualquer dúvida, entre em contato com nossos especialistas, à disposição para te auxiliar no que for preciso.

Cadastre-se agora e não perca mais tempo.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.