...

Prazo Para Envio De Atestado Médico No ESocial Doméstico: Não Tenha Prejuízos

Foi adiado pelo governo a atualização do eSocial que inclui o envio de atestado médico no eSocial Doméstico. Portanto, neste artigo falaremos sobre o que fazer quando a nova versão for publicada.

 

O atestado médico é um documento muito importante, pois carrega o direito de ausentar a empregada doméstica, abonando suas faltas, até que ela tenha a sua saúde reestabelecida.

No entanto, caso ele não seja enviado para o eSocial Doméstico dentro do prazo, o empregador pode ter prejuízos financeiros.

Para esclarecer esse assunto de uma vez por todas (ou até o governo lançar uma nova atualização), fizemos um material completo para explicar em detalhes o atestado médico, sua importância e seus prazos. Boa leitura!

Prazo para envio de atestado médico no eSocial Doméstico

O atestado médico

O atestado médico é um documento emitido por um médico com CRM ativo, em que ele determina a ausência por um ou mais dias da empregada doméstica até que a sua saúde seja reestabelecida.

Esse documento consegue abonar as faltas correspondentes aos dias dados pelo profissional da saúde.

Não é obrigatório que o empregador arque com o atestado, visto que ele pode passar essa tarefa para o INSS. Nesse caso, é necessário, desde o primeiro dia, agendar uma perícia médica no próprio INSS para ele poder encaminhar a sua solicitação.

Entretanto, deve-se entender que atestado médico difere da declaração de comparecimento, que indica o período em que a empregada permaneceu no hospital ou em uma consulta, e não pode abonar ausência.

Sua importância

Por refletir o estado de saúde da empregada doméstica, o atestado médico é um documento essencial.

Para garantir que esse recurso não seja usado de má-fé, está previsto no artigo 304 do Código Penal que a falsidade de atestado médico gera de 1 mês a 1 ano de reclusão e, se tiver fins lucrativos, pode gerar até multas.

É muito importante para o empregador saber sobre, não só para se atentar ao prazo de envio de atestado médico no eSocial Doméstico, mas também para ter consciência de quais ações ele ou a empregada doméstica podem, ou não tomar.

Faltas injustificadas

A empregada doméstica tem até 72 horas para justificar sua falta. A partir dessa data, ela pode receber uma sanção/medida disciplinar.

Somente com a devida justificativa é que o empregador pode declarar o afastamento no eSocial Doméstico.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Prazo para envio de atestado médico no eSocial Doméstico

Conforme o eSocial Doméstico, o prazo para envio de atestado médico no sistema é até o último dia da folha de pagamento, geralmente dia 30. Caso o empregador não cumpra o prazo, fica sujeito a pagamento de multas pelo eSocial Doméstico.

Veja que o prazo é o dia 30, mas o ideal é que ele seja enviado até em um dia útil, garantindo assim que todas as informações sejam processadas corretamente.

Consequências caso o atestado não seja enviado no prazo

Como já falamos, é muito importante atualizar o eSocial Doméstico com o atestado médico da empregada. A perda do prazo para envio de atestado médico no eSocial Doméstico pode acarretar prejuízos financeiros, além de ficar passível de ações trabalhistas.

Como o empregador não lançou o afastamento, quando chegar no fim do mês, a folha de pagamento contará como se a empregada tivesse trabalhado todos os 30 dias. Ou seja, gera encargos que não iria gerar se o empregador tivesse lançado no prazo.

Além disso, caso não gere o atestado médico mas deixe a empregada com faltas, ela pode abrir uma ação para reaver e o empregador ficará exposto a ações trabalhistas.

3 passos para lançar o atestado médico da doméstica no eSocial

Veja a seguir um tutorial simples e descomplicado para lançar o atestado médico da doméstica no eSocial:

  • no portal do eSocial Doméstico, vá até à guia “Trabalhador” e clique em “Afastamento Temporário”;
  • identifique a empregada e clique em “Registrar Afastamento”;
  • preencha as informações sobre data e motivo de afastamento.

Pronto, o atestado médico foi lançado. Guarde essa dica, porque ela pode evitar dores de cabeça no futuro.

Contudo, é preciso ressaltar que ainda não é possível fazer esse procedimento. Apenas quando a nova versão do eSocial Doméstico, a S-10, for lançada.

Auxílio na gestão doméstica

O eSocial Doméstico é simples de se usar, mas as questões que permeiam a plataforma são tantas que deixam muitos empregadores confusos. Com as constantes atualizações de obrigatoriedades e funções, fica difícil acompanhar todas as novidades do setor.

O Hora do Lar foi criado exatamente para auxiliar você nessa tarefa. O HDL é uma plataforma completa de gestão doméstica que, integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão e ainda tem um app para controle de ponto eletrônico do seu empregado.

O HDL é um serviço que conta com uma inteligência avançada e atenta com todas as atualizações do governo. Além disso, você pode contar com um suporte exclusivo via WhatsApp para dúvidas sobre o emprego doméstico.

Cadastre-se e faça parte da transformação digital do emprego doméstico!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.