...

Atestado médico da doméstica abona falta? Confira aqui!

O atestado médico da doméstica abona falta nos casos em que a empregada doméstica não estiver apta para prestar serviços. O afastamento pode ser de horas, dias ou meses, de acordo com sua saúde. O empregador não pode considerar como falta e descontar do pagamento.

Quando o assunto é atestado médico, muitas dúvidas podem surgir para o empregador. Afinal, além de se tratar de uma situação atípica, é preciso lidar e entender uma série de detalhes.

Ao longo de seu tempo de trabalho, é comum que a empregada doméstica adoeça e precise ficar alguns dias em casa para se recuperar. Para isso, é preciso apresentar um atestado referente ao dias ausentes. Mas será que o atestado médico da doméstica abona falta?

Para acabar com essa dúvida e te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou este artigo completo para você. Fique conosco até o final e boa leitura.

Atestado medico da domestica abona falta
Guia completo para saber se o atestado médico da empregada doméstica abona falta – Foto: Freepik.

Atestado médico para empregada doméstica

O atestado médico da empregada doméstica é um documento assinado por um profissional da saúde que comprova a necessidade de afastamento da funcionária. Ela pode ser afastada por um acidente de trabalho ou por alguma doença, desde que não esteja em condições de realizar suas atividades.

O tempo de afastamento pode ser apenas por algumas horas ou por dias e meses. Isso de acordo com o necessário para que a empregada se recupere e possa retornar ao trabalho sem nenhum risco.

Vale lembrar que o atestado médico não é igual à declaração de comparecimento. Enquanto um expressa a necessidade de afastamento por questões de saúde, o segundo apenas registra o tempo no qual a empregada esteve no hospital ou consultório.

Como comprovar a veracidade de um atestado médico?

Ninguém quer ser pego de surpresa, não é mesmo? Por isso, há algumas maneiras de checar a veracidade do atestado médico entregue pelo empregado, tais como:

  • Checar o CRM do médico;
  • Conferir a especialidade do profissional;
  • Encaminhar o empregado a um médico do trabalho.

Atestado médico da doméstica abona falta?

Sim, o atestado médico da doméstica abona falta. Isso porque o documento impossibilita a trabalhadora de desempenhar as suas funções por um dia, ou pelo período determinado pelo médico.

Então, o empregador não pode descontar, em hipótese alguma, os dias de afastamento mediante atestado do salário da doméstica.

Atestados que abonam falta no emprego doméstico

Segundo a Lei n. º 5452/43, as faltas justificadas são previstas para alguns casos. Dessa maneira, o empregador não pode descontar as seguintes ausências da empregada doméstica:

  • Casamento: após o matrimônio, o empregado doméstico tem até 3 dias consecutivos assegurados para ficar ausente do trabalho.
  • Falecimento: O empregado doméstico tem 2 dias de ausência em caso de falecimento do cônjuge, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica.
  • Nascimento dos filhos: por lei, a empregada doméstica tem assegurada a licença maternidade que garante estabilidade desde a concepção da gravidez. Esse período compreende o prazo de até 120 dias após o parto. Já a licença paternidade é de 5 dias de afastamento remunerado assegurados por lei.
  • Acompanhamento médico: a empregada pode se ausentar por até 2 dias para acompanhar consultas médicas e exames durante o período de gestação do cônjuge, tendo até 1 dia no ano para acompanhar o filho de até 6 meses.
  • Doação de sangue: o empregado que for doador voluntário tem direito de 1 dia de ausência a cada doze meses de trabalho em caso de doação de sangue comprovada.
  • Alistamento militar: quando o empregado estiver no período de serviço militar, ele tem o direito de se afastar durante todo o processo.
  • Vestibular: na data de realização do vestibular, o empregado tem a falta abonada, mas é preciso que ele leve o comprovante ao empregador.
  • Comparecimento ao tribunal: para fins judiciários, o empregado pode se ausentar o tempo que for necessário.

Quantos dias a doméstica pode ter de atestado antes de ser afastada pelo INSS?

Conforme as novas regras publicadas em junho de 2020, a empregada doméstica pode ficar até 15 dias afastada sem que dê entrada no INSS. Assim, durante este período é o empregador que paga a ausência.

Como lançar atestado médico no eSocial?

Para lançar atestado médico no eSocial Doméstico, o empregador deve:

  1. Acesse o eSocial Doméstico;
  2. Vá para a aba “Trabalhador” e clique na opção “Afastamento temporário”;
  3. Selecione a empregada afastada;
  4. Clique em “Registrar afastamento”;
  5. Informe a data e o motivo do afastamento.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Gestão da empregada doméstica

Ao longo de todo o seu tempo como empregador doméstico, é comum se deparar com dúvidas e dificuldades. Afinal, pequenos detalhes como saber se atestado médico da doméstica abona falta, podem ser cruciais e evitar grandes problemas.

Então, que tal contar com uma ajuda especializada na hora de fazer a gestão da empregada doméstica?

Para isso, você pode contar com o Hora do Lar.

O HDL te ajuda em todos os processos e etapas do emprego doméstico, através de funcionalidades exclusivas como:

  • Integração completa com o eSocial Doméstico;
  • Aplicativo para registro e controle de ponto diário da doméstica;
  • Cálculo automático de encargos – salário, férias, rescisão, etc;
  • Muito mais.

Confira tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e se junte a 15 mil empregadores domésticos que contam com a melhor gestão de seus lares. Faça seu cadastro agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.