...

Lançar Atestado Médico da Doméstica no eSocial: Guia completo!

Para lançar atestado médico da doméstica no eSocial, faça login na plataforma com seus dados gov.br e, no menu “Trabalhador”, clique em “Afastamento temporário”. Selecione a profissional afastada e informe a data e o motivo.

Durante seu tempo como trabalhadora doméstica, a profissional pode ser acometida por alguma doença e enfermidade que a impossibilite de prestar serviços. Nestes casos, é muito importante consultar-se com um médico, a fim de evitar que a empregada fique e sinta-se pior.

Por isso, nestes casos, pode ser que a trabalhadora seja afastada de suas atividades por um tempo, a fim de recuperar a integridade de sua saúde. A necessidade de afastamento é comprovada pelo atestado médico, oferecido pelo profissional e apresentado pela empregada.

Sempre que isso ocorrer, o contratante deve lançar atestado médico da doméstica no eSocial, a fim de registrar o período de afastamento na plataforma do Governo Federal. Continue com o Hora do Lar até o final e confira o passo a passo completo do processo. Boa leitura.

lancar atestado medico da domestica no esocial
Passo a passo para registrar atestado médico da empregada no eSocial Doméstico em 2023: Guia completo – Foto: Freepik.

Atestado médico da empregada doméstica

O atestado médico da empregada doméstica é o documento que orienta o afastamento da profissional de suas atividades por motivos de saúde. Assim, ele ausenta a empregada de seu trabalho pelo tempo necessário para recuperar sua saúde.

Contudo, atenção: a declaração médica não é um atestado médico. A declaração de presença apenas informa o período no qual a doméstica ficou sob consulta médica, não tendo efeito para abonar sua ausência por mais tempo.

Ou seja, este documento indica que ela pode voltar a trabalhar no mesmo dia.

Apesar das diferenças, ambos os documentos devem ser emitidos por um médico com CRM válido, mediante consulta com especialista. Afinal, a falsificação de documentos é crime.

Você pode se interessar:

Como lançar atestado médico da doméstica no eSocial?

O contratante deve lançar atestado médico da doméstica no eSocial, através da opção “Afastamento Temporário” no menu suspenso “Trabalhadores”. Para isso:

  1. Faça login no eSocial Doméstico usando seus dados gov.br;
  2. Na menu “Trabalhador”, clique em “Afastamento temporário”;
  3. Selecione a empregada afastada;
  4. Na nova tela, clique em “Registrar afastamento”
  5. Informe a data e o motivo do afastamento da profissional. 

Quando a empregada doméstica retornar às atividades usuais, o empregador deve registrar o retorno ao eSocial Doméstico.

Registrar o retorno da empregada no eSocial

Assim que a empregada voltar ao trabalho, o empregador deve informar seu retorno no próprio registro de afastamento.

Que tal conferir o passo a passo completo? Veja: Como Informar ao eSocial o Retorno da Doméstica: confira!

Prazo para informar o atestado médico da doméstica no eSocial

O empregador não possui um prazo determinado para registrar o atestado médico e o afastamento da empregada no eSocial.

Contudo, a recomendação é que o contratante faça o devido registro no mesmo mês em que a empregada ficou afastada, a fim de que a folha de pagamento do sistema seja calculada da maneira correta.

Assim, a doméstica não perde seus direitos trabalhistas e o empregador garante a legalidade da relação trabalhista, bem como consistência de dados e informações.

Importância do lançar atestado médico da doméstica no eSocial

Mas, afinal, se não há um prazo, por que lançar atestado médico da doméstica no eSocial?

O atestado médico é o documento que comprova a incapacidade da profissional em exercer suas atividades, a afastando por um tempo. A partir do 15° dia sem prestar serviços, o responsável pelo pagamento do período de afastamento é a Previdência Social.

Portanto, para que a empregada tenha pleno acesso aos direitos previdenciários no momento de afastamento, é importante comprvar este afastamento – mediante lançamento do atestado no eSocial.

Assim, você certifica que a empregada está inapta e confere legalidade ao processo, além de lhe garantir o acesso aos direitos trabalhistas.

Gestão completa e inteligente da empregada doméstica

Lembrar de todos os deveres e obrigações enquanto empregador doméstico não é uma tarefa simples. Afinal, são muitos detalhes e regras para lembrar em meio a uma rotina corrida e agitada. Por isso, que tal contar com uma plataforma especialista em trabalho doméstico?

Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores.

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 6

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.