...

Lançar Atestado Médico da Doméstica no eSocial: Guia completo!

Para lançar atestado médico da doméstica no eSocial, faça login na plataforma com seus dados gov.br e, no menu “Trabalhador”, clique em “Afastamento temporário”. Selecione a profissional afastada e informe a data e o motivo.

Durante seu tempo como trabalhadora doméstica, a profissional pode ser acometida por alguma doença e enfermidade que a impossibilite de prestar serviços. Nestes casos, é muito importante consultar-se com um médico, a fim de evitar que a empregada fique e sinta-se pior.

Por isso, nestes casos, pode ser que a trabalhadora seja afastada de suas atividades por um tempo, a fim de recuperar a integridade de sua saúde. A necessidade de afastamento é comprovada pelo atestado médico, oferecido pelo profissional e apresentado pela empregada.

Sempre que isso ocorrer, o contratante deve lançar atestado médico da doméstica no eSocial, a fim de registrar o período de afastamento na plataforma do Governo Federal. Continue com o Hora do Lar até o final e confira o passo a passo completo do processo. Boa leitura.

lancar atestado medico da domestica no esocial
Passo a passo para registrar atestado médico da empregada no eSocial Doméstico em 2023: Guia completo – Foto: Freepik.

Atestado médico da empregada doméstica

O atestado médico da empregada doméstica é o documento que orienta o afastamento da profissional de suas atividades por motivos de saúde. Assim, ele ausenta a empregada de seu trabalho pelo tempo necessário para recuperar sua saúde.

Contudo, atenção: a declaração médica não é um atestado médico. A declaração de presença apenas informa o período no qual a doméstica ficou sob consulta médica, não tendo efeito para abonar sua ausência por mais tempo.

Ou seja, este documento indica que ela pode voltar a trabalhar no mesmo dia.

Apesar das diferenças, ambos os documentos devem ser emitidos por um médico com CRM válido, mediante consulta com especialista. Afinal, a falsificação de documentos é crime.

Você pode se interessar:

Como lançar atestado médico da doméstica no eSocial?

O contratante deve lançar atestado médico da doméstica no eSocial, através da opção “Afastamento Temporário” no menu suspenso “Trabalhadores”. Para isso:

  1. Faça login no eSocial Doméstico usando seus dados gov.br;
  2. Na menu “Trabalhador”, clique em “Afastamento temporário”;
  3. Selecione a empregada afastada;
  4. Na nova tela, clique em “Registrar afastamento”
  5. Informe a data e o motivo do afastamento da profissional. 

Quando a empregada doméstica retornar às atividades usuais, o empregador deve registrar o retorno ao eSocial Doméstico.

Registrar o retorno da empregada no eSocial

Assim que a empregada voltar ao trabalho, o empregador deve informar seu retorno no próprio registro de afastamento.

Que tal conferir o passo a passo completo? Veja: Como Informar ao eSocial o Retorno da Doméstica: confira!

Prazo para informar o atestado médico da doméstica no eSocial

O empregador não possui um prazo determinado para registrar o atestado médico e o afastamento da empregada no eSocial.

Contudo, a recomendação é que o contratante faça o devido registro no mesmo mês em que a empregada ficou afastada, a fim de que a folha de pagamento do sistema seja calculada da maneira correta.

Assim, a doméstica não perde seus direitos trabalhistas e o empregador garante a legalidade da relação trabalhista, bem como consistência de dados e informações.

Importância do lançar atestado médico da doméstica no eSocial

Mas, afinal, se não há um prazo, por que lançar atestado médico da doméstica no eSocial?

O atestado médico é o documento que comprova a incapacidade da profissional em exercer suas atividades, a afastando por um tempo. A partir do 15° dia sem prestar serviços, o responsável pelo pagamento do período de afastamento é a Previdência Social.

Portanto, para que a empregada tenha pleno acesso aos direitos previdenciários no momento de afastamento, é importante comprvar este afastamento – mediante lançamento do atestado no eSocial.

Assim, você certifica que a empregada está inapta e confere legalidade ao processo, além de lhe garantir o acesso aos direitos trabalhistas.

Gestão completa e inteligente da empregada doméstica

Lembrar de todos os deveres e obrigações enquanto empregador doméstico não é uma tarefa simples. Afinal, são muitos detalhes e regras para lembrar em meio a uma rotina corrida e agitada. Por isso, que tal contar com uma plataforma especialista em trabalho doméstico?

Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores.

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 6

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.