...

Tipos de Jornada no Emprego Doméstico: encontre a melhor!

Existem 3 tipos de jornada no emprego doméstico: a integral, a parcial e a 12×36. Todas estão previstas e reconhecidas pela PEC das Domésticas, e o empregador pode contratar a funcionária na jornada que mais atender às suas necessidades.

Contratar uma empregada doméstica é a solução encontrada por diversos empregadores que necessitam de serviços domésticos. Contudo, enquanto alguns precisam da trabalhadora em tempo integral durante a semana, outros apenas requerem as atividades por alguns dias.

Por isso, existem 3 tipos de jornada no emprego doméstico, previstas e reconhecidas pela Lei Complementar 150. Dessa forma, o contratante pode optar por aquela que melhor atende suas demandas.

Quer saber tudo sobre os tipos de jornada no emprego doméstico? Então continue com o Hora do Lar até o final e boa leitura.

tipos de jornada no emprego doméstico
Guia completo com todos os tipos de jornada da empregada doméstica, detalhes e regras – Foto: Freepik.

Tipos de jornada no emprego doméstico

Existem 3 tipos de jornada no emprego doméstico: a integral, a parcial e a 12×36. Assim, a diferença entre cada uma é:

  • Integral: a doméstica trabalha por 8 horas diárias e 44 semanais. Ela pode cumprir até 2 horas extras por dia, e tem direito a um intervalo intrajornada de 1 a 2 horas;
  • Parcial: a empregada trabalha de 8 a 25 horas semanais, com possibilidade de até 1 hora extra por dia. O intervalo de descanso na jornada é de, no máximo, 15 minutos;
  • 12×36: a trabalhadora exerce atividades por 12 horas e passa as 36 seguintes em descanso. Não há previsão de hora extra para este modelo, e a pausa deve ser de 1 a 2 horas.

O empregador pode escolher a jornada que melhor atender às suas necessidades e demandas. Assim, basta defini-la no momento de contratação da funcionária e registrar o tipo escolhido no contrato de trabalho, eSocial Doméstico e CTPS.

Além disso, o empregador doméstico tem o dever e responsabilidade de fazer o controle da jornada de trabalho das funcionárias. Por isso, é preciso registrar os horários de entrada, pausa e saída.

Saiba mais: Como Registrar Empregada Doméstica 2023: contrato, CTPS e eSocial!

O que diz a lei sobre os tipos de jornada no emprego doméstico?

A Lei Complementar 150, conhecida como PEC das Domésticas, traz os tipos de jornada no emprego doméstico nos seguintes artigos:

Art. 2o A duração normal do trabalho doméstico não excederá 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais, observado o disposto nesta Lei.

Art. 3o  Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda 25 (vinte e cinco) horas semanais. 

Art. 10.  É facultado às partes, mediante acordo escrito entre essas, estabelecer horário de trabalho de 12 (doze) horas seguidas por 36 (trinta e seis) horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.  

Uma vez todos os tipos de jornada reconhecidos e dispostos na Lei que rege o trabalho doméstico, o empregador fica livre para escolher a melhor para sua funcionária.

Horário de almoço na jornada de trabalho

A pausa intrajornada, conhecida de forma popular como horário de almoço, é o tempo de descanso ao qual a empregada doméstica tem direito em meio à sua jornada diária. Seu tempo total depende do tipo de jornada seguida pela empregada e dos acordos firmados em contrato de trabalho.

Assim, a doméstica que trabalha em regime integral ou 12×36 têm direito a 1 à 2 horas de descanso intrajornada. Enquanto isso, a empregada em regime parcial possui uma pausa máxima de 15 minutos.

Além disso, elas não contam como hora de trabalho. Afinal, são momentos oferecidos como descanso à trabalhadora. Caso haja atividade, deve-se contabilizar como hora extra, e não pausa intrajornada.

Confira: Horário de Almoço da Empregada Doméstica: 10 dúvidas!

Hora extra e adicional noturno

As horas extras são todos os horários trabalhados pela doméstica para além de sua jornada usual.

Por isso, elas devem ser devidamente remuneradas em, no mínimo, 50% de adicional sobre a hora usual. Contudo, caso a hora extra ocorra durante um dia de feriado ou DSR, o acréscimo deve ser de 100% sobre o valor/hora.

Já o adicional noturno incide sobre todas as horas de atividade cumpridas entre as 22:00 e as 05:00. Ele é de, no mínimo, 20% do valor usual da hora de trabalho.

Você pode se interessar:

Qual é o melhor tipo de jornada no emprego doméstico

O melhor tipo de jornada no emprego doméstico é aquela que atende às demandas do empregador da melhor maneira. Por isso, antes de contratar uma funcionária, o contrantante deve conhecer suas necessidades internas.

Assim, a melhor jornada de trabalho no emprego doméstico varia de acordo com o empregador. Enquanto existem contratantes que precisam das atividades durante todos os dias da semana, 8 horas por dia, outros possuem necessidades menores e por menos tempo.

 

Doméstica que trabalha 3 vezes na semana cumpre qual tipo de jornada?

Ao trabalhar 3 vezes por semana, a empregada doméstica se enquadra na jornada parcial desde que execute até 25 horas de trabalho semanais.

Além disso, vale lembrar que, a partir dos 3 dias de trabalho não lucrativo para o mesmo empregador, a trabalhadora é considerada empregada doméstica. Ou seja, ela deixa de ser uma diarista autônoma e recebe amparo legal pela Lei Complementar 150, com todos os direitos trabalhistas garantidos.

Gestão da empregada doméstica

Contratar uma empregada doméstica não é uma tarefa fácil. Em meio à rotina corrida e agitada do empregador, é comum que surjam dúvidas e dificuldades em realizar uma boa gestão de sua trabalhadora.

Por isso, há mais de 5 anos, existe uma plataforma completa e inteligente que te ajuda em todos os momentos, processos e etapas do trabalho doméstico: o Hora do Lar.

Nós somos especialistas no assunto, e ajudamos mais de 7500 empregadores a deixar sua rotina de gerenciamento mais rápida, fácil e prática todos os meses. Tudo isso através de funcionalidades únicas e exclusivas que apenas o HDL tem, como:

  • Controle de ponto;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e deixe sua gestão de empregada doméstica muito melhor. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.