...

Posso Alterar a Redução de Jornada para Suspensão do Contrato?

Atualizado em 08 de abril/2021: as informações acima foram válidas para o ano de 2020.

O empregador doméstico pode optar por alterar a redução de jornada para suspensão do contrato de trabalho, desde que a suspensão seja devidamente informada no site do Ministério da Economia e a empregada doméstica.

Com estudos apontando uma piora na curva do contágio do novo Covid-19, estima-se que apenas em meados do segundo semestre a situação não melhore muito. Enquanto isso, medidas de segurança devem ser priorizadas sem nos esquecer das responsabilidades como empregador.

Diante disso, talvez seja necessário alterar a redução de jornada para suspensão do contrato. Se essa é uma opção para você, continue lendo esse artigo até o final e saiba como fazer esse procedimento.

Qual o prazo máximo para redução da jornada de trabalho?

A princípio a MP 936 determina que os contratos de redução da jornada de trabalho, com redução salarial, sejam de até no máximo 90 dias. O governo avalia ainda prorrogar esse período por mais 60 dias, visto que, o cenário da pandemia ainda preocupa a saúde pública.

Enquanto não é aprovada essa medida, o empregador deve se atentar a data de início  cadastrada no site do Ministério da Economia, para que não corra o risco de perder o prazo e ficar irregular com suas responsabilidades.

Como alterar a redução de jornada para suspensão do contrato?

Para isso é necessário o empregador altere a data final cadastrada no site do Ministério da Economia, sobre a redução de jornada. Como por exemplo, se a data final da redução era para o dia 20/09/2020, o empregador pode solicitar que a data final seja 10/07/2020 e após o dia 11/07/2020 o sistema liberará para novas opções, como fazer o procedimento referente à suspensão. Mas claro, existem algumas regras para que isso aconteça.

No geral não há possibilidade de uma alteração de fato, o que será feito é um novo lançamento no site do Ministério da Economia.

Regras para suspensão do contrato de trabalho da empregada doméstica

  • Para que a suspensão contratual ganhe validade, é necessário um acordo individual escrito com a doméstica, que deve ser enviado á trabalhadora com até dois dias de antecedência;
  • durante o período de suspensão temporária do contrato, o empregado fará jus a todos os benefícios concedidos pelo empregador aos seus empregados e ficará autorizado a recolher para a Previdência Social na qualidade de segurado facultativo;
  • o contrato de trabalho será restabelecido no prazo de 2 dias corridos, contado:
    • da cessação do estado de calamidade pública;
    • data estabelecida no acordo individual.
    • da data de comunicação do empregador que informe ao empregado sobre a sua decisão de antecipar o fim do período de suspensão pactuado.
  • A empregada que está sob suspensão de contrato, tem direito a estabilidade no trabalho, desta forma, não há possibilidade da mesma ser dispensada pelo empregador, sem pagamento de multa, durante ou após suspensão;

É possível cancelar a suspensão e iniciar a redução da jornada de trabalho?

Começamos esse artigo falando sobre a expectativa de um cenário não muito favorável sobre a pandemia mas, precisamos sempre ter em mente que são previsões e esse cenário pode mudar a qualquer momento. Diante disso, se você suspendeu o contrato mas acredita que é o momento de iniciar as atividades, menos que com menor frequência talvez deva verificar se é possível cancelar a suspensão e apostar na redução da jornada.

Sim, o empregador também pode solicitar a antecipação do fim da suspensão no site do Ministério da Economia, desde que comunique a empregada doméstica com até dois dias de antecedência sobre os precedimentos. Feito isso, é possível optar pela redução da jornada de trabalho e apostar numa retomada gradual das atividades.

São muitas as questões, não é?

No momento em que nem multinacionais sabem exatamente como agir sobre a gestão de seus funcionários, podemos entender que a vida do empregador doméstico tem ficado cada vez mais com responsabilidades enormes.

Preocupação com a família, segurança, educação e muitas coisas além de gerir um funcionário. Sabemos que são muitas questões a serem tratada. Por isso queremos te convidar a fazer parte de um time que cresce mais de 200% por semestre e que vai te ajudar a tirar de letra todo esse desafio da vida de empregador.

Então conheça o Hora do Lar, a plataforma completa e inteligente para gestão de empregada doméstica. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores em todos os momentos da relação trabalhista, desde a admissão até a rescisão da profissional.

Por isso, ao contratar nossa solução, você tem acesso a ferramentas e funcionalidades úteis para sua rotina de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais;
  • Total integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais;

Não perca mais tempo e confira agora a solução definitiva para empregadores domésticos com planos ideais para seu lar. Faça seu cadastro e não perca mais tempo. Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas em trabalho doméstico.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.