...

Entenda Como Funciona o Cálculo de FGTS Atrasado da Doméstica e Fique em

O empregador em débito, deve fazer o cálculo de FGTS atrasado da doméstica e regularizar todos os valores, sendo obrigatórios para que não sofra nenhuma penalidade. Desde 2015, o recolhimento de valores do FGTS é obrigatório pelo eSocial Doméstico, através do pagamento da Guia DAE, gerada pelo sistema. Nos valores do FGTS estão inclusos também a reserva indenizatória. Quer saber como fazer o cálculo de FGTS atrasado da doméstica? Então confira aqui e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

O que é FGTS de reserva indenizatória?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é bem conhecido pelos brasileiros. O valor da alíquota é  de 8% do salário da doméstica, a ser destinado à sua conta no FGTS. Uma espécie de poupança para caso de perda do emprego, e que não deve ser descontado do salário. O que pode ser novidade é o pagamento da reserva indenizatória, sendo feito através de um pagamento compulsório, correspondente a 3,2% do salário do empregado. Esse valor também não é descontado do salário e é de total responsabilidade do empregador, ficando provisionado em conta separada.

Como fazer o cálculo de FGTS da empregada doméstica?

Basicamente o empregador deve contabilizar a quantidade de meses em que o recolhimento não foi feito e se atentar para o valor de salário desses meses. Se, por exemplo, foram apenas 5 meses sem recolhimento e nesse período não houve alteração, o valor mínimo a ser pago serão 8% e mais 3,2% de cada um desses meses. Há em cada um desses resultados o acréscimo de 10% a partir do primeiro de dia atraso, além de juros de 0,5% ao mês.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como regularizar o FGTS atrasado?

O empregador em débito, precisa regularizar o FGTS atrasado, fazer todos os cálculos dos valores em aberto considerando a multa e juros, assim evitando eventuais problemas com a justiça do trabalho. O caminho mais tranquilo para fazer a regularização é utilizando a plataforma do Hora do Lar para fazer a regularização retroativa dos FGTS em atraso. Além disso, a plataforma gera automaticamente a Guia DAE para pagamento todo mês, facilitando a vida e minimizando chances de esquecimento.

O que acontece se não regularizar o FGTS?

O empregador que não fizer os recolhimentos de FGTS pode responder criminalmente, pois o recolhimento  é obrigatório por Lei. Além do que, se o empregador não fizer o registro em carteira para não ter que recolher encargos sociais, estará sujeito à multa, que pode variar de R$ 800,00 a R$ 3 mil reais, por manter empregada doméstica trabalhando irregularmente.

Vamos deixar todos os valores em dia?

Pagamento de multa e juros são indesejáveis, assim sendo, te garantimos que é melhor regularizar a situação quanto antes. O pagamento da Guia DAE referente à débitos em atraso, deve ser feito no mesmo dia em que ela é gerada no sistema do eSocial, saber fazer o cálculo de FGTS em atraso da doméstica é importante, assim como gerar a guia com débitos em atraso deve ser feito no dia em que você irá fazer o pagamento da mesma.

Automação para gestão de empregados domésticos

Hora do Lar é um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:
  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.
Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.