Tem situações na vida que nos pegam de calças curtas, como já diziam as avós, mas que precisamos reagir rápido porque podem dar a maior dor de cabeça. Esse é o caso, por exemplo, do código de acesso do eSocial expirado que pode dificultar a emissão da Guia DAE.
Por mais que os termos técnicos pareçam complicados, emitir um novo código de acesso no sistema do eSocial Doméstico é bem simples. Confira no artigo a seguir como fazer todo o processo em poucos passos. Boa leitura!
Acesso rápido
Validade do código de acesso do eSocial
O Simples Doméstico determina um prazo de validade para o código de acesso de todos os empregadores, esta regrinha está prevista no manual do eSocial.
Conforme o manual, o código de acesso do eSocial é expirado após 3 anos de uso do sistema. O empregador é notificado, logo na tela de login, assim que acontece a suspensão do código.
Documentos para gerar o novo código de acesso do eSocial
Ao gerar um novo código no sistema do Simples Doméstico, serão solicitados alguns documentos. Confira a lista completa dos documentos necessários:
- CPF;
- data de nascimento;
- número dos recibos de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), dos últimos dois exercícios, da qual o empregador seja titular. Para o empregador que tenha enviado apenas uma DIRPF, será solicitado apenas o recibo da última declaração. O número do recibo encontra-se na página 02 do recibo da declaração (utilizar as 10 primeiras posições);
- título de eleitor.
Passos para gerar novo código de acesso do eSocial expirado
O processo é bem simples e o empregador consegue gerar um novo código super rápido. Veja como fazer:
- faça login no eSocial e clique na mensagem” Novo código de acesso”;
- logo em seguida, preencha os dados pessoais solicitados;
- na próxima tela, o empregador informa o número dos recibos de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), referente aos últimos dois exercícios ou o título de eleitor;
- com os dados preenchidos será gerado um novo código, e o empregador pode voltar a usar o eSocial doméstico normalmente.
Agilidade e tecnologia na gestão doméstica
Fazer a gestão de um empregado doméstico demanda calma e muito cuidado, por isso, utilizar ferramentas que automatizem os processos de maneira segura e eficiente seja a melhor opção para o empregador.
Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores.
A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:
- Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
- Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
- Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
- Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
- Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.
Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planos e cadastre-se agora para começar.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?