...

Férias Antecipadas para Empregada Doméstica é permitido?

O empregador não pode oferecer férias antecipadas para empregada doméstica caso os 12 meses de período aquisitivo não tenham sido finalizados. Assim, de acordo com a lei, a doméstica não pode ter seu descanso antecipado caso não cumpra com o ano de atividade.

A cada 1 ano de trabalho, a empregada doméstica tem direito a um período de descanso, sem prestar serviço ao empregador. Estas são as férias da empregada doméstica, garantidas pela Lei Complementar 150.

Contudo, existem diferentes maneiras de lidar com o período: a trabalhadora pode vender as férias, o período pode ser fracionado, as faltas injustificadas têm impacto na quantidade de dias de descanso, assim como a carga horária semanal da doméstica, etc. Ou seja, são vários detalhes aos quais o empregador doméstico deve se atentar.

Uma dúvida comum, entretanto, diz respeito às férias antecipadas para empregada doméstica. Afinal, é possível antecipar o período? O que diz a Lei? Para te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou este artigo especialmente para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

ferias antecipadas para empregada domestica
É possível fazer a antecipação de férias da empregada doméstica? Confira todos os detalhes — Foto: Freepik.

Férias da empregada doméstica

Depois de 1 ano de trabalho, a empregada doméstica tem direito a um período de descanso. O empregador, responsável pela concessão, tem até 1 ano para oferecer as férias antes que elas vençam.

O direito às férias é garantido pela Lei Complementar 150, que rege o trabalho doméstico, e pela CLT. Por isso, o empregador deve se atentar aos períodos aquisitivo e concessivo, a fim de evitar problemas trabalhistas e vencimento de férias.

Além disso, a quantidade de dias de descanso segue a carga horária semanal da profissional. Caso ela atue em regime integral, de 8 horas diárias e 44 totais semanais, a quantidade máxima de dias de férias é 30 dias. Já para regime parcial:

Horas de trabalho semanaisTempo de férias
22 – 25 horas/semana18 dias de férias
20 -22 horas/semana16 dias de férias
15 – 20 horas/semana14 dias de férias
10 -15 horas/semana12 dias de férias
5 – 10 horas/semana10 dias de férias
Menos que 5 horas/semana8 dias de férias

Vale lembrar que as férias da empregada doméstica são remuneradas no valor do salário + 1/3 de seu valor, conforme disposto em Lei. O empregador deve fazer o pagamento em até 2 dias anteriores ao início do período.

Por último, mas de igual importância, a profissional doméstica não pode ter o início de suas férias em dias que antecedem feriados ou fins de semana.

Você pode se interessar:

Período aquisitivo e período concessivo

O período aquisitivo é o tempo durante o qual a empregada doméstica deve trabalhar para ter direito às férias. Ele começa no dia de admissão da trabalhadora e dura 12 meses (1 ano).

Já o período concessivo é o intervalo de tempo no qual o empregador deve oferecer o descanso da empregada. Ele começa logo após o fim do período aquisitivo e também dura 12 meses (1 ano).

Contudo, caso o período concessivo se encerre sem que o empregador tenha oferecido as férias, elas vencem.

Saiba mais: Período Aquisitivo e Concessivo de Férias da Empregada Doméstica: Compreenda a Diferença!

Férias antecipadas para empregada doméstica

O empregador não pode oferecer férias antecipadas para empregada doméstica caso a profissional não tenha cumprido com seu período aquisitivo, exceto se forem férias coletivas — algo difícil no emprego doméstico.

Afinal, entende-se que a trabalhadora ainda não cumpriu com o tempo de atividade necessário para ter direito às férias.

Assim, a Lei Complementar 150 e a CLT não dispõem e não preveem a antecipação de férias da empregada doméstica, de modo que a medida não é prevista e permitida.

O que diz a Lei sobre a antecipação de férias da doméstica?

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê a antecipação de férias em casos pré-determinados — ou seja, em situações específicas. Confira o texto legal:

Art. 139 — Poderão ser concedidas férias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa.
§ 1º — As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. 

Já no Art. 140:

Art. 140 — Os empregados contratados há menos de 12 (doze) meses gozarão, na oportunidade, férias proporcionais, iniciando-se, então, novo período aquisitivo.

Ou seja, os trabalhadores com menos de 1 ano de atividade podem tirar férias antecipadas em caso de férias coletivas. Nesta situação, ao retornar ao trabalho, inicia-se um novo período aquisitivo.

Dessa forma, uma vez a LCP 150 sendo omissa quanto às férias antecipadas e/ou coletivas, entende-se que a antecipação do período de descanso da doméstica apenas é possível mediante férias coletivas. Neste caso, vale a pena verificar a existência de acordos coletivos e convenções existentes para a região de atuação.

O que acontece se o empregador conceder férias antecipadas para empregada doméstica?

Com a promulgação da Lei Complementar 150 e o detalhamento das regras do trabalho doméstico, o empregador deve se atentar às disposições legais antes de realizar quaisquer procedimentos.

Assim, o contratante não pode conceder férias antecipadas para empregada doméstica. O correto é aguardar os 12 meses do período aquisitivo e, então, oferecer o período de férias durante o período concessivo.

Neste caso, as penalidades são:

  • Pagamento em dobro: a antecipação das férias descaracteriza o período, de modo que o empregador deverá pagar o dobro do valor à empregada;
  • Multa: o Artigo 154 da CLT prevê a aplicação de uma multa administrativa no valor de R$170,26 por empregada. O valor pode dobrar em caso de reincidência;
  • Ações trabalhistas: a doméstica pode dar início a um processo trabalhista contra o empregador, trazendo custos processuais e gastos com advogados.

O que fazer se o empregador quiser antecipar as férias da doméstica?

Caso o período aquisitivo da empregada ainda não tenha terminado, o empregador pode optar pela concessão de um descanso remunerado. Neste caso, o contratante não paga o 1/3 adicional, mas também não desconta os dias de folga, já que foi uma escolha sua.

Desse modo, evitam-se ações trabalhistas e o empregador se mantêm na lei.

Gestão de férias da empregada doméstica

Ser um empregador doméstico não é uma tarefa simples, e se manter informado sobre as leis e regras do trabalho doméstico pode ser um tanto complicado — sobretudo em meio à correria do dia a dia. Contudo, estar atento normas vigentes é crucial para manter a regularização da empregada doméstica.

Então, que tal contar com uma ajuda especializada no assunto?

Conheça o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores.

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 6

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.