Saber como cuidar da limpeza da casa com ajuda de doméstica mantém os ambientes limpos e organizados, sem sobrecarregar as partes. Dessa forma, a família dispõe de cômodos constantemente arrumados e cuidados em seu dia a dia.
As empregadas domésticas para limpeza, organização e cuidado com os ambientes da casa estão entre as maiores necessidades dos que optam pela admissão dessa profissional. Afinal, trata-se da melhor opção para manter os ambientes da residência em ordem, em meio ao dia a dia corrido.
Contudo, a empregada não presta serviços em todos os momentos, da mesma maneira em que não fica à disposição da família o tempo todo. Então, durante a ausência da profissional, pode ser que a família tenha dificuldades de manter a casa organizada.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo completo para te ajudar em como cuidar da limpeza da casa com ajuda de doméstica, sem pesar para um dos lados. Então, continue conosco até o final e boa leitura.
Acesso rápido
Por que ajudar a empregada doméstica na limpeza da casa?
Muitos contratantes podem pensar que a admissão de uma empregada doméstica para seu lar garante a limpeza e organização constante dos ambientes e cômodos. Contudo, nem sempre isso é verdade.
Afinal, durante os períodos em que a empregada não estiver trabalhando, — como intervalos interjornada, dias de descanso semanal remunerado e férias —, é muito importante saber como cuidar de seu lar e mantê-lo organizado.
Isso não significa exercer todas as tarefas da empregada doméstica, da mesma maneira que você não deve deixar tudo para ela fazer quando retornar ao trabalho.
Assim, você consegue manter os ambientes limpos e organizados sem sobrecarregar a família e a empregada, garantindo que a casa esteja sempre bem cuidada.
Como cuidar da limpeza da casa com ajuda de doméstica?
Para manter a casa limpa e organizada, auxiliando a sua empregada doméstica até nos momentos em que ela não está prestando serviços, existem algumas boas práticas no dia a dia familiar.
Elabore um cronograma de tarefas para a doméstica
A primeira recomendação é a elaboração de um cronograma de tarefas para a empregada doméstica, se ela ainda não o tiver, para organizar e otimizar a rotina de trabalho da profissional.
Além de definir as tarefas realizadas e a frequência de cada uma — diária, semanal, quinzenal ou mensal —, você visualiza melhor como é o dia a dia de atividade. Isso permite uma melhor compreensão de quando e como cuidar da limpeza da casa com ajuda de doméstica.
Então, ao elaborar um cronograma, tente identificar possíveis lacunas e como manter a casa organizada nos dias de ausência da empregada, ou quando determinadas tarefas não forem realizadas.
Evite bagunças excessivas
A organização cansativa apenas ocorre em ambientes excessivamente bagunçados. Então, a primeira pergunta a se fazer é: por que os cômodos estão ficando tão desorganizados.
Encontrar a razão para a bagunça em excesso nos ambientes da casa é o primeiro passo para evitar que eles se tornem tão desorganizados. Podem ser coisas simples, como não guardar os itens em seus devidos lugares ao chegar do trabalho, ou mais complexas, como crianças e animais de estimação.
Além disso, ao realizar atividades, procure devolver os itens usados nos lugares, guardando o que você usar.
Por isso, enquanto sua empregada estiver fora do trabalho e não puder organizar os ambientes, tenha o cuidado para não desorganizá-los a ponto de atrapalhar sua rotina pessoal e se tornar um incômodo.
Não acumule louça suja
Lavar a louça após a refeição é um hábito que pode colaborar, e muito, para manter a casa limpa. A tarefa pode contar com a colaboração de diferentes familiares para tornar o processo mais simples e rápido.
Por exemplo, a doméstica pode lavar a louça do café da manhã e do almoço, enquanto a família organiza a do jantar. Dessa maneira, não se acumula louças sujas, que podem trazer animais peçonhentos e cheiros desagradáveis aos ambientes.
Separe as roupas sujas em cestos
Não deixar roupas sujas e usadas espalhadas pela casa ajuda todo o processo de organização, seja na limpeza de ambientes ou no processo de lavagem.
Então, separe as roupas que precisam ser lavadas das que apenas foram usadas, além de colocá-las em cestos. Outra boa prática, se possível, é a separação de roupas brancas das pretas e das coloridas, facilitando o momento de lavá-las.
Quais as funções da empregada doméstica?
As funções da empregada doméstica dependem do seu cargo registrado na admissão e das necessidades da família contratante. Isso significa que, por exemplo, você não pode contratar uma faxineira para atuar com funções de uma babá.
Por isso, algumas funções comuns a empregadas domésticas gerais e/ou faxineiras são:
- Limpar a casa e seus cômodos — banheiro, cozinha, áreas de serviço, etc;
- Limpar e organizar os móveis, armários, prateleiras e afins;
- Lavar e passar roupas;
- Cozinhar e organizar a cozinha;
- Retirar o lixo;
- Lavar e limpar tapetes e panos;
- Lavar quintais e áreas de serviço;
- Tarefas pontuais solicitadas pelo contratante.
Lembre-se que as funções, atribuições e tarefas da empregada devem estar dispostas em contrato de trabalho, para não se caracterizarem como acúmulo de função.
Faça a melhor gestão da sua empregada doméstica
Saber como cuidar da limpeza da casa com ajuda de doméstica permite ambientes limpos e organizados sem sobrecarregar as partes. Dessa forma, nutre-se uma relação trabalhista saudável e duradoura.
Para tanto, é fundamental se atentar à gestão da empregada doméstica, garantindo a conformidade legal de todo o vínculo. Então, conte com uma ajuda especializada em trabalho doméstico.
Por isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:
- Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
- Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
- Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
- Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
- Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.
Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planos e cadastre-se agora para começar.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?