...

Empregador Doméstico tem direito ao Seguro-Desemprego?

Nos últimos 5 meses, devido à pandemia, o que se sabe é que o Brasil foi tomado por incertezas e uma dela saber se o empregador doméstico tem direito ao seguro-desemprego pode ser importante.

Precisamos nos preparar para todos os cenários e às vezes algumas incertezas passam na mente, no caso de desligamento do empregador doméstico quais os direitos ele tem e como ficam as responsabilidades com seus funcionários, no caso com a empregada doméstica?

Continue lendo esse artigo e veja como o empregador doméstico pode se organizar até para cenários piores. Boa leitura!

empregador doméstico tem direito ao seguro-desemprego

O empregador doméstico tem direito ao seguro-desemprego?

Essa pode não ser uma dúvida recorrente mas, é importante saber que como empregador temos deveres e também temos direitos. Caso, num pior cenário, o empregador doméstico seja desligado do seu emprego atual o seguro-desemprego é um direito sim. Desde que algumas exigências sejam cumpridas. São elas:

  • Tiver sido dispensado sem justa causa;
  • Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;
  • Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) relativos a: pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
    pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; e cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações;
  • Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;
  • Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

Fonte: CAIXA

Empregador pode demitir por não ter condições de manter a empregada doméstica?

O empregador doméstico que não tiver condições de manter mais os custos da empregada doméstica, pode fazer uma rescisão do contrato de trabalho e deverão ser pagos todos os valores que são de direitos da empregada receber.

O empregador doméstico mesmo em condições financeiras mais difíceis, deve pagar corretamente todos os custos da rescisão. Mesmo com a pandemia e os decretos sobre calamidade pública, isso deve ser respeitado.

No caso de demitir a domestica durante a pandemia deve apenas verificar se não houve redução ou suspensão do contrato de trabalho, pois isso significa que há um período de estabilidade do empregado da doméstica que deve ser respeitado, ou ser feito o pagamento de multa no caso de não cumprimento.

Quais os custos na rescisão da empregada doméstica?

Sem justa causa

  • saldo de salário: quitação dos dias trabalhados no mês da demissão;
  • férias vencidas, com acréscimo do terço constitucional;
  • férias proporcionais aos meses trabalhados no último período aquisitivo antes da demissão; com acréscimo do terço constitucional ;
  • 13º salário proporcional aos meses de trabalho no ano da rescisão.
  • Aviso prévio indenizado (se houver)

Com justa causa

  • saldo de salários;
  • férias vencidas.

Conte com o Hora do Lar

O Hora do Lar é a solução completa, inovadora e inteligente que você precisa para fazer a melhor gestão de sua empregada. Afinal, com tecnologia de ponta, você deixa toda a sua rotina mais simples e segura, reduzindo as chances de erros em até 98%.

Por isso, ao contratar nossa solução, você tem acesso a ferramentas e funcionalidades úteis para sua rotina de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais;
  • Geração de informe de rendimentos;
  • Total integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais;

Seja um empregador digital, torne a gestão doméstica simples e muito mais tecnológica com todas as funcionalidades do Hora do Lar. Encontre o melhor plano para seu lar e, se ainda tiver qualquer dúvida, entre em contato com nossos especialistas, à disposição para te auxiliar no que for preciso.

Cadastre-se agora e não perca mais tempo.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.