...

Enfermeiro pode ser Empregado Doméstico? Saiba mais!

O enfermeiro pode ser empregado doméstico desde que trabalhe para o mesmo empregador durante 3 ou mais dias na semana, sem fins lucrativos. Ao se encaixarem nesta categoria, os profissionais são amparados pela Lei Complementar 150.

O emprego doméstico inclui diversas funções e profissionais diferentes. Ao contrário do senso comum, os trabalhadores domésticos não são aqueles apenas destinados à manutenção e limpeza da casa.

Por isso, caso se enquadre nos critérios e regras previstos por lei, considera-se o enfermeiro pessoal e o cuidador de idosos como trabalhadores domésticos.

Quer saber se o enfermeiro pode ser empregado doméstico? Não se preocupe, continue com o Hora do Lar e saiba todos os detalhes e regras. Boa leitura.

enfermeiro pode ser empregado domestico
Enfemeiro pode ser considerado um empregado doméstico? Confira todas as regras aqui – Foto: Freepik.

Enfermeiro pode ser empregado doméstico?

Sim, enfermeiros são considerados empregados domésticos caso prestem serviços durante 3 dias ou mais para o mesmo empregador, sem fins lucrativos. Por isso, têm as mesmas leis e direitos trabalhistas que os demais trabalhadores domésticos.

Conforme a Lei Complementar N° 150, que rege a categoria:

Art. 1o  Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei. 

Portanto, o enfermeiro pode atuar como cuidador de idosos ou enfermeiros pessoais. Assi, ao contratar o profissional da saúde, o empregador deve elaborar um contrato de trabalho, assinar a CTPS do enfermeiro e registrá-lo no eSocial Doméstico.

Além disso, os enfermeiros que se enquadram como trabalhadores domésticos possuem uma Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) própria. Por isso, deve-se registrar o número correto na carteira de trabalho no momento de registro. Você pode conferi-los aqui.

Vale a pena lembrar que, registrando os dados no eSocial, aos dados passam para a CTPS Digital em até 72 horas. Assim, pode-se evitar o registro manual em virtude do digital.

Saiba mais:

Deveres e responsabilidades do empregador doméstico

Os empregadores são responsáveis por oferecer todos os direitos trabalhistas ao enfermeiro doméstico. O trabalhor deve ter acesso às férias remuneradas, FGTS, 13° e, inclusive, o direito à folga em feriados públicos ou religiosos.

Portanto, os deveres do empregador são os mesmos para com os demais serviços de trabalhadores domésticos. Além disso, de acordo com o Art. 18 da PEC das domésticas:

Art. 18.  É vedado ao empregador doméstico efetuar descontos no salário do empregado por fornecimento de alimentação, vestuário, higiene ou moradia, bem como por despesas com transporte, hospedagem e alimentação em caso de acompanhamento em viagem. 

Assim, não se deve cobrar todo o material de caráter hospitalar utilizado pelo enfermeiro para realziação de suas atividades. Dessa maneira, o responsável pela compra de tais materiais deve ser o empregador.

Gestão de enfermeiros doméstico de qualidade

Ao contratar um enfermeiro doméstico, o empregador se depara com uma série de deveres e responsabilidades referentes ao trabalhador. Por isso, em meio a uma rotina corrida e agitada, fazer uma boa gestão dos enfermeiros pode ser um tanto complicado.

Então, a fim de te ajudar a deixar toda a sua rotina de gestão mais rápida, prática e automática, existe uma solução completa e inteligente para gestão do enfermeiro doméstico: o Hora do Lar.

Nós somos uma plataforma líder de mercado, especialista em trabalho doméstico, que te ajuda em todos os momentos, processos e etapas da relação trabalhista. Tudo isso através de funcionalidades únicas e exclusivas como:

  • Controle de ponto;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e simplifique sua gestão. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.