...

Enfermeiro pode ser Empregado Doméstico? Saiba mais!

O enfermeiro pode ser empregado doméstico desde que trabalhe para o mesmo empregador durante 3 ou mais dias na semana, sem fins lucrativos. Ao se encaixarem nesta categoria, os profissionais são amparados pela Lei Complementar 150.

O emprego doméstico inclui diversas funções e profissionais diferentes. Ao contrário do senso comum, os trabalhadores domésticos não são aqueles apenas destinados à manutenção e limpeza da casa.

Por isso, caso se enquadre nos critérios e regras previstos por lei, considera-se o enfermeiro pessoal e o cuidador de idosos como trabalhadores domésticos.

Quer saber se o enfermeiro pode ser empregado doméstico? Não se preocupe, continue com o Hora do Lar e saiba todos os detalhes e regras. Boa leitura.

enfermeiro pode ser empregado domestico
Enfemeiro pode ser considerado um empregado doméstico? Confira todas as regras aqui – Foto: Freepik.

Enfermeiro pode ser empregado doméstico?

Sim, enfermeiros são considerados empregados domésticos caso prestem serviços durante 3 dias ou mais para o mesmo empregador, sem fins lucrativos. Por isso, têm as mesmas leis e direitos trabalhistas que os demais trabalhadores domésticos.

Conforme a Lei Complementar N° 150, que rege a categoria:

Art. 1o  Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei. 

Portanto, o enfermeiro pode atuar como cuidador de idosos ou enfermeiros pessoais. Assi, ao contratar o profissional da saúde, o empregador deve elaborar um contrato de trabalho, assinar a CTPS do enfermeiro e registrá-lo no eSocial Doméstico.

Além disso, os enfermeiros que se enquadram como trabalhadores domésticos possuem uma Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) própria. Por isso, deve-se registrar o número correto na carteira de trabalho no momento de registro. Você pode conferi-los aqui.

Vale a pena lembrar que, registrando os dados no eSocial, aos dados passam para a CTPS Digital em até 72 horas. Assim, pode-se evitar o registro manual em virtude do digital.

Saiba mais:

Deveres e responsabilidades do empregador doméstico

Os empregadores são responsáveis por oferecer todos os direitos trabalhistas ao enfermeiro doméstico. O trabalhor deve ter acesso às férias remuneradas, FGTS, 13° e, inclusive, o direito à folga em feriados públicos ou religiosos.

Portanto, os deveres do empregador são os mesmos para com os demais serviços de trabalhadores domésticos. Além disso, de acordo com o Art. 18 da PEC das domésticas:

Art. 18.  É vedado ao empregador doméstico efetuar descontos no salário do empregado por fornecimento de alimentação, vestuário, higiene ou moradia, bem como por despesas com transporte, hospedagem e alimentação em caso de acompanhamento em viagem. 

Assim, não se deve cobrar todo o material de caráter hospitalar utilizado pelo enfermeiro para realziação de suas atividades. Dessa maneira, o responsável pela compra de tais materiais deve ser o empregador.

Gestão de enfermeiros doméstico de qualidade

Ao contratar um enfermeiro doméstico, o empregador se depara com uma série de deveres e responsabilidades referentes ao trabalhador. Por isso, em meio a uma rotina corrida e agitada, fazer uma boa gestão dos enfermeiros pode ser um tanto complicado.

Então, a fim de te ajudar a deixar toda a sua rotina de gestão mais rápida, prática e automática, existe uma solução completa e inteligente para gestão do enfermeiro doméstico: o Hora do Lar.

Nós somos uma plataforma líder de mercado, especialista em trabalho doméstico, que te ajuda em todos os momentos, processos e etapas da relação trabalhista. Tudo isso através de funcionalidades únicas e exclusivas como:

  • Controle de ponto;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e simplifique sua gestão. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.