...

Saiba Qual é o Prazo De Entrega dos Documentos Rescisórios Para doméstica

Como já diz o ditado “há tempo para tudo nesta vida”, essa frase é tão verdadeira que se aplica até mesmo para a relação empregatícia, já que existe um prazo certo para a entrega dos documentos rescisórios para doméstica, que poucos empregadores sabem qual é.

Por mais que esse assunto não seja tão debatido entre os empregadores ele é muito importante, afinal, caso os documentos rescisórios fiquem retidos por muito tempo é possível pagar multas, isso porque impede que a doméstica saque o seguro desemprego e FGTS, por exemplo. Fique com a gente e veja qual é o prazo para entregar os documentos rescisórios. Boa leitura!

Entrega dos Documentos Rescisórios Para doméstica

Qual o prazo para entrega dos documentos rescisórios para doméstica?

O atual prazo para entrega dos documentos rescisórios da doméstica é de 10 dias, contando a partir da data da rescisão, ou seja, do último dia trabalhado na residência do empregador. Essa regra é válida para todos os tipos de rescisão.

Antes da reforma trabalhista o prazo para o pagamento rescisório e também a entrega dos documentos era da seguinte forma:

Art. 477, § 6º – O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos: (Incluído pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)

  1. a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou
  2. b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

Entretanto, após 2017, ano da Reforma Trabalhista, o prazo para o pagamento e entrega dos documentos rescisórios para empregada doméstica limitou-se para 10 dias contados a partir do término do contrato.

Isso é que está previsto no artigo 477, § 6° da Reforma, veja:

Art. 477, § 6° A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais os tipos de rescisão e as verbas rescisórias que devem ser pagas para a doméstica?

Veja a seguir o que deve ser pago para a doméstica em cada caso de rescisão.

Pedido de demissão do empregado doméstico

Nesse caso, a empregada doméstica perderá o direito de sacar o saldo do Fundo de Garantia (FGTS) e a multa de 40%, além disso, não poderá requerer o seguro-desemprego.

  • saldo de salário (pagamento dos dias trabalhados no mês da demissão);
  • férias vencidas + um terço constitucional;
  • férias proporcionais + um terço constitucional;
  • 13º salário proporcional aos meses trabalhados no último ano.

Neste caso a funcionária deve cumprir o aviso prévio trabalhado e caso não cumpra é facultado ao empregador descontar os dias não cumpridos.

Demissão com justa causa

Quando a trabalhadora infringe alguma regra do contrato ou algumas das causas de justa causa prevista em lei, a doméstica recebe somente:

  • saldo de salário;
  • férias vencidas + um terço constitucional.

Demissão sem justa causa pelo empregador

Este tipo de rescisão acontece quando o empregador quer desligar a doméstica de sua função. Neste caso a trabalhadora recebe:

  • saldo de salário (pagamento dos dias trabalhados no mês da demissão);
  • férias vencidas + um terço constitucional;
  • férias proporcionais + um terço constitucional;
  • 13º salário proporcional aos meses trabalhados no último ano;
  • A
  • aviso prévio Indenizado (se houver);

A funcionária terá direito a sacar o saldo do FGTS + multa de 40% e poderá requerer o seguro desemprego caso cumpra os requisitos.

Precisando de ajuda na rescisão da empregada doméstica?

Independente do motivo que levou a rescisão, fazer todo esse processo pode ser um tanto quanto complicado e desgastante para o empregador doméstico, porque além de se preocupar com os prazos deve ser feito o temido cálculo rescisório.

Tudo pode ficar mais simples, caso o empregador tenha uma ferramenta de gestão doméstica a sua disposição. Nisso, você pode contar com a plataforma Hora do Lar, além de fazermos o processo rescisório, você acompanha de perto tudo que está sendo feito, através do nosso super time de suporte!

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.