...

Estabilidade Após o Fim da Suspensão de Contrato e Jornada Reduzida: Confira os Prazos para o Empregador Doméstico

A estabilidade após o fim da suspensão de contrato e jornada reduzida precisa ser respeitada pelo empregador, desde que a rescisão da empregada doméstica não seja por motivos de justa causa.

Junto com a chegada de 2021, o empregador se viu um pouco confuso sobre as medidas provisórias que rondaram 2020. A MP 936 sobre suspensão de contrato e redução proporcional da jornada foi uma das que mais deram o que falar, e, mesmo tendo se encerrado, deixa consequências por boa parte desse novo ano.

Quer saber melhor sobre as consequências da MP e sobre a estabilidade após o fim da suspensão de contrato e jornada reduzida? Então siga a leitura e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

estabilidade após o fim da suspensão de contrato e jornada reduzida

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais Medidas Provisórias tiveram em 2020 sobre o emprego doméstico?

Basicamente as mudanças de regras, que fugiram totalmente do que sabíamos sobre regras trabalhistas, foram as Medidas Provisórias 927 e 936. Apenas para relembrarmos, a MP 927 era sobre adiantar as férias da doméstica, alterava regras do banco de horas e permitia antecipar os feriados.

Desde que se encerrou, a MP 927 não trouxe grandes impactos ao empregador e não deixou nenhuma consequência para 2021.

Já a MP 936, que tratava da suspensão de contrato e redução da jornada de trabalho, encerrou-se no dia 31/12/2020, assim como o previsto em Decreto Oficial em uma das últimas prorrogações. No entanto, a MP ainda deixa questões para o empregador resolver em 2021, como é o caso da estabilidade da doméstica.

Como ficou a estabilidade após o fim da suspensão de contrato e jornada reduzida?

Conforme artigo da MP 936:

Art. 10.  Fica reconhecida a garantia provisória no emprego ao empregado que receber o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, de que trata o art. 5º, em decorrência da redução da jornada de trabalho e de salário ou da suspensão temporária do contrato de trabalho de que trata esta Medida Provisória, nos seguintes termos:

I – durante o período acordado de redução da jornada de trabalho e de salário ou de suspensão temporária do contrato de trabalho; e

II – após o restabelecimento da jornada de trabalho e de salário ou do encerramento da suspensão temporária do contrato de trabalho, por período equivalente ao acordado para a redução ou a suspensão.

Por isso, o empregador deve se atentar bem, principalmente no que se refere ao inciso II, pois, para a doméstica que teve o contrato suspenso ou reduzido por 120 dias, o período de estabilidade também será de 120 dias.

Qual penalidade para quem não seguir essa regra?

O empregador que precisar demitir, mesmo no prazo de estabilidade, pode seguir essa ideia, desde que ciente que deverá pagar todos os encargos necessários no caso de rescisão, e mais:

  • cinquenta por cento do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a vinte e cinco por cento e inferior a cinquenta por cento;
  • setenta e cinco por cento do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a cinquenta por cento e inferior a setenta por cento; ou
  • cem por cento do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, nas hipóteses de redução de jornada de trabalho e de salário em percentual superior a setenta por cento ou de suspensão temporária do contrato de trabalho.

Importante relembrarmos aqui que a MP prevê essa penalidade para demissões sem justa causa, pois no caso de demissão por justa causa o empregador não terá nenhuma penalidade e deverá seguir a regra desse tipo de rescisão.

Quer ajuda na gestão do emprego doméstico?

Tirando a estabilidade após o fim da suspensão de contrato e jornada reduzida, ainda não sabemos bem o que 2021 terá de novidades sobre os deveres do empregador. Afinal de contas, aprendemos em 2020 que nada é tão exato que não pode mudar.

Fique informado e despreocupado com a gestão doméstica, deixe a parte burocrática para quem entende do assunto e tem know-how  para falar sobre emprego doméstico. Contrate agora o Hora do Lar e aproveite todas as suas vantagens.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.