...

Horas Extras Durante o Aviso Prévio da Doméstica: É permitido?

As horas extras durante o aviso prévio da doméstica são permitidas, e é dever do empregador pagá-las de maneira correta. Por isso, entender as etapas do cálculo é crucial para evitar erros.

O momento de rescisão é delicado e desagradável para o empregador e para a empregada, afinal, mostra que uma das partes está descontente e pretende romper o contrato.

É nesse momento que o empregador deve se atentar, uma vez que são diversos cálculos e encargos a serem levados em consideração, até mesmo durante o período de aviso prévio. E alguns deles são os adicionais legais e as horas extras.

Quer saber mais sobre as horas extras durante o aviso prévio da doméstica? Então fique com o Hora do Lar até o final deste artigo e descubra tudo sobre. Boa leitura.

horas extras durante o aviso previo da domestica
Empregada doméstica pode cumprir horas extras durante o aviso prévio?- Foto: Freepik.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é o aviso prévio no emprego doméstico?

O aviso prévio da empregada doméstica é o período posterior à comunicação do desligamento da empregada. Trata-se de uma notificação escrita por uma das partes da relação empregatícia para a outra com um pedido de encerramento do contrato de trabalho.

Existem dois tipos de aviso prévio para a empregada doméstica: o indenizado e o trabalhado.

A regra do cálculo de dias do aviso prévio é estabelecida para cada ano de trabalho completo. Desse modo, as relações são:

  • 3 meses a 11 meses – 30 dias de aviso prévio;
  • 1 ano até 1 ano e 11 meses e 29 dias – 33 dias;
  • 2 anos até 2 ano e 11 meses e 29 dias – 36 dias;
  • 3 anos até 3 anos e 11 meses e 29 dias – 39 dias.

Esse período é muito importante tanto para a ex-funcionária quanto para o empregador, já que é necessário comunicar oficialmente a decisão de rescisão do contrato segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Além disso, o aviso prévio é um dos principais casos que mais geram ações trabalhistas. Por isso, o empregador deve se atentar para não cometer erros.

Aviso prévio indenizado

O aviso prévio indenizado é aquele no qual a doméstica encerra as suas atividades logo após a demissão do empregador.

Caso a empregada tenha pedido demissão, ela perde o direito ao aviso prévio indenizado. Ou seja, este tipo só pode ser aplicado caso o empregador tenha optado pela rescisão do contrato.

Por outro lado, caso não pretenda prestar serviços durante esse período, o empregador pode descontar o valor proporcional do salário das verbas rescisórias.

Aviso prévio trabalhado

No aviso prévio  trabalhado, a doméstica cumpre esse período no exercício da função. Ou seja, ela continua trabalhando por um certo tempo antes de encerrar suas atividades de forma definitiva.

Um detalhe importante é que, se a empregada tiver sido a responsável pelo pedido de demissão, ela apenas pode cumprir com este tipo de aviso prévio.

Contudo, caso o empregador tenha optado por demitir a empregada, ele pode escolher entre o trabalhado e o indenizado para sua empregada.

Caso ocorram faltas, o empregador deve contabilizá-las no momento da rescisão e no valor final.

Horas extras durante o aviso prévio da doméstica

Hora extra é o nome dado a todas as horas trabalhadas pela empregada doméstica para além de sua jornada usual. Em outras palavras, é o tempo que a empregada trabalha a mais.

Com a demissão da empregada, é possível que haja horas extras durante o aviso prévio da doméstica. Mas, isso apenas é possível no aviso prévio trabalhado.

Então sim, a empregada doméstica pode fazer horas extras durante o seu aviso prévio trabalhado.

Esse aumento de horas trabalhadas, contudo, vai ampliar o valor das médias calculadas nas verbas rescisórias, como a de férias e também a do 13° salário na mesma proporção.

Assim, desde que ambas as partes da relação empregatícia estejam cientes de que o valor final é maior, não há problemas. Por isso, é preciso estabelecer uma comunicação clara e aberta entre as partes, mesmo em um momento de rescisão.

Como calcular horas extras durante o aviso prévio da doméstica

Para calcular as horas extras durante o aviso prévio da doméstica, é preciso que o empregador considere alguns números referentes a 13º, DSR, adicional noturno e as horas extras em si. 

Mas, calma. O cálculo das horas extras durante o aviso prévio da doméstica é feito da seguinte forma: as médias de 13º salário da doméstica, de janeiro a dezembro ou de forma proporcional, vai somar todas as horas extras, DSR e adicional noturno.

Depois que tudo estiver somado, basta dividir por 12. Mas, se for proporcional, você precisa dividir apenas pelo número de meses de trabalho da empregada.

O resultado é a média que vai se somar ao salário base da empregada.

Vamos a um exemplo: suponhamos que você contratou uma empregada doméstica no início do ano, mas que vai sair em maio. A média é a soma de todas horas extras e adicionais e DSR dividido por 5 (meses de trabalho).

Para as férias, a regra é a mesma. Contudo, não segue o período de janeiro a dezembro, e sim o período aquisitivo de férias da empregada.

Redução de Horas durante o aviso prévio da empregada doméstica

Sim, existe redução de horas durante o aviso prévio. Ela pode ser de duas horas por dia, ou de sete dias ao final do aviso prévio.

Ou seja, durante o aviso prévio trabalhado, a empregada deve trabalhar durante duas horas a menos por dia – cumprindo, assim, uma jornada de 6 horas diárias – ou não trabalhar os últimos 7 dias do aviso prévio.

No primeiro caso, se ela trabalhar durante 8 horas – como era sua jornada habitual – considera-se que ela fez 2 horas extras por dia.

Tal disposição segue o artigo 488 e seu parágrafo único da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas. A escolha entre as duas opções parte exclusiva da empregada. 

Como fazer a rescisão de forma simples e sem erros?

A rescisão pode ser um momento difícil e delicado para o empregador, uma vez que são diversas questões e cálculos aos quais ele deve se atentar. Mas…e se você não precisar lidar com tudo isso sozinho?

Por isso, conte com o Hora do Lar, a plataforma ajuda mais de 15 mil empregadores domésticos todos os meses, em todos os processos. O Hora do Lar te acompanha e te ajuda em todos os momentos, estando ao seu lado até nos momentos de rescisão de contrato.

Nesta hora, você pode contar com o HDL para fazer o cálculo totalmente automático de todas as verbas rescisórias da empregada doméstica. Todos os encargos e valores que você precisa pagar são entregues na palma de sua mão, sem erros e sem dificuldades.

Além disso, o Hora do Lar também possui muitas outras funcionalidades, como:

  • Aplicativo para registro de ponto da empregada doméstica;
  • Calculadora de salário e outros encargos;
  • Integração completa com o eSocial doméstico;
  • Muito mais.

Venha descobrir o que mais o Hora do Lar pode fazer por você, e conte com a ajuda da plataforma em todos os momentos. Faça seu cadastro agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.