...

Reduzir Carga Horária e Salário da Doméstica: confira como fazer!

Durante a Pandemia do Covid-19, os empregadores tinham a possibilidade de reduzir carga horária e salário da doméstica. Contudo, a medida apenas valeu durante o ano de 2020, perdendo validade em seguida. Assim, não se pode mais fazer essa redução de maneira legal.

A Pandemia do Covid-19, no começo de 2020, alterou todas as relações de trabalho. Pelo alto grau de contágio apresentado pelo vírus, a segurança de todos ficou comprometida. Por isso, o Governo Federal partiou em busca de soluções que tornassem a execução de atividades favorável e possível.

Uma das atitudes tomada foi a promulgação da Medida Provisória 936, que trazia a possibilidade de reduzir carga horária e salário da doméstica. Contudo, visto o caráter emergencial da ação, a MP possuía um prazo de validade pré-estabelecido, não chegando a vigorar até 2021 e, portanto, não valendo mais.

Quer saber tudo sobre como reduzir carga horária e salário da doméstica? Então você está no lugar certo. Fique com o Hora do Lar até o final e boa leitura!

reduzir carga horaria e salario da domestica
Passo a passo de como reduzir carga horária e salário da empregada doméstica: o que diz a MP 936? – Foto: Freepik.

Reduzir carga horária e salário da doméstica: é permitido?

Segundo a lei, é possível reduzir apenas a carga horária da doméstica. O salário, por sua vez, não pode sofrer nenhuma redução, mesmo que a função ou carga horária mude com o passar do tempo.

Isso porque a Constituição Federal vê o empregado doméstico como a parte mais frágil da relação trabalhista. Assim, ao reduzir o salário do trabalhador, entende-se que sua renda será comprometida, o que provoca mudanças em sua situação econômica pessoal e familiar.

Como funciona a irredutibilidade salarial?

A irredutibilidade salarial significa que é proibido reduzir o salário da empregada doméstica durante o período que perdurar o contrato de trabalho.

Tal medida visa assegurar estabilidade econômica para o trabalhador. Contudo, é uma norma de indisponibilidade relativa, e pode ser alterada por meio de acordo ou convenção coletiva.

Como reduzir carga horária e salário da doméstica com a MP 936?

A Medida Provisória 936 permitir que o empregador fizesse a redução do salário e jornada da doméstica enquanto a situação emergencial da Pandemia do Covid-19 permanecesse em vigor. Portanto, com o fim do período de calamidade pública, não se póde mais aplicar a redução de salário e jornada para doméstica.

Em linhas gerais, o empregador podia reduzir o salário e jornada da doméstica em 25%, 50% e 75% por até 120 dias, desde que o valor-hora seja mantido. Assim, o salário da empregada apenas sofria redução de maneira proporcional à redução de jornada, mas os valores eram, em essência, os mesmos.

Antes de ser aplicado à relação trabalhista, o empregador deveria fazer um acordo individual com a doméstica que especificasse sobre a redução, com até 2 dias de antecedência.

Após isso, devia-se lançar a redução de salário e jornada da doméstica no Ministério da Economia e também no eSocial Doméstico.

Contudo, atenção: com o fim da Pandemia do Covid-19 e do prazo de validade da MP 936, o empregador não pode mais reduzir a carga horária e salário da doméstica.

Existe estabilidade para doméstica durante a redução de jornada e salário?

É importante ressaltar que, após fazer o acordo individual, a doméstica tinha estabilidade garantida. Ou seja, o empregador não poderia demitir a funcionária durante esse período.

A estabilidade valia para todo o período de redução e ainda, após o término da mesma, pela mesma quantidade de dias que durou redução de salário e jornada da empregada doméstica. Por exemplo, caso acordado que a redução teria duração de 90 dias, a doméstica teria estabilidade por todo o período e por mais 90 dias após seu fim.

Gestão da empregada doméstica

Com tantas mudanças e alterações que o emprego doméstico sofreu nos últimos anos, é comum que o empregador sinta dificuldades em entender e lembrar de todas as regras e detalhes que ainda valem. Contudo, o entendimento é fundamental para a manutenção de uma boa relação trabalhista, além de evitar problemas com a justiça.

Por isso, há mais de 5 anos, existe uma solução completa e inteligente no mercado que te ajuda com todos os processos e etapas do emprego doméstico: o Hora do Lar.

Nós ajudamos mais de 7500 empregadores domésticos todos os meses a realizar a melhor gestão de empregadas, através de funcionalidades únicas e exclusivas como:

  • Controle de ponto;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e deixe toda a sua rotina de gerenciamento mais rápida, prática e fácil.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.