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Seguro-desemprego doméstica 2024: regras e detalhes

  • Isabelle Fujioka
  • Atualizado em 18/07/2024
  • Aviso prévio e rescisão
  • 4 minutos

Início · Aviso prévio e rescisão · Seguro-desemprego doméstica 2024: regras e detalhes

O seguro-desemprego da doméstica é uma ajuda financeira paga por até 3 meses, em casos de rescisão sem justa causa e involuntária. Saiba mais.

Ilustração de uma bolsa grande com símbolo de dinheiro, representando o seguro-desemprego doméstica, mostrando uma pessoa colocando mais dinheiro na bolsa.

O seguro-desemprego doméstica visa oferecer uma assistência financeira temporária nas situações em que a empregada perdeu o emprego involuntariamente — isto é, sem justa causa. O auxílio é pago durante três meses, no valor de um salário mínimo vigente.

A demissão da empregada doméstica pode ocorrer por diversos motivos, cada um conferindo diferentes direitos rescisórios à profissional. Um deles, oferecido alguns casos, é o seguro-desemprego.

O seguro-desemprego é um benefício previdenciário, pago pela Previdência Social (INSS) que visa garantir uma ajuda financeira temporária e uma transição entre empregos com menos impactos. Ou seja, é pensado para que a empregada não sinta a perda do emprego abruptamente, por um tempo até que se encontre outra fonte de renda.

Mas como funciona o seguro-desemprego doméstica? Qual seu valor e quais os critérios para recebimento?

Para te ajudar com todos os detalhes, preparamos este conteúdo completo especialmente para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

Ilustração mostrando uma mulher recebendo um documento de um homem com símbolos de dinheiro e uma lâmpada, representando auxílio financeiro e ideias no contexto de seguro-desemprego doméstica
O seguro-desemprego doméstica é um auxílio financeiro por até três meses, no valor de um salário mínimo vigente, pago à empregada que perdeu seu emprego de forma involuntária – Foto: Freepik.

Acesso rápido

  • O que é seguro-desemprego doméstica?
  • Quem tem direito ao seguro-desemprego?
  • Qual o valor do seguro-desemprego doméstica?
  • Como fazer o requerimento do seguro-desemprego para domésticas?
  • Resumindo o seguro-desemprego doméstica
  • Quais as responsabilidades do empregador?
  • Gestão completa e inteligente da empregada doméstica

O que é seguro-desemprego doméstica?

O seguro-desemprego doméstica é o auxílio financeiro pago pela Previdência Social (INSS) em caso de perda involuntária do emprego — ou seja, o contrato foi rescindido sem justa causa e sem pedido da profissional.

Nesta situação, em virtude da perda brusca da fonte de renda, o seguro-desemprego visa oferecer um amparo à profissional. Assim, durante três meses, o INSS paga o valor equivalente a um salário mínimo vigente no ano, como incentivo à busca a um novo emprego.

Além disso, o seguro-desemprego doméstica é contemplado pela Lei Complementar 150, que rege toda a categoria profissional. Segundo o texto legal:

Art. 26. O empregado doméstico que for dispensado sem justa causa fará jus ao benefício do seguro-desemprego, na forma da Lei no 7.998, de 11 de janeiro de 1990, no valor de 1 (um) salário-mínimo, por período máximo de 3 (três) meses, de forma contínua ou alternada. 

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

A doméstica demitida sem justa tem direito ao seguro-desemprego se comprovar:

  • Trabalho como empregada doméstica por, ao menos, 15 meses no últimos 24;
  • Estar inscrita como Contribuinte da Previdência Social e possuir, pelo menos, 15 contribuições ao INSS;
  • Contar com, no mínimo, 15 recolhimentos ao FGTS como empregada doméstica;
  • Não estar em uso de nenhum benefício da Previdência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte;
  • Não ter renda própria para seu sustento de sua família.

Qual o valor do seguro-desemprego doméstica?

O valor do seguro-desemprego doméstica é de um salário mínimo vigente no ano — ou seja, de R$ 1.412,00 em 2024. A quantia é fixa, independente do salário antes recebido pela profissional.

E qual o número de parcelas?

O auxílio é pago em apenas 3 parcelas, ou seja, durante três meses após o desligamento da profissional. A contagem pode ser de forma contínua ou alternada, para cada período aquisitivo de 16 meses.

Trata-se de um ponto de divergência do trabalho doméstico para as demais categorias, que têm direito a até cinco meses de amparo financeiro.

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Como fazer o requerimento do seguro-desemprego para domésticas?

Após sua rescisão sem justa causa e involuntária, a doméstica deve solicitar o seguro-desemprego. Atualmente, existem duas maneiras:

  • Presencialmente, em um Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho e do Emprego — Delegacia Regional (DRT), Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou postos conveniados;
  • Online, pelo Portal Emprega Brasil do MTE — na opção exclusiva para trabalhadores domésticos.

Então, que tal conferir o passo a passo completo? Preparamos este conteúdo exclusivamente para você:

Como fazer requerimento do seguro-desemprego para doméstica?

Documentos para solicitar o auxílio:

A lista completa está prevista pelo Art. 28 da LCP 150 e contempla:

  • Carteira de Identidade (RG), CNH, Carteira de Trabalho ou Certidão de Nascimento com protocolo da identidade;
  • Comprovante de Inscrição de Contribuinte ou cartão do PIS-PASEP;
  • Termo de Rescisão de contrato, que comprove o desligamento sem justa causa;
  • Comprovantes de recolhimentos das contribuições previdenciárias e do FGTS.

Qual o prazo para solicitar o seguro-desemprego doméstica?

Após seu desligamento, a empregada deve solicitar o seguro-desemprego doméstica em um período de 7 a 90 dias. O primeiro dia contado é o seguinte à rescisão contratual.

Como e quando receber?

Com a solicitação do seguro-desemprego, a doméstica deve aguardar cerca de 30 dias. Passado o período, basta ir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal para receber o valor.

Além disso, a empregada pode acompanhar o requerimento pelos seguintes canais:

  • Site do Ministério do Trabalho e Previdência;
  • Aplicativo CAIXA Trabalhador;
  • Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  • App CAIXA Tem — caso a profissional não tenha conta bancária na Caixa e a conta aberta tenha sido como poupança digital social;
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão — disque 0800 726 0207.

Resumindo o seguro-desemprego doméstica

Seguro-desemprego da empregada domésticaPrincipais informações
O que é?Ajuda financeira oferecida pelo Governo Federal às trabalhadoras que perderam seu emprego de forma involuntária e sem justa causa.
Critérios de recebimento• Demissão sem justa causa ou indireta;

• Ter trabalhado como empregada doméstica durante 15 meses nos últimos 24 anteriores à dispensa;

• Possuir, no mínimo, 15 pagamentos ao FGTS como empregada doméstica;

• Ser inscrita como contribuinte individual da previdência social e possuir, no mínimo, 15 contribuições;

• Não possuir renda própria de qualquer natureza que seja o bastante para sua manter a si mesma e sua família;

• Não estar em uso de qualquer benefício de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente e pensão por morte.
Qual o valor do seguro-desemprego da doméstica?Um salário mínimo vigente para o ano (em 2024, mínimo de R$1.412,00)
Por quanto tempo a doméstica recebe o seguro-desemprego?A doméstica recebe o benefício por 3 meses.
Quem paga o seguro-desemprego da doméstica?A Caixa Econômica Federal se responsabiliza pelo pagamento, via depósito na conta vinculada.
Como solicitar o seguro-desemprego da doméstica?
• Postos presenciais do MTE

• Pelo site do Governo Federal
Documentos para solicitar o seguro-desemprego• Carteira de Trabalho

• Comprovante de inscrição de contribuinte individual ou cartão PIS/PASEP

• Termo de rescisão do contrato de trabalho

• Declaração de que não recebe nenhum benefício de prestação contínua pela Previdência Social

• Declaração de que não possui nenhuma fonte de renda
Prazo para solicitar o seguro-desempregoEntre o 7° e 90° dia após a data de demissão
Prazo para pagamento do seguro-desempregoEm até 30 dias após a solicitação
Como acompanhar o pedido?• Site do Ministério do Trabalho e Previdência;

• Aplicativo CAIXA Trabalhador;

• Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;

• Aplicativo CAIXA Tem;

• Serviço de Atendimento ao Cidadão, discando 0800 726 0207.

Quais as responsabilidades do empregador?

Mesmo que o pagamento do seguro-desemprego doméstica não é uma das suas responsabilidades enquanto empregador, garantir um desligamento seguro e eficiente é fundamental para a empregada ter pleno acesso aos seus direitos trabalhistas.

Neste sentido, as suas responsabilidades como empregador doméstico neste momento são:

  • Informar o aviso prévio, se a empregada presta serviços há mais de um ano;
  • Registrar o desligamento no eSocial, com as informações: motivo da rescisão e data de pagamento das verbas rescisórias; 
  • Imprimir a Guia de Recolhimento do FGTS, Termo de Rescisão e o Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho; 
  • Pagar as devidas verbas rescisórias em até 10 dias.

Assim, o único documento que você deve entregar é o Termo de Rescisão, com prazo de 10 dias após a demissão. Ele não só é essencial para garantir o seguro-desemprego, mas comprova as quitações de verbas rescisórias e oficializa o fim do vínculo empregatício entre o empregador e a ex-funcionária.

Gestão completa e inteligente da empregada doméstica

O trabalho doméstico é repleto de detalhes e regras, que trazem dificuldades aos empregadores domésticos. As dúvidas são comuns, mas representam riscos de prejuízos e problemas com a Justiça do Trabalho que colocam toda a relação trabalhista em xeque.

Por isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta, integrada ao eSocial Doméstico, faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Então, para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planos e cadastre-se agora para começar.

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