);

A tecnologia é uma grande aliada na gestão, não só de empresas, mas também dos pequenos empregadores. Elas estão aí para funções desde facilitar os cálculos da empregada doméstica quanto gerenciar a jornada de trabalho.

Você se depara todos os meses com os mesmos dilemas: quantas horas extras preciso pagar? Será que precisa calcular adicional noturno? Os descontos aplico em qual valor?

Se sim, esse texto é para você que segue a rotina administrativa, ainda de uma maneira analógica. Continue a leitura e descubra como facilitar os cálculos da empregada doméstica.

Boa leitura!

facilitar os cálculos da empregada doméstica

Quais são os cálculos da empregada doméstica?

Antes de falarmos como facilitar sua vida, melhor listar todos os cálculos que resultam na remuneração e fazem parte da rotina do empregador. São eles:

Cálculo salário

O valor do salário é pré-estabelecido em contrato, deve seguir o piso salarial e precisa constar na carteira de trabalho. O valor é reajustado anualmente e deve ser modificado na carteira e também eSocial.

Cálculo de horas extras

Consta no artigo 2º da PEC que a duração normal do trabalho doméstico não excederá 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais, observado o disposto nesta Lei . No que consta na Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT), o empregado pode fazer até duas horas extras diárias, não podendo ultrapassar o limite de 21 horas mensais.

O cálculo também varia pois resulta em acréscimo de 50% sobre o valor da hora normal, a hora estipulada na carteira de trabalho.

Portanto, é fundamental que o empregador saiba exatamente quantas horas extras foram feitas no mês para contabilizar a remuneração corretamente.

Cálculo de adicional noturno

Também de acordo com a PEC, artigo 14º a jornada de trabalho que ocorrer entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte, deve ter o acréscimo de adicional noturno.

O adicional refere-se a 20% . Esse percentual altera também cálculo de FGTS, férias com adicional de 1/3, 13º salário, repouso semanal, INSS e aviso prévio.

Mas sem muitos spoilers, seguimos com a lista.

Cálculo de férias

Não é todo mês que, você terá de se preocupar com isso, mas, como pôde ler ali em cima, é um cálculo que sofre variações diversas.

Basicamente precisa se atentar às devidas proporções que variam pelas jornadas de trabalho, horas extras e faltas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Cálculo do 13º salário

Bem como as férias, o 13º salário da empregada doméstica não é uma preocupação mensal. Mesmo a primeira parcela podendo ser paga de fevereiro á novembro, é mais comum que os pagamentos ocorram nos dois últimos meses do ano, sendo a primeira parcela em novembro a segunda em dezembro.

Fora se preocupar em fazer o cálculo proporcional ao tempo trabalhado, salário e demais questões, na segunda parcela incidem descontos.

A segunda parcela é paga em dezembro apenas, mas é suficiente para esquentar a cabeça de muitos empregadores.

Cálculo de Rescisão

Não é uma situação que também precisa se preocupar mensalmente, assim esperamos mas, com certeza todo empregador já passou ou passará por isso.

Os tipos principais de rescisão são: sem justa causa e com justa causa. Em cada uma delas há valores distintos para considerar (existem outros tipos, rescisão por acordo, indireta e outras).

Cálculos dos descontos previstos em lei

Os descontos listados a seguir, são todos previstos na legislação atual. Importante se atentar na lista, pois as vezes por falta de informação o empregador pode responder por apropriação indébita previdenciária.

  • Contribuições previdenciárias
  • Imposto de Renda
  • Suspensões
  • Empréstimo consignado
  • Vale-transporte
  • Contrato coletivo
  • Pensão alimentícia
  • Descontos por dano causado pelo empregado

Viu só? Se preocupações com a gestão fazem parte da sua rotina, entendemos bem. Mas, estamos aqui para lhe dizer que podemos sim facilitar os cálculos da empregada doméstica!

Como facilitar os cálculos com uma plataforma digital?

Na vida corrida de um empregador, o que menos se tem é tempo para fazer enormes cálculos de férias, pagamentos e tudo mais, o que se quer é praticidade.

E isso a plataforma Hora para gerenciamento doméstico tem de sobra para oferecer. Isso porque nosso serviço além do controle de ponto, faz cálculos de forma automática como de férias, horas extras, adicional noturno e também descontos.

Tem muito mais, todos esses cálculos são conferidos por nossa super equipe especializada, revisando para que você tenha total segurança no momento do pagamento.

O Hora do Lar é a solução que você precisa para organizar e gerenciar seu empregado doméstico com tecnologia e segurança. Seja digital, conheça nossos preços e condições.

[Modelo] Recibo de pagamento do empregado doméstico

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *