...

Descubra como Facilitar os Cálculos da Empregada Doméstica!

O Hora do Lar te ajuda a facilitar os cálculos da empregada doméstica ao longo de toda a relação trabalhista. Todos os meses, o HDL auxilia nas responsabilidades de empregador, com cálculos automáticos e emissão de recibos de pagamento e outros encargos.

Com rotinas cada vez mais agitadas, lembrar-se de responsabilidades e detalhes se torna gradualmente mais complicado. Neste cenário, os empregadores domésticos possuem um desafio a mais: a gestão de suas empregadas, para evitar erros e inconsistências que culminam em problemas judiciais.

Não apenas se lembrar, mas ter o tempo para realizar os mais diversos processos é difícil. Por isso, muitos se perguntam e buscam por soluções para facilitar os cálculos da empregada doméstica. Então, a tecnologia surge como principal alternativa e aliada, pronta para auxiliar o contratante.

Para te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo para te ajudar a facilitar os cálculos da empregada doméstica. Continue conosco até o final e descubra a melhor plataforma para gestão das profissionais. Boa leitura.

facilitar os calculos da empregada domestica
O melhor jeito de facilitar os cálculos da empregada doméstica é com o Hora do Lar, a solução completa e inteligente que garante a segurança e praticidade de toda a relação trabalhista – Foto: Freepik.

Quais são os cálculos da empregada doméstica?

No decorrer da relação trabalhista, o empregador se depara com diversos cálculos da empregada doméstica, que vão além de apenas o salário mensal da profissional. Os principais são:

Cálculo do salário

O valor do salário é pré-estabelecido em contrato, registrado tanto no eSocial Doméstico quanto na CTPS da profissional. A quantia bruta, utilizada como base de cálculo, deve seguir o mínimo nacional, estadual ou determinado por piso para a categoria profissional.

Em termos gerais, o empregador se responsabiliza pelo cálculo do salário líquido, que considera encargos e tributos trabalhistas. Ou seja, com a incidência de adicionais e descontos.

Cálculo de horas extras

Conforme determina o artigo 2º da Lei das Domésticas, a duração normal do trabalho doméstico não pode ultrapassar as 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais. A Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT), por sua vez, prevê até 2 horas extras diárias, com limite de 21 mensais.

Portanto, o cálculo varia conforme a quantidade de horas extras trabalhadas. Mas, segundo a legislação, os horários extrajornada recebem acréscimo de 50% sobre o valor da hora normal, ou 100% nos dias de DSR e feriados.

Portanto, é fundamental que o empregador saiba exatamente quantas horas extras foram feitas no mês para contabilizar a remuneração corretamente.

Você pode se interessar: App para Controle de Ponto de Doméstica.

Cálculo de adicional noturno

Também conforme a LCP 150, o artigo 14º do texto legal estabelece que a jornada exercida entre as 22:00 de um dia e as 05:00 da madrugada do dia seguinte, deve receber o acréscimo de adicional noturno.

Então, deve-se acrescentar 20% sobre o valor/hora normal. Esse percentual altera cálculo de FGTS, férias com adicional de 1/3, 13º salário, repouso semanal, INSS e aviso prévio.

Cálculo de férias

As férias da empregada doméstica ocorrem anualmente, com períodos de descanso que podem chegar a 30 dias corridos. Em até 2 dias anteriores ao início do período, o empregador deve pagar a empregada.

O cálculo, de forma geral, considera o salário da profissional + 1/3 de seu valor. Mas, para saber todos os detalhes, você pode conferir este conteúdo completo do Hora do Lar:

Cálculo do 13º salário

Assim como as férias, o 13º salário da empregada doméstica não é uma preocupação mensal. Mesmo que a primeira parcela possa ser paga de fevereiro a novembro, é comum que os pagamentos ocorram nos dois últimos meses do ano, sendo a primeira em novembro a segunda em dezembro.

Enquanto a primeira parcela contempla apenas metade do valor total, a segunda recebe incidência de alguns tributos — que dificultam o cálculo por parte do contratante.

Cálculo de Rescisão

O momento de encerramento contratual é delicado e requer atenção, principalmente referente ao cálculo de rescisão da doméstica.

Afinal, a depender do tipo de rescisão e da parte que deu início ao processo, os direitos trabalhistas são diferentes e, portanto, os cálculos mudam.

Cálculos dos descontos previstos em lei

Os principais descontos previstos pela legislação atual são:

  • Contribuições previdenciárias;
  • Imposto de Renda;
  • Suspensões;
  • Empréstimo consignado;
  • Vale-transporte;
  • Contrato coletivo;
  • Pensão alimentícia;
  • Descontos por dano causado pelo empregado.

Como facilitar os cálculos da empregada doméstica?

Com tantos cálculos para lembrar e detalhes para considerar, é comum que o empregador tenha dificuldades. Os desafios aumentam quando se trata da gestão da doméstica, que reúne uma série de processos e responsabilidades.

Por isso, em meio a uma rotina corrida, a tecnologia é a principal aliada dos contratantes. Aplicativos e plataformas especializadas simplificam — e muito — toda a relação trabalhista, possibilitando uma gestão de alta performance nos conformes legais.

Então, para facilitar os cálculos da empregada doméstica, conheça o Hora do Lar. Somos a solução completa, inteligente e inovadora que você precisa para tornar sua rotina de empregador doméstico muito mais segura e prática.

Com calculadoras prontas para te auxiliar, o Hora do Lar realiza os cálculos da empregada doméstica de forma automática para você, como hora extra, férias, adicionais, etc. Além disso, emitimos a folha e o comprovante de pagamento com todos os tributos e encargos considerados.

Confira algumas calculadoras gratuitas do Hora do Lar especialmente para você:

Hora do Lar para gestão completa e inteligente da doméstica

Muito mais que apenas facilitar os cálculos da empregada doméstica, o Hora do Lar traz praticidade e segurança a todos os momentos da relação trabalhista, possibilitando a melhor gestão de profissionais.

Afinal, o Hora do Lar é a solução completa, inovadora e inteligente que você precisa para fazer a melhor gestão de sua empregada. Com tecnologia de ponta, você deixa toda a sua rotina mais simples e segura, reduzindo as chances de erros em até 98%.

E tudo isso por meio de ferramentas e funcionalidades como:

aplicativo hora do lar para gestão de empregadas domesticas
  • Registro de ponto por aplicativo;
  • Integração com o eSocial Doméstico;
  • Notificação de datas e eventos importantes;
  • Cálculo automático da folha de pagamento, férias e etc;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Seja um empregador digital, torne a gestão doméstica simples e muito mais tecnológica com todas as funcionalidades do Hora do Lar.

Encontre o melhor plano para seu lar e, se ainda tiver qualquer dúvida, entre em contato com nossos especialistas, à disposição para te auxiliar no que for preciso. Cadastre-se agora e não perca mais tempo.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.