...

Descubra como Facilitar os Cálculos da Empregada Doméstica!

O Hora do Lar te ajuda a facilitar os cálculos da empregada doméstica ao longo de toda a relação trabalhista. Todos os meses, o HDL auxilia nas responsabilidades de empregador, com cálculos automáticos e emissão de recibos de pagamento e outros encargos.

Com rotinas cada vez mais agitadas, lembrar-se de responsabilidades e detalhes se torna gradualmente mais complicado. Neste cenário, os empregadores domésticos possuem um desafio a mais: a gestão de suas empregadas, para evitar erros e inconsistências que culminam em problemas judiciais.

Não apenas se lembrar, mas ter o tempo para realizar os mais diversos processos é difícil. Por isso, muitos se perguntam e buscam por soluções para facilitar os cálculos da empregada doméstica. Então, a tecnologia surge como principal alternativa e aliada, pronta para auxiliar o contratante.

Para te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo para te ajudar a facilitar os cálculos da empregada doméstica. Continue conosco até o final e descubra a melhor plataforma para gestão das profissionais. Boa leitura.

facilitar os calculos da empregada domestica
O melhor jeito de facilitar os cálculos da empregada doméstica é com o Hora do Lar, a solução completa e inteligente que garante a segurança e praticidade de toda a relação trabalhista – Foto: Freepik.

Quais são os cálculos da empregada doméstica?

No decorrer da relação trabalhista, o empregador se depara com diversos cálculos da empregada doméstica, que vão além de apenas o salário mensal da profissional. Os principais são:

Cálculo do salário

O valor do salário é pré-estabelecido em contrato, registrado tanto no eSocial Doméstico quanto na CTPS da profissional. A quantia bruta, utilizada como base de cálculo, deve seguir o mínimo nacional, estadual ou determinado por piso para a categoria profissional.

Em termos gerais, o empregador se responsabiliza pelo cálculo do salário líquido, que considera encargos e tributos trabalhistas. Ou seja, com a incidência de adicionais e descontos.

Cálculo de horas extras

Conforme determina o artigo 2º da Lei das Domésticas, a duração normal do trabalho doméstico não pode ultrapassar as 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais. A Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT), por sua vez, prevê até 2 horas extras diárias, com limite de 21 mensais.

Portanto, o cálculo varia conforme a quantidade de horas extras trabalhadas. Mas, segundo a legislação, os horários extrajornada recebem acréscimo de 50% sobre o valor da hora normal, ou 100% nos dias de DSR e feriados.

Portanto, é fundamental que o empregador saiba exatamente quantas horas extras foram feitas no mês para contabilizar a remuneração corretamente.

Você pode se interessar: App para Controle de Ponto de Doméstica.

Cálculo de adicional noturno

Também conforme a LCP 150, o artigo 14º do texto legal estabelece que a jornada exercida entre as 22:00 de um dia e as 05:00 da madrugada do dia seguinte, deve receber o acréscimo de adicional noturno.

Então, deve-se acrescentar 20% sobre o valor/hora normal. Esse percentual altera cálculo de FGTS, férias com adicional de 1/3, 13º salário, repouso semanal, INSS e aviso prévio.

Cálculo de férias

As férias da empregada doméstica ocorrem anualmente, com períodos de descanso que podem chegar a 30 dias corridos. Em até 2 dias anteriores ao início do período, o empregador deve pagar a empregada.

O cálculo, de forma geral, considera o salário da profissional + 1/3 de seu valor. Mas, para saber todos os detalhes, você pode conferir este conteúdo completo do Hora do Lar:

Cálculo do 13º salário

Assim como as férias, o 13º salário da empregada doméstica não é uma preocupação mensal. Mesmo que a primeira parcela possa ser paga de fevereiro a novembro, é comum que os pagamentos ocorram nos dois últimos meses do ano, sendo a primeira em novembro a segunda em dezembro.

Enquanto a primeira parcela contempla apenas metade do valor total, a segunda recebe incidência de alguns tributos — que dificultam o cálculo por parte do contratante.

Cálculo de Rescisão

O momento de encerramento contratual é delicado e requer atenção, principalmente referente ao cálculo de rescisão da doméstica.

Afinal, a depender do tipo de rescisão e da parte que deu início ao processo, os direitos trabalhistas são diferentes e, portanto, os cálculos mudam.

Cálculos dos descontos previstos em lei

Os principais descontos previstos pela legislação atual são:

  • Contribuições previdenciárias;
  • Imposto de Renda;
  • Suspensões;
  • Empréstimo consignado;
  • Vale-transporte;
  • Contrato coletivo;
  • Pensão alimentícia;
  • Descontos por dano causado pelo empregado.

Como facilitar os cálculos da empregada doméstica?

Com tantos cálculos para lembrar e detalhes para considerar, é comum que o empregador tenha dificuldades. Os desafios aumentam quando se trata da gestão da doméstica, que reúne uma série de processos e responsabilidades.

Por isso, em meio a uma rotina corrida, a tecnologia é a principal aliada dos contratantes. Aplicativos e plataformas especializadas simplificam — e muito — toda a relação trabalhista, possibilitando uma gestão de alta performance nos conformes legais.

Então, para facilitar os cálculos da empregada doméstica, conheça o Hora do Lar. Somos a solução completa, inteligente e inovadora que você precisa para tornar sua rotina de empregador doméstico muito mais segura e prática.

Com calculadoras prontas para te auxiliar, o Hora do Lar realiza os cálculos da empregada doméstica de forma automática para você, como hora extra, férias, adicionais, etc. Além disso, emitimos a folha e o comprovante de pagamento com todos os tributos e encargos considerados.

Confira algumas calculadoras gratuitas do Hora do Lar especialmente para você:

Hora do Lar para gestão completa e inteligente da doméstica

Muito mais que apenas facilitar os cálculos da empregada doméstica, o Hora do Lar traz praticidade e segurança a todos os momentos da relação trabalhista, possibilitando a melhor gestão de profissionais.

Afinal, o Hora do Lar é a solução completa, inovadora e inteligente que você precisa para fazer a melhor gestão de sua empregada. Com tecnologia de ponta, você deixa toda a sua rotina mais simples e segura, reduzindo as chances de erros em até 98%.

E tudo isso por meio de ferramentas e funcionalidades como:

aplicativo hora do lar para gestão de empregadas domesticas
  • Registro de ponto por aplicativo;
  • Integração com o eSocial Doméstico;
  • Notificação de datas e eventos importantes;
  • Cálculo automático da folha de pagamento, férias e etc;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Seja um empregador digital, torne a gestão doméstica simples e muito mais tecnológica com todas as funcionalidades do Hora do Lar.

Encontre o melhor plano para seu lar e, se ainda tiver qualquer dúvida, entre em contato com nossos especialistas, à disposição para te auxiliar no que for preciso. Cadastre-se agora e não perca mais tempo.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.